segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SUSUHARAI NO HONBU DOJO EM LISBOA

Começamos ás 6: 45h da manhã a limpeza anual do dojo, como é costume desde há anos. Esta limpeza é também um ritual de purificação do local em preparação para o ano novo que se aproxima.
Em Iwama este costume sempre foi muito seguido. No dia do susuharai, dezenas de alunos, mesmo os que não têm tempo para vir treinar muito durante o ano, aparecem e participam na limpeza do dojo, dos WCs, da cozinha, das janelas, dos frigoríficos, enfim de todas as divisões relacionadas com o dojo. Como vêm muitos, ao aproximar a hora do almoço, já acabaram a limpeza. Depois há sempre uma grande festa para celebrar o trabalho de todos.

Em Portugal, no antigo dojo ainda participavam muitas gente. Neste novo dojo, sendo o primeiro Susuharai que fizemos, houve poucos participantes.
Houve uma pequena pausa às 09:00h para o pequeno almoço e depois continuamos até ás 20:20h.
De manhã tivemos a ajuda da Mestre Mónica, do Gaspar Paulino, do Marko Tomatis (uchideshi) e do António Dente que está de ferias dos seus estudos na Italia, mas que veio mesmo assim trabalhar connosco.

Quando ás 10:30h se foram todos embora, continuaram o uchideshi Marko e o mestre Tristão na limpeza.
Retirou-se tudo do escritório, da Biblioteca e da cozinha. Lavou-se tudo e arrumou-se de novo.
Depois passamos umas 4 horas a arranjar o Kamidana.
Por volta das 17:00h apareceram o João Outeiro, depois o Francisco, o Gil Vargas e o José Nunes com a filha. Mais apareceu o Paulo Sá. Limpou-se o Kamidana, o WC, o dojo. a rampa de entrada e as portas por fora e por dentro.
Infelizmente, por não ter havido muita gente este ano, faltou continuar pelo corredor adentro. Esperemos que para o próximo ano haja mais praticantes a ajudar neste importante evento.
Bem haja a quem ajudou.
Está de parabéns o uchideshi Marko Tomatis por ter abdicado inclusive do almoço para continuar a limpar e a arranjar o dojo.


Ver mais fotos (algumas muito tremidas) aqui!


Mestre Mónica de Sousa, a praticante mais assídua e quem
falta a ajudar