quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Festival do Outono em Iwama - Matsuri

Em cima, o jovem Mitsuyoshi Saito a começar uma dança com a cabeça de Leão. O seu pai Hitohira Sensei, é um dos mais famosos escultores de Shishigashira de Iwama.

Também no mesmo fim de semana do estágio de Paris decorreu em Iwama o festival de Outono de Iwama. Estes festivais têm o nome de Matsuri (clicar para informação), e são feitos para agradecer aos deuses as colheitas de arroz. Normalmente todos os uchideshi são convidados a participar nestes eventos. São emprestadas ou dadas roupas tradicionais e depois todos participam nas canções, a tocar os tambores, a dançar com o Shishi Gashira, a empurrar os carros alegóricos machos e beber, claro. A ocasião é muito festiva. Os carros viajam de bairro em bairro, e param em frente às casas das pessoas. Então, os participantes fazem o Shishimai, ou a dança do Leão, para trazer boa sorte aos habitantes da casa. Em alguns lugares, no final da dança, o leão "morde" a cabeça dos assistentes para trazer boa sorte.
Em Iwama, no final do dia, todos os carros reúnem-se numa grande praça ou, às vezes, em frente à estação de Iwama. De quando em quando existem alguns encontros entre carros mais enérgicos, mas no geral é risota pegada.
O Ivo Ricardo, que ainda está no Japão, teve a alegria de participar neste festival de Outono, juntamente com os seus colegas e familiares Saito.
Sensei, por ter estado em Paris, desta vez não participou no festival, que ele tanto gosta.
Esperemos que um dia mais praticantes nossos possam também vir a participar nos matsuri de Iwama.