sexta-feira, 24 de maio de 2013

KUDEN DE SAITO SENSEI

O Aikido Journal publicou recentemente uma lista de ensinamentos de Saito Sensei. Estes foram tirados dos seus livros, mas também Sensei costumava ensinar oralmente durante o treino usando exactamente as mesmas palavras.
Verifiquem estes ensinamentos em:
"Citações citáveis do livro de Morihiro Saito: Takemusu Aikido: Background and Basics"


“A prática diaria começa com tai no henko. Primeiro abrir os dedos. A base to movimento ura é o trabalho dos pés.” (Ensinamento para Tai no Henko)
"Se olhares para o teu parceiro mesmo que seja um pouco, o seu corpo separar-se-á de ti e não haverá demasiado espaço entre os dois." (ensinamento para morote dori kokyu ho)

"Nas técnicas ura, receber o ataque desde a posição de gyaku hanmi. Desta forma, poderás executar uma defesa rápida e eficaz." (ensinamento para ura waza)
"Deves usara uma forma de escapar para libertar uma das tuas mãos, para que possas fazer a técnica. Uma forma de libertar a tua mão de forma natural é abrir os dedos da mão e rodar o teu corpo fortemente para dentro, para desequilibrar o parceiro."
" O'Sensei disse: Depois de desequilibrar o parceiro, dar um passo com o pé esquerdo com como se quisesses derruba-lo e depois puxa o teu pé direito logo atrás do esquerdo." (ensinamento para o ikkyo omote)
"...como está escrito no 'Budo', "Ao imobilizar o parceiro no chão, é essencial que o seu braço seja colocado e um angulo recto ao seu corpo." (ensinamento para a imobilização do ikkyo)

"Derrubar o parceiro com um sentimento girar e empurrar circularmente. O'Sensei disse: "Não é só torcer o braço do parceiro." (ensinamento para ikkyo ura)

"O método de aparar um ataque yokomenuchi é descrito na secção de treino em yokomenuchi no 'Budo'. "Convidar o ataque de yokomen do teu adversario com teu ki. Avançar com o pé esquerdo, e ao mesmo tempo bater no lado esquerdo da cabeça do adversário com o teu tegatana direito." (ensinamento sobre a forma correcta de receber um ataque lateral à cabeça)

"Em shoumenuchi ikkyo omote, a pessoa que derruba a outra é quem começa a técnica." (ensinamento para o começo do ikkyo omote)

"Muitas vezes verás que é impossível agarrar o seu pulso por cima, se bloqueares o seu ataque muito próximo da sua mão. Muitas pessoas falham ao executar esta técnica, porque não têm cuidado ao aparar o ataque." (ensinamento sobre a forma de apara o ataque lateral)

"Como em ikkyo omote, dá um grande passo para a frente, com um grande movimento, para desequilibrar o teu parceiro e assim poder controla-lo."

"Ao executar Omote, ou entrar em técnicas de ryotedori, começa a partir de ai hanmi, quando tu e o teu parceiro estão em posição identica, com o mesmo pé à frente. Ura, ou movimentos redondos, começam a partir de gyaku hanmi, com ambos numa posição com o pé oposto à frente." (ensinamento sobre omote e ura waza).