quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Atemi 4: Ushiro Dori Zu Ate ashi nesobery oyo waza

 Tori encontra-se em hidari hanmi.

- Uke aproxima-se por detrás e agarra tori com ushiro dori.

- Tori, mal sente o agarro, baixa as ancas e deixa-se cair um pouco para trás, fazendo peso morto contra o uke.

-Tori aplica um atemi com a parte de trás da cabeça, usando o osso parietal. Este atemi deve atingir o nariz e boca do uke.

- Ao mesmo tempo que aplica o atemi, tori enche os pulmões e movimenta os seus braços um pouco para fora formando um circulo, de forma a 'abrir' um pouco o agarro do uke.

- Tori rapidamente esgueira-se para baixo "como uma enguia foge do agarro" [kuden], rodando para a direita.

- Tori coloca a sua mão direita contra o joelho de trás do uke (joelho direito), e a mão esquerda agarra o seu tornozelo direito.

- Tori, com o seu tegatana direito, pressiona a parte interior do joelho do uke para fora e para baixo, desliza o seu pé direito profundamente por entre as pernas do uke, puxa o seu tornozelo, provocando um grande desequilíbrio e obriga-o a cair de costas.

- Tori, com o seu joelho direito, que está levantado, controla o interior do joelho esquerdo do uke pressionando-o para fora, pressiona o seu tornozelo contra o tatami controlando a sua perna direita e acaba desferindo um tetsui uchi à bexiga do uke.

- Repetir do outro lado.

Dicas:

Quando o uke agarrar tori, deve colocar a sua cabeça de lado para se proteger do atemi.

Ao esgueirar-se para baixo, é importante que tori se mantenha muito próximo do uke e até desloque o seu pé direito um pouco para dentro do hanmi do uke.

Quando se está em baixo, é importante saber como colocar as mãos na perna do uke e saber como se proteger nesta posição.



Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: Gil Vargas, 3º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires

Não praticar sem a presença de um professor.
Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.