segunda-feira, 10 de março de 2014

COMO RECEBER UM CERTIFICADO - MENJOU - 免状

Aqui está uma explicação rápida de como receber um certificado. O aluno só é formalmente um shodan, por exemplo, quando receber em mão o seu respectivo certificado. É nesta cerimonia onde acaba, verdadeiramente, o exame.

Como receber o certificado - MENJOU

Uma das partes importantes do exame é saber como receber. Como receber os comentários do professor/examinador; como receber a ajuda dos uke (que por si também recebem); como receber a ajuda dos sempai; como receber a aprovação do exame e, claro está, como receber o certificado.


Preparação
No dia em que os alunos irão receber os certificados, prepara-se o dojo como se fosse para um treino: limpeza do tatami e do dojo e preparação do shomen. Neste dia, os certificados devem ser colocados no shoumen antes da saudação, num sitio elevado, como numa pequena mesa chamada de An. O melhor ainda seria estar, também, colocado em cima de um sanpou ou travessa shinto. O certificado deve ser colocado no shoumen ao contrário, como se o leitor estivesse dentro do kamidana.
O aluno, neste dia, deve ter um keikogi limpo e apresentar-se aprumado.

Saudação
Depois da saudação formal, que se faz como para começar qualquer keiko, o/a mestre vira-se para os alunos e coloca o An à sua frente.
De seguida, lê o nome do aluno que irá receber o certificado.
A mestre com o An, o sanpou e o certificado em frente aos alunos
Leitura do nome do aluno que irá receber o certificado; o aluno faz uma vénia.

O caminho para o professor
O aluno faz uma vénica, levanta-se e vai por detrás de toda a fila para o último lugar (na zona shimozeki), senta-se em seiza e faz uma vénia ao professor. Esta vénia tem como objectivo pedir autorização para entrar na área do professor, que é a área que vai dos alunos ao shomen.
De seguida o aluno deve andar em shikko até ao professor, colocar-se a uma distância razoável e fazer uma vénia. Deve então endireitar-se e ficar em posição formal de seiza. 
O aluno pede licença para entrar na área da mestre.

Anda em shikko e coloca-se em frente à mestre.

Cumprimenta a mestre com uma vénia

A leitura do certificado
O professor segura no certificado com ambas as mãos e exclama em voz alta: SHOU! Que significa diploma!
Quando o professor exclama shou, o aluno deve curvar-se profundamente e esperar. De seguida o professor lê o nome do aluno e o resto do certificado. Então, roda o certificado de forma a que fique a apontar para o aluno e oferece-o.
A mestre pega no certificado

Ao ouvir a palavra "Shou", o aluno curva-se profundamente.

Receber o certificado
O aluno deve andar dois pequenos passos em shikko esticar os braços e receber o certificado. Não deve tirar o certificado das mãos do professor! Deve agarra-lo, sempre com ambas as mãos, e esperar que o professor largue o mesmo. (Esta é a melhor altura para tirar uma fotografia). O aluno deve manter sempre o certificado em cima da cabeça.
O aluno aproxima-se em shikko e, com a cabeça curva e ambas as mãos, recebe o certificado.

O aluno recua para o lugar em ushiro shikko, segurando o certificado em cima da cabeça.


Agradecer
O aluno deve então recuar os dois passos com ushiro shikko, sempre com o certificado acima da cabeça, colocar o certificado no tatami à sua frente, olhar para o professor e depois fazer uma profunda vénia dizendo: “Domouarigatougozaimashita!”
O professor também faz uma ligeira vénia e pode dizer: “Omedetougozaimasu!”
O aluno coloca o certificado no tatami e faz uma profunda vénia em agradecimento.

Voltar para o lugar
De seguida, o aluno agarra no certificado com as duas mãos, recua em shikko uns passos na direção de onde veio, levanta-se corre para o final da linha, coloca-se em seiza outra vez e faz uma vénia, antes de voltar para o lugar, por detrás da linha dos colegas. Se o dojo for pequeno, o aluno pode fazer tudo isto em shikko.
Desde que o aluno recebe o certificado e agradece, os colegas podem aplaudir.
Os colegas aplaudem enquanto o aluno recua em ushiro shikko, voltando para o seu lugar.


Terminar
Quando o aluno se sentar, deve colocar o certificado no tatami, à sua frente.

No final da cerimonia, que deveria acabar tal qual uma aula normal, o aluno é felicitado pelos colegas e deve colocar o certificado num local alto de forma a que não se suje, enquanto ajuda com a limpeza do dojo.

Com o certificado à sua frente, o aluno espera pelo final da cerimonia.
Agradecemos à Mestre Mónica, ao Nuno Rufino e ao Luís Marques a disponibilidade para ajudar com este artigo da Associção Portguesa Aikishurendojo e mestre Tristão da Cunha