segunda-feira, 13 de maio de 2013

MORIHIRO SAITO SHIHAN SHINOBUKAI 31 MARCH 1928~13 MAY 2002

 Hoje é um dia para relembrar o grande mestre Morihiro Saito. Como já devem ter lido, Saito Sensei começou a aprender com o fundador do Aikido quando tinha apenas 17 anos. Nesta altura, a aldeia de Iwama era muito mais pequena. O dojo existia mas o Aikijinja era apenas constituído pela parte de trás, que em 2001 os Saito fecharam com uma alta grade de madeira de forma a proteger. O fundador chama este local como o ubuya - a maternidade do aikido, ou seja o local onde nasceu o aikido. O templo maior, só foi construído em 1962, à frente deste primeiro pequeno templo.

A casa do fundador também era mais atrás do Aikijinja, não ao lado do seu dojo, como está hoje.

Toda esta zona, que hoje está constituída por casas, era na altura floresta densa. Os locais tinham muito medo de passar por esta zona pois os gritos dentro do dojo e a fama do fundador, afastavam todos dali.
Foi o trabalho conjunto de Saito Sensei e de sua mulher, com o Fundador do Aikido que ajudou a limpar parte deste terreno e transforma-lo em terreno agrícola. Mais tarde, Saito Sensei iria completar a limpeza...aliás, antes de morrer ainda se procedia à limpeza dos terrenos dos Ueshiba.

Foi preciso muita coragem para o jovem Saito visitar este dojo e ainda mais para ficar. Numa altura em que o treino, além de forte era bastante vigoroso - para não dizer violento - o jovem Saito conseguiu aguentar as investidas dos seus sempai e pouco a pouco transformou-se no praticante mais forte do dojo.
O'Sensei mais tarde escolheu uma esposa para Saito Sensei, e casaram-se em casa de O'Sensei. Desta foram Morihiro Saito entra para a família de O'Sensei. Contudo, após o casamento, O'Sensei foi-se embora e disse a Saito Sensei que tomasse conta do dojo. Saito Sensei, seguiu o Fundador e por isso nunca teve uma lua de mel.
Saito Sensei praticando Tanrenuchi com o Fundador em Iwama.
Antigamente Sensei tinha de fazer estes cavaletes de madeira periodicamente
pois o fundador rapidamente destruía tudo. Mais tarde Sensei decidiu utilizar
pneus para a mesma pratica. Este novo invento é hoje utilizado por todo o
mundo para a prática do tanrenuchi.

Sensei serviu o seu mestre até este morrer. Em retribuição por todo o trabalho que ele e a sua família tiveram, O'Sensei ensinou tudo o que sabia a Morihiro Saito shihan. Também lhe doou terrenos onde ainda hoje os Saito vivem. Assim, Morihiro Sensei transformou-se no mestre que mais conhecimento teve do Aikido de Morihei Ueshiba.
O'Sensei Morihei Ueshiba e o seu aluno mais próximo, Morihiro Saito

Sensei faleceu a 13 de Maio de 2002. Faz hoje 11 anos. Ainda hoje os seu livros, vídeos e os seus ensinamentos continuam a influenciar todos os estilos de aikido em todo o mundo.
Morihiro Saito e os uchideshi a trabalhar na limpeza do dojo em 1986
Photo: Patricia Guerri

Em Portugal tivemos também a sorte de ter tido muitos praticantes que foram alunos directos de Morihiro Sensei em Iwama, por um longo período de tempo. Temos por isso uma memória viva deste grande mestre.
Bem haja, Morihiro Saito Shihan!
Morihiro Sensei convivendo com os uchideshi num almoço ao ar livre.
O convívio com os uchideshi sempre foi uma das partes mais importantes
da vida de Sensei em Iwama.

Morihiro Saito Shihan projectando o mestre Alessandro Tittarelli
que recentemente nos visitou

2001 - Morihiro Sensei continua a trabalhar, apesar do cancro.
Aikijinja