quinta-feira, 8 de outubro de 2020

RECORDAÇÕES DE HITOHIRA SENSEI...

Hitohira Saito Sensei compartilhou algumas memórias sobre o Kaiso [Fundador] e Shodai Morihiro Sensei (shodai: a primeira geração) no FB.

Aqui está o que ele escreveu:

…………………

O Fundador e Saito sensei, em Iwama.

Apenas divagando....

A vida do fundador, Kaiso Morihei Sensei, foi extremamente difícil. 

Por exemplo, a experiência da guerra, o cultivo da terra em Hokkaido, as austeridades religiosas ... O seu treino no Budo começou na adolescência.

No fundo da minha mente, permanecem pilhas e pilhas de memórias distantes, nas quais eu vi os meus pais dedicarem-se ao Fundador desde que eu era uma pequena criança. Ainda me lembro das suas[duas] figuras coladas e à espera do Kaiso o dia todo, ou das vozes altas quando o Fundador gritava de raiva durante os treinos severos. 


Um dia, durante um estágio de estudantes universitários, e por ter nevado a noite inteira, um galho de uma árvore de cânfora quebrou-se e caiu em frente ao santuário Aiki [Aiki Jinja]. Quando viu isto, o Fundador ficou repentinamente furioso e gritou: "Quem é que andou a brincar!?". Sua voz alta e raivosa fez com que a minha mãe e os alunos corressem para o santuário Aiki e explicassem ao Fundador: "Deve-se ter quebrado devido aos grandes flocos de neve de à noite. O sol da manhã já derreteu a neve. Como não veio aqui de manhã, é por isso que pode não se ter apercebido. " Este incidente deixou os estudantes universitários tão chocados que eles imediatamente abandonaram o estágio em Iwama e partiram para o Hombu dojo em Tóquio.





Diz-se que o Kiai ou a voz do Fundador tão altos que as pessoas do outro lado do caminho de ferro conseguiam ouvir. O Kiai e a voz do meu pai Morihiro também era muito alto. É difícil ser igual neste ponto.

O Aikido não é um jogo e não tem competição. É esta a razão pela qual as pessoas tendem a ter pouca consideração, consciência ou severidade. Não é bom ser tão severo ao ponto de magoar alguém, mas costumava ser comum fazê-lo. É muito fácil fazer com que alguém se magoe. Como as técnicas (do Aikido) são perigosas, precisamos nutrir nossa mente, o nosso espírito, sinceridade, generosidade e tolerância. Isto era o que o meu pai Morihiro costumava dizer enquanto comíamos juntos. 

O meu pai às vezes suspirava ao falar de um aluno, e dizia: "Ele não percebe, não importa quantas vezes eu demonstre". 


Quando eu era criança, muitas vezes me perguntava por que é eles [os alunos] continuavam a vir treinar no dojo e a ouvir os gritos [coléricos do Fundador e de Saito Sensei], sendo que o treino era rígido, doloroso e exaustivo.


Já escrevi demasiado. Tudo é Shugyo [treino, prática, disciplina, estudo severo]  numa palavra: um treino austero. Shugyo é uma forma indispensável para o Aikido, que não é um jogo.