domingo, 16 de junho de 2013

Mais de 140 pessoas, de 15 países, participaram num estágio com Saito Hitohira Kaicho em Stuttgart, na Alemanha.


Por: Tim Haffner


 - "...fiquei com os cabelos da nuca em pé."-

O Aiki-Shuren Dojo em Korntal-Munchingen, um bairro de Stuttgart, na Alemanha, teve o prazer de acolher Saito Hitohira, Kaicho do Iwama Shin Shin Aikishurenkai, de 31 de Maio a 02 de junho, de 2013. Mais de 140 Aikidokas de 15 países diferentes, incluindo Alemanha, França, Itália, Líbano, Estados Unidos e Rússia, chegaram ao centro de desporto do campus para participar num dos poucos estágios europeus que o nosso Kaicho irá realizar em 2013. O centro desportivo ofereceu hospedagem, alimentação e espaço de formação para todos os participantes, sem a necessidade de sair do campus.

Cheio de histórias e citações dos ensinamentos orais diretos (Kuden) do Fundador do Aikido, Morihei Ueshiba O'sensei, o Kaicho demonstrou uma variedade de técnicas ao longo de três dias de treino, que foram firmemente enraizadas no Kihon Waza, fundamento característico de Iwama-ryu Aikido. Começando com Aiki-Ken na sexta-feira à noite, o Kaicho enfatizou a necessidade de cada aikidoka focar a precisão do suburi básico com o sabre. Demonstrando como a coluna (sebone), o topo da cabeça (atama) e o umbigo (o-heso) são usados ​​como pontos de referência comuns para todas as práticas de corte básicas, o Kaicho demonstrou que a potência e a velocidade são gerados a partir de uma base sólida nos princípios do sabre. Esta precisão é particularmente importante quando se trabalha com uma lâmina ao vivo durante a prática de corte de teste - tameshigiri. O Kaicho mostrou como um ângulo impróprio da lâmina por apenas uma questão de poucos milímetros teria o efeito do bambu repelir o sabre. Por este motivo, o alinhamento do sabre, do agarro, dos ombros e do hanmi deve ser estritamente exacto.

Além disso, Saito Kaicho enfatizou a necessidade de mudar o ângulo dos ombros em relação a um adversário durante a realização de um corte ao avançar, como nos suburi do 4 ao 7 de, a fim de evitar ser atingido. Trata-se do estudo dos ângulos em movimento, que permitem o "awase" no Aikido. Este estudo é essencial para a compreensão não só dos princípios do Aikido, mas também das aplicações combativas da técnica do sabre.

                 -  ...necessidade de mudar o ângulo dos ombros em relação a um adversário durante a realização de um corte ao avançar, como nos suburi do 4 ao 7  -

Uma nota interessante veio de uma correcção que o Kaicho deu, ao explicar "awase". No Aikido, disse ele, o awase é mais do que apenas sincronizar-se com o adversário ou com um ataque. Não há realmente nenhuma maneira exata para traduzir a essência do awase; é um conceito que deve ser estudado, vivido e adoptado por si só. De acordo com o Kaicho, devemos ter uma sensação de vazio completo a fim de experimentar adequadamente o awase na realidade. Isso foi demonstrado quando o Kaicho desempenhou o papel de Uchi-tachi no primeiro movimento do 3º Kumi-tachi. A velocidade e a potência demonstradas só poderiam ser geradas a partir de um estado de consciência, de vazio e de prontidão para awase com o movimento de abertura do Uke-tachi. A experiência de receber o ataque de yokomen de Kaicho durante esta fase da 3 ª Kumi-tachi levou o seu parceiro a observar mais tarde, "...fiquei com os cabelos da nuca em pé."
Depois de demonstrar todos os cinco Kumi-tachi, juntamente com pelo menos uma variação -henka- e Nage waza -técnica de projecção - para cada um, a instrução do Kaicho foi focada em taijutsu ushiro waza. Demonstrando uma variedade de técnicas para ushiro eri-dori, ushiro ryokata-dori, ushiro ryote-dori e ataques ushiro  de katate kubijime, a variedade de aplicações incluíram imobilizações, controlos e projecções dinâmicos.

A tarde de sábado incluiu um teste Sandan por Björn Rosenstiel e testes yondan realizadas por Nicola Joliot e Julian Bever. Na conclusão do treino foi outorgado o menjyo de yondan a Michele Marolla de Trieste e o Volker Hochwald de Korntal recebeu o Godan.
O início dos exames

-...desenvolver uma consciência intuitiva da intenção hostil a que O'sensei chamava 
"hasshi Kizashi"-

A sessão do keiko especial na manhã de domingo enfatizou ushiro ki no nagare waza e o Kaicho mais tarde falou durante uma conversa privada sobre como o treino em ataques por detrás ajudava a desenvolver uma consciência intuitiva da intenção hostil a que O'sensei chamava "hasshi Kizashi". De fato, a evolução que o Kaicho mostrou de técnicas para ataques posteriores mostraram como este sentido intuitivo permite a aplicação hábil do poder kokyu-ryoku em ação. *

O estágio concluiu com duas sessões de Aiki-Jo, destacando práticas de Kumi-jo com parceiros. Mais uma vez, a precisão do suburi básico foi enfatizada como um pré-requisito para a prática com parceiro. Destaca-se a demonstração do Kaicho do acabamento rápido para o segundo Kumi-jo, afirmando que o movimento final de Uke-jo, levantando o pé da frente, enquanto apara um golpe ao joelho e terminando com tsuki, era "a forma de O'sensei". Além disso, o Kaicho também ensinou a segunda variação para o quarto Kumi-jo [yon no ni], que envolve Uke-tachi responder a um ataque tsuki com katate hachi-no-ji gaeshi e fugir de um segundo tsuki enquanto executa um jodan tsuki.

 - ...a precisão do suburi básico foi enfatizada como um pré-requisito para a prática com parceiro. -

As instruções detalhadas que o Kaicho ensinou foram notavelmente vigorosas à luz de cirurgias recentes ao seu pulso e joelho. Não só ele foi capaz de se mover rapidamente, mas também de realizar projecções que envolvem mover-se rapidamente de pé para posições ajoelhadas.

Enquanto a precisão técnica foi o foco do treino, o Kaicho afirmou que o ele mais gostou de ver foi um grande número de amigos, "caras velhas" e estudantes entusiasmados que se juntaram para praticar num ambiente harmonioso. Os intervalos de pois do treino, relaxar nos tempos livres e o jantar de sábado à noite ofereceu a oportunidade para conversar, relembrar e reforçar o senso de comunidade entre os companheiros de viagem no caminho Aiki.

O Kaicho relatou histórias dos sacrifícios que a sua família fez no atendimento a O'sensei e à esposa deste, Hatsu. Ele disse que servir O'sensei era muito severo pois ele esperava muito [muito exigente] de todos os que estavam ao seu redor , "porque ele era severo com ele mesmo". Isto era verdade tanto na sua vida cotidiana, como no seu estudo em Budo. É este exemplo de dedicação que inspira a prática disciplinada de Aikido encontrada no Iwama Shin Shin Aikishurenkai.

           - Ele disse que servir O'sensei era muito severo pois ele esperava muito [muito exigente] de todos os que estavam ao seu redor -

O Aiki Shuren Dojo de Korntal gostaria de agradecer aos participantes que participaram neste evento, bem como às inúmeras pessoas que trabalharam para fazer do seminário um grande sucesso, e acima de tudo, a Saito Hitohira Sensei pela sua grande instrução, amizade e liderança.

* Uma explicação mais detalhada sobre Hasshi Kizashi pode ser encontrada na página 8 do livro de Kaicho: Aikido técnica básica, Iwama Shin Shin Aikido, Volume 1, disponível em:

http://www.iwamaaikido.com/english/publication/
Fotos de: Thomas Podzelny e Alexandr Kravchuk

O original deste artigo está em inglês em: http://www.iwamaaikido.com/english/

Felicidades ao mestre Volker Hochwald, organizador do estágio, pelo seu 5º Dan e ao mestre Michele Marolla de Trieste pelo seu 4º Dan!

Volker e a sua esposa com Sensei
Michel Marolla Sensei já na Italia rodeado dos seus alunos, familiares e amigos