quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Atemi waza 3: Ushiro Eri Dori Kokyu Nage Oyo Waza

 Os atemi do aikido são possíveis até por ataques por detrás. Neste caso, o atacante agarra a gola de tori, com o objetivo de o mandar para o chão ou, por exemplo, de atacá-lo por detrás com a mão livre.

- Tori está em migi hanmi e uke avança por detrás de tori e agarra o seu colarinho com a mão direita. 

- Tori olha repentinamente para trás para se aperceber como é que o uke o agarrou.

- Ao aperceber-se que o uke o agarrou com a sua mão direita, tori baixa as ancas e sai fora da linha de ataque dando um passo para trás na diagonal para a direita e com o pé direito.

- Ao deslocar-se para trás, tori protege a sua cabeça com a mão direita e ataca a cara do uke com a esquerda.

- Tori de seguida dá outro passo para trás com o pé esquerdo, baixa muito as ancas e aplica um atemi com o osso frontal da cabeça, na zona do fígado ou costelas flutuantes do uke.

- Tori desloca-se novamente para trás deslizando na diagonal (deslizar não dar passo), e envolve o braço do uke com ambos os braços, trazendo-o para o seu centro. A mão esquerda do tori deve comprimir o cotovelo do uke como se fosse 'rokyo' e a mão direita puxa o seu ombro para baixo e contra si.

- Segurando sempre no cotovelo de forma a que todo o braço direito do uke esteja controlado, tori desfere um atemi de novo ao fígado ou costelas flutuantes de uke, ao mesmo tempo que dá um passo para a frente.

- Tori mantém o zanshin e repete do outro lado.







Dica

Para que não haja acidentes de choques com os pés e para que o uke tenha um agarro mais forte, este, ao agarrar o colarinho do tori, deve copiar o seu hanmi.

Ao aplicar este atemi, tori tem de estar consciente da mão livre do uke e proteger-se de ataques desta mão agarrando-a, se conseguir, ou protegendo a sua cabeça com a mão livre.

Esta técnica tem semelhanças com a técnica kaiten nage e por isso será melhor executada com o sentimento de projectar com kaiten nage.

É muito importante manter as ancas bem baixas, para se poder aplicar correctamente os atemi.






Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: Gil Vargas, 3º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires

Não praticar sem a presença de um professor.
Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.