terça-feira, 11 de junho de 2013

ESTÁGIO NACIONAL EM LISBOA - JUNHO 2013

Alguns do praticantes durante o estágio, no sábado. 
No passado fim de semana, realizou-se o tradicional estágio nacional de Lisboa.
Desta vez, treinaram-se 15,5 horas ao todo, sendo o sábado o dia mais pesado com 7,5 horas de treino.
Domingo treinou-se meio dia e depois houve uma grande sardinhada em casa do Mestre Tristão que durou até às 19:00h. Segunda feira, feriado, também só se treinaram 4 horas pois a maior parte das pessoas que vieram de fora tinham de viajar de volta para as suas casas.

Neste estágio, o programa foi praticamente todo preenchido. Treinou-se irimi nage, começando com exercícios para melhor compreender a técnica e para arranjar poder para a projecção. Depois então procedeu-se a estudar vários tipos de irimi nage e várias direcções da projecção.
Além disso também se treinaram muitas variações que originam no irimi nage transformando-o em oyo waza (aplicações técnicas) sendo uma delas a temível Ganseki Otoshi.

Também treinamos jo nage desde ataques pela frente e por detrás. Além disso, depois de treinarmos os suburi do aikiken e alguns awase, procedemos a estudar, detalhadamente, os kumitachi nº 2 e nº 3, uma vez que já se tinha estudado detalhadamente o nº 1 há já alguns meses. Depois destes estudos ficou claro para a maioria das pessoas, que saber os kumitachi não nos dá absoluto controlo sobre a sua essência. Todos temos de praticar muito ainda para poder realmente compreender estes exercícios avançados.
Também estudámos com muito detalhe, koshi nage, ushiro waza - onde muitos descobriram novas técnicas que nunca tinham praticado - e kokyu nage. O último dia foi dedicado ao estudo dos kumijon do 1º ao 7º e às respectivas variações, e ainda houve um pequeno tempo para estudar os princípios de algumas técnicas de tachi dori.

Ficamos muito contentes por vermos que houve bastante gente que se deslocou a Lisboa para o estágio, em especial o grupo de Vila Nova de Santo André, do Saito Aikidojo.
Segundo prémio, a sardinha Dinner.

Primeiro prémio do
concurso nacional de
sardinhas. Pelo Nuno Cotovio
Durante o estágio houve ainda a votação para o concurso nacional de Sardinhas, o qual foi ganho pela sardinha do Nuno Cotovio, feita à mão, em cabedal. O segundo prémio foi para a sardinha do Pedro Josias da Cunha com a sua Dinner Sardinha, e o terceiro para o mestre Tristão com a sua Sardinha Daruma.
Terceiro prémio, a sardinha Daruma


Esperamos que a adesão ao estágio de Verão em Campilhas (ou na nova quinta) tenha também muita adesão.
Muitos parabéns a todos os que participaram.

Entrega do prémio ao ganhador.
O segundo lugar ganhou um abraço e o terceiro um aperto de mãos.

Treino do kumijo nº 5

A fantástica Inês, de Santo André

O nosso querido colega o Dr. Nelson Mota...ajudando com as
sardinhas....estavam divinais.

O mestre ensina os pequenos pontos do koshi nage. Uke:
António Dente.

O professor Jorge Feio a treinar com o José Valente, ushiro waza

O professor Jorge Feio a praticar aikiken

A Carolina Manuel treina com o Yannich

O mestre Tristão projecta o Micael Vaza com
Ganseki Otoshi

O Miguel Roquette treinar ushiro katadori kokyu nage
com o Daniel Ribeiro

O mestre explica detalhes do kumijo nº 2