A casa do fundador também era mais atrás do Aikijinja, não ao lado do seu dojo, como está hoje.
Toda esta zona, que hoje está constituída por casas, era na altura floresta densa. Os locais tinham muito medo de passar por esta zona pois os gritos dentro do dojo e a fama do fundador, afastavam todos dali.
Foi o trabalho conjunto de Saito Sensei e de sua mulher, com o Fundador do Aikido que ajudou a limpar parte deste terreno e transforma-lo em terreno agrícola. Mais tarde, Saito Sensei iria completar a limpeza...aliás, antes de morrer ainda se procedia à limpeza dos terrenos dos Ueshiba.
Foi preciso muita coragem para o jovem Saito visitar este dojo e ainda mais para ficar. Numa altura em que o treino, além de forte era bastante vigoroso - para não dizer violento - o jovem Saito conseguiu aguentar as investidas dos seus sempai e pouco a pouco transformou-se no praticante mais forte do dojo.
O'Sensei mais tarde escolheu uma esposa para Saito Sensei, e casaram-se em casa de O'Sensei. Desta foram Morihiro Saito entra para a família de O'Sensei. Contudo, após o casamento, O'Sensei foi-se embora e disse a Saito Sensei que tomasse conta do dojo. Saito Sensei, seguiu o Fundador e por isso nunca teve uma lua de mel.
Sensei serviu o seu mestre até este morrer. Em retribuição por todo o trabalho que ele e a sua família tiveram, O'Sensei ensinou tudo o que sabia a Morihiro Saito shihan. Também lhe doou terrenos onde ainda hoje os Saito vivem. Assim, Morihiro Sensei transformou-se no mestre que mais conhecimento teve do Aikido de Morihei Ueshiba.
O'Sensei Morihei Ueshiba e o seu aluno mais próximo, Morihiro Saito |
Sensei faleceu a 13 de Maio de 2002. Faz hoje 11 anos. Ainda hoje os seu livros, vídeos e os seus ensinamentos continuam a influenciar todos os estilos de aikido em todo o mundo.
Morihiro Saito e os uchideshi a trabalhar na limpeza do dojo em 1986 Photo: Patricia Guerri |
Em Portugal tivemos também a sorte de ter tido muitos praticantes que foram alunos directos de Morihiro Sensei em Iwama, por um longo período de tempo. Temos por isso uma memória viva deste grande mestre.
Bem haja, Morihiro Saito Shihan!
Morihiro Sensei convivendo com os uchideshi num almoço ao ar livre. O convívio com os uchideshi sempre foi uma das partes mais importantes da vida de Sensei em Iwama. |
Morihiro Saito Shihan projectando o mestre Alessandro Tittarelli que recentemente nos visitou |
2001 - Morihiro Sensei continua a trabalhar, apesar do cancro. Aikijinja |