quinta-feira, 5 de maio de 2011

SUCESSOR/SUCCESSOR

Morihiro Saito Soke e seu filho o presente
Soke. "Traditional Aikido", volume 4,
"Vital Techniques, pg 100

Recentemente li numa entrevista uma afirmação que muito me entristeceu. Um professor, ele próprio conhecido por ser um aluno de Saito Sensei, afirmou que Saito Sensei não deixou um sucessor.
Por que diabos ele disse uma coisa tão absurda ... Eu posso apenas imaginar. Isso é quase um insulto ao seu mestre que, literalmente, passou a vida toda tentando trabalhar tão duro quanto podia dar tudo aos seus filhos.
Talvez, se esse professor tivesse feito amizades no mundo do Aikido entre os alunos de O'Sensei e entre as pessoas de Iwama, ele teria aprendido algo sobre as dificuldades extraordinárias que Sensei e sua esposa passaram para criar os seus quatro filhos, enquanto ao mesmo tempo serviam Sensei e sua severa esposa.
Saito Sensei e sua esposa educaram três filhas e um filho e montaram um negócio para cada um. Todos eles também estudaram Aikido. O filho, Hitohira Saito, não só foi mandado estudar culinária (Saito Sensei disse que fez com que todos os seus filhos aprendessem um ofício no qual podiam depender, se por acaso a sua profissão escolhida não vingasse), mas também para estudar aikido, pois um dia ele iria suceder ao pai, tal como fizeram todos os outros mestres do Aikido no Japão, que têm filhos que estudaram aikido. Eu poderia provavelmente o nomear dezenas e, com mais pesquisa, eu poderia citar centenas, mas seria muito aborrecido colocar esta informação aqui.
O estudo de Aikido de Hitohira Saito Sensei não foi fácil. Seu pai era extremamente rigoroso com ele, sempre forçando-o a estudar aikido, e a treinar e treinar. Ele também o enviou para a treinar com alguns dos alunos mais próximos de O'Sensei fazendo Hitohira Sensei bem familiarizado com muitos dos grandes mestres do Aikido e do Kobudo no Japão.
Não se esqueçam que Hitohira Saito nasceu em Iwama e cresceu sob O'Sensei. Ele era seu aluno próximo e assim foi até morrer. Muitos dos professores internacionais de hoje eram mais graduados do que Hitohira Saito Sensei, quando foram pela primeira vez a Iwama. Além disso, eles receberam certificados que ele não recebeu – nem podia - por causa de sua idade e por causa da severidade de seu pai. No entanto, não esquecer que nenhum destes foram alguma vez estudantes de O'Sensei. Também nenhum deles estudou com Morihiro Saito Sensei por um período mais longo que o seu próprio filho. Não é isso que é um sempai? Ele é sempai, de facto, a todos os que pretendem ser mais do que ele. Sabem o que é um sempai? http://en.wikipedia.org/wiki/Senpai_and_kōhai
Não assume um sempai o controlo do dojo quando o professor está ausente? Não assume um sempai o ensino quando o professor está ausente?
Saito Sensei amava Rie Kajiwara como se fosse uma neta que praticava aikido. A relação que existia entre eles era muito próxima e familiar. Ainda hoje é assim que entre ela e a família Saito. Quando Riechan foi uchideshi - quatro anos! - todas os recibos que ela tinha das despesas do dojo dava a Saito Sensei. Ela ensinou-me a fazer isto. Eventualmente, eu sucedi á Rie como uchideshi dai sempai e apresentei a Sensei recibos dos gastos do dojo. Sensei agarrou-os para ver o que eram e devolveu-os dizendo: "Isto não é comigo. Parei de tomar conta disto há já cinco anos. Dá-os a Hitohiro! "Ele tinha o costume de aceitar os recibos da Rie por causa deste relacionamento familiar mas depois ele acabava sempre por dá-los ao seu filho. Ele também me disse que Hirohito (sensei) tinha tomado conta de todos os negócios oficiais do dojo Ibaragi, tais como reuniões com o Aikikai, cerimónias oficiais, graduações, etc.
Todos estas funções foram assumidas por Waka Sensei o jovem mestre. Surpreendido com esta palavra? Sim, é dessa foram em que os sempai chamavam Hitohira Sensei na presença de Morihiro Saito. Isso significava que eles o consideravam como o sucessor. Morihiro Sensei disse nada sobre isso ou contra este tratamento.
Um amigo meu, Nakamura san, ficou surpreendido quando eu lhe disse que Waka Sensei tinha tomado o controle de todos os assuntos oficiais há mais de cinco anos (estávamos em 2011). Um dia, na minha presença, perguntou sobre isto a Sensei e Morihiro Saito confirmou: reuniões com o Aikikai, cerimónias oficiais, graduações, etc., tudo era trabalho de Waka Sensei. O trabalho de Morihiro Sensei, disse, era jardinar, cuidar da horta e cuidar de alguns assuntos de alunos estrangeiros, especialmente os estudantes estrangeiros mais graduados. Mesmo o ensino de muitos dos estágios internacionais foi passado para Waka Sensei. Isso foi feito não só porque Sensei estava cansado, mas principalmente para empurrar seu filho como seu sucessor perante os estrangeiros também. Todos sabiam isto quer o neguem ou não agora.
No dojo de Ibaragi descobri que uma aluna tinha recebido o seu nidan já há mais de sete anos. Ela era uma aluna regular e tinha excelente técnica. Outros, com menos tempo, passavam à sua frente. Achei isso inaceitável e por isso fui ter com Sensei e falei-lhe neste problema. A resposta de Sensei foi: "Diz a Hirohito. Eu já te disse! Eu já não faço este tipo de trabalho! "Ele parecia irritado com a insistência com essas questões. A partir de então todos os assuntos como estes foram levados diretamente para Hitohira Sensei, o seu sucessor.
Sensei, desde o início, começou a mostrar seu filho como um dos seus principais alunos. Ele fez filmes e livros com ele como uke. Nos volumes III e IV do "Traditional Aikido”, por exemplo, Morihiro Sensei usou o seu filho, exclusivamente como uke para as fotografias técnicas. Posteriormente, foi seu próprio filho, que mostrou que a maioria das técnicas na sua série de livros "Takemussu Aikido". Por quê? Porque ele era o melhor e porque Sensei queria que todos soubessem que ele era seu sucessor.
Um ano antes Sensei falecer, ele estava sempre a dizer: "No próximo ano eu morro". Ele disse isto tantas vezes isso que um dia eu respondi enquanto bebíamos depois de trabalhar nas hortas: "Sensei ainda está muito saudável. Se morrer quem é que nos irá ensinar?" Sensei disse, "Portugal não tem nenhum problema, Hitohiro vai-vos ensinar." Somos gratos por isso. Estamos muito agradecidos de que nosso professor já tinha tomado a sua decisão sobre o nosso futuro, nós, os pobres da Europa.
Saito Sensei era um mestre estrategista. Ele previa coisas muito antes de acontecerem. Isto devia-se aos seus muito anos de treino e ao seu conhecimento profundo da natureza humana. Quando o Ibaraki Dojo estava à venda, ele construiu seu próprio dojo, que hoje todos conhecem como Shin Dojo. Se o Ibaragi Dojo fosse vendido ele não ficaria sem treinar. A prática no novo dojo foi, contudo, proibida por ser muito barulhenta para os vizinhos quando nós treinávamos lá. A partir de então este dojo foi utilizado para albergar um crescente número de uchideshi. Aqui dormiam e treinavam fora de horas (sem fazer tobu uke e sem fazer kiai alto). Algumas cerimônias também eram e ainda são realizadas aqui. Ainda hoje este dojo está repleto de uchideshi durante todo o ano. O Tanrenkan – o honbu dojo de Iwama Shin Shin Aikishurenkai - foi construído por Hitohira Saito Sensei, e Morihiro Sensei seu pai acompanhou todo o trabalho e lá estava presente a presidir a cerimônia de inauguração e a purificar o dojo com os cortes tradicionais da espada. Seu sucessor, tinha agora um dojo. O dinheiro para este dojo ... de onde veio? Sensei foi o principal apoiante de seu próprio filho. Ele era seu fã número um! E vice-versa! Lembro-me de, em 1986, o jovem Hitohiro Sensei estar zangado connosco, os uchideshi, porque não éramos rápidos o suficiente para responder a Sensei e também porque éramos fracos por não treinarmos o suficiente. Para ele era desrespeitoso para (Morihiro) Sensei ser fraco. Sensei ensinava-nos bem, mas como éramos preguiçosos para treinar e estudar os seus ensinamentos, tornamo-nos fracos. Ele disse que devemos treinar mais a fim de mostrar algum respeito por Sensei. Ele realmente tinha um respeito enorme pelo seu pai a quem chamava sempre de “Sensei”.
Dói-me que um professor importante não saiba estas coisas, ou que opte por ignorá-las. Tivesse o seu filho escolhido não fazer Aikido, esta teria sido uma declaração compreensível. Mas mesmo que seu filho fosse muito novo para sucedê-lo, eventualmente, ao atingire a idade adulta, ele assumiria controlo da organização como seu sucessor. Não se enganem sobre isto!
Vocês acham que Sensei treinaria o seu único filho tornando-o num especialista em Aikido para depois simplesmente ignorá-lo? Eu começo a duvidar o quão bem todas estas pessoas realmente conheciam Sensei e o quanto sabiam de Sensei e da sua vida familiar.
Quando Sensei estava de cama, nos seus últimos meses, muitas pessoas vieram visitá-lo, advertidas por mim e por outros uchideshi, da sua condição final. Nós telefonámos para dezenas de professores internacionais. Quando estes chegavam a Iwama iam de seguida ver Sensei e falar com ele. Como sempre chá era servido. Como uchideshi ajudei um pouco com isto. Para as pessoas que se opuseram abertamente à seu filho, Sensei dizia algo assim: "Moriteru san é uma pessoa muito boa. Por favor trabalhem com ele. "ou" Fique com o Aikikai e trabalhe em harmonia". Para as pessoas que ele absolutamente confiava, os alunos mais próximos, amigos de longa data, ele dizia: "Por favor, ajudem o meu filho." Ao longo dos anos Sensei foi abrindo o caminho para o seu amado filho, sabendo sempre como tudo iria terminar. Fiquei absolutamente espantado ao ver este professor, no seu leito de morte, ainda a trabalhar para o futuro do seu filho. Ele era realmente um homem fantástico, dedicado à sua família, como somente um pai pode ser. Como um mestre estrategista ele colocou os peões no local correto para um cheque mate final.
Hitohira Sensei herdou tudo: a posição de chefe do Ibaraki dojo (que mais tarde entregaria por decisão própria ao Doushu), a casa de seu pai, e a liderança de Iwama Ryu. É por isso que logo após sua morte, muitos dos principais professores (estrangeiros), tiveram reuniões com Hitohira Sensei para descobrirem o que iria acontecer o Iwama Ryu, o que aconteceria com as graduações, etc.
Mais tarde, por razões conhecidas por muitos, ignoradas por outros, Iwama Shin Shin Aikishurenkai foi criado para guardar os ensinamentos de O'Sensei e de Morihiro Sensei. Isto foi previsto pelo Grande Mestre Saito. Iwama Ryu não foi criado para se opor Aikikai, mas para preservar o que a Via do Aiki é e sempre foi em Iwama é para dar um futuro ao seu filho. Iwama Shin Shin Aikishurenkai é o resultado final do trabalho de Morihiro Saito Sensei para dar a seu filho um futuro seguro e para preservar tudo o que tinha aprendido com o Fundador.
Sim. Saito Sensei deixou um sucessor e este é o sucessor Hitohira Saito Sensei, seu único filho.
----------------------------------------------------------------------
Pai e filho sempre trabalharam juntos ao longo dos anos.
Ninguém conhecia Morihiro Sensei melhor do que o
seu próprio filho


Successor
Recently I read in an interview an affirmation that much saddened me. This teacher, himself known to be a student of Saito Sensei, affirmed that Saito Sensei did not leave a successor.
Why on earth he said such a preposterous thing…I can only guess. This is almost an insult to his master who literally spent all his life trying to work as hard as he could to give it all to his children.
Maybe if this teacher had made friends in the Aikido world amongst the students of O’Sensei and amongst the people of Iwama, he would have learned of the extraordinary difficulties that Sensei and his wife passed to raise their four children while at the same time serving O’Sensei and his severe wife.
Saito Sensei and his wife educated their three daughters and one son and set them up well in their own business. All of them also studied Aikido. The son, Hitohira Saito, was not only made to study cooking (Saito Sensei said he made sure all his children had a craft, a trade, that they could depend upon in case their chosen business did not work) but also to study aikido so that he would one day succeed his father, like all the other masters of aikido in Japan who have sons who studied aikido. I could probably name dozens and, with research, I could name hundreds, but that would be too boring to post it here.
Hitohira Saito Sensei’s Aikido studies were not easy. His father was extremely rigorous with him, always forcing him to study aikido, to train and train. He also sent him to train under some of the closest students of O’Sensei making Hitohira Sensei well acquainted with many of the grand masters of Aikido and of Kobudo in Japan.
Forget not that Hitohira Saito was born in Iwama and grew up under O’Sensei. He was his close student as well until he died. Many of today’s international teachers were older than Hitohira Saito Sensei when they first went to Iwama. Also, they received grades, which he did not receive because of his age and because of the strictness of his father. However do not forget that none of these were O’Sensei’s students. Also none were students of Morihiro Saito for a longer period than his own son. Isn’t this what a sempai is? He is in fact sempai to all who claim to be higher than him. Do you know what a sempai is? http://en.wikipedia.org/wiki/Senpai_and_kōhai
Does not a sempai take over the dojo when the teacher is absent? Does not a sempai take over the teaching when the teacher is absent?
Saito Sensei loved Rie Kajiwara like the grand daughter who practiced aikido. The relationship that existed between them was very close and familiar. Still today it is so between her and the Saito family. When Riechan was uchideshi – four years! - all the receipts that she had of the expenses of the dojo she gave to Saito Sensei. She taught me to do this. Eventually, I took over the job of uchideshi daisempai when she left and I went to Sensei with the receipts. Sensei grabbed them to see what they were and handed them back to me saying “I do not take care of this. I stopped taking care of this five years ago. Give them to Hitohiro!” He had the custom to accept the receipts form Rie because of this close relationship. Later he would give them to his son. He also said that Hitohiro (sensei) had taken over all the official business of the Ibaragi dojo such as meetings with Aikikai, official ceremonies, gradings, etc.
All these jobs were done by Waka Sensei –the young master. Surprised about this word? Yes that is what the sempai were calling Hitohira sensei in the presence of Morihiro Saito. This meant that they looked upon him as the successor. Morihiro Sensei said nothing about this or against this treatment.
A friend of mine, Nakamura san, was surprised when I told him that Waka Sensei had taken control of all the official business five years before. In my presence he asked Sensei about this and Morihiro Sensei confirmed: meetings with aikikai, official ceremonies, gradings, etc., all were done by Waka sensei. He was doing gardening, working in the vegetable garden and taking care of foreigner students’ affairs, especially the higher graded foreigner students. Even many of the international seminars were taken over by Waka Sensei. This was done not only because Sensei was tired but mostly to push his son as his successor in the face of foreigners too. Everybody knew this, whether or not they deny it now.
In the Ibaragi dojo there was a student who I found out had been nidan for seven years. She was a regular student and had very good technique. Others, with less time, were passing ahead of her. I found this unacceptable and so I went to Sensei with this matter. Sensei’s answer was, “Tell to Hitohiro. I told you! I do not do this job anymore!” He seemed annoyed at the insistence with these matters. From then on all matters such as these were taken directly to Hitohira Sensei, his successor.
Sensei, from the beginning started to show his son as one of his main students. He made movies and books with him as uke. Volumes III and IV of “Traditional Aikido, for example, Morihiro Sensei used his son, exclusively as uke for the pictures. Later on it was his own son who showed most of the techniques in his series “Takemusu Aikido”. Why? Because he was the best and because Sensei wanted everybody to know that he was his successor.
One year before Sensei passed away he was always saying, “Next year I die”. He said so many times this that one day I said “Sensei you are still very healthy, if you die who will teach us?” Sensei said, “Portugal has no problem, Hitohiro will teach you.” We are thankful for that. We are really thankful that our teacher had already made up his mind about us, the paupers of Europe.
Saito Sensei was a master strategist. He saw things happening long before they happened. When the Ibaraki dojo was for sale, he built his own dojo, which today everyone knows as Shin Dojo. He would not be without training if the dojo was sold. Practice in the new dojo was nevertheless very noisy for the neighbors when we trained there. It was used from then on by the growing numbers of uchideshi for free training (no tobu ukemi and no loud kiai) and to sleep. Some ceremonies are also done there. Today it is still full of uchideshi all year around. The Tanrenkan – the honbu dojo of Iwama Shin Shin Aikishurenkai - was then built by Hitohira Saito Sensei, and Sensei accompanied all the work and was there for the inauguration ceremony and purified it with the traditional cuts of the sword. His successor now had a dojo. The money for this dojo…where did it come from? Sensei was the prime supporter of his own son. He was his number one fan! And the other way around too! I remember in 1986 the young Hitohiro Sensei being angry at us uchideshi because we were not quick enough to answer to Sensei and also because we were weak for we did not train enough. For him it was disrespectful towards (Morihiro) Sensei to be weak. Sensei taught us well but we were too lazy to train hard in those teachings and therefore became weak. He said we should train more in order to show some respect for Sensei. He really had an enormous respect for his father whom he always called “Sensei”.
It hurts me that a main teacher does not know these things or chooses to ignore them. Had his son chosen not to do Aikido, this would have been an understandable statement. But even if his son was too young to succeed him, eventually, upon reaching adulthood, he would take over as his successor. Make no mistake about it!
Do you think that Sensei would raise his only son as an expert in Aikido and then simply ignore him? I start to wonder how well did all these people really knew Sensei and how well they knew Sensei’s and Sensei’s family life.
When Sensei was in bed, in his last months, many people came to visit him, warned by me and other uchideshi, of his final condition. We phoned dozens of international teachers. When they got to Iwama all went to see Sensei and talk to him. Tea was served. I helped in some of this. To the people that openly opposed his son, Sensei said, “Moriteru san is a very good person. Please work with him” or “Stay with Aikikai and work in harmony” type of thing. To the people he absolutely trusted, the closest students, long time friends, he said, “Please help my son.” He was opening the last path to his beloved son, knowing all along how all would finish. I was absolutely amazed at this teacher, in his deathbed, still working for his son’s future. He was indeed a fantastic man, dedicated to his family as only a father can be. As a master strategist he placed the pawns in the correct place for a final check mate.
Hitohira Sensei inherited all: position as head of Ibaraki dojo, his father’s house, and the leadership of Iwama Ryu. That is why soon after his death many of the main (foreigner) teachers had meetings with Hitohira Sensei to find out what was going to happen to Iwama ryu, to gradings, etc.
Later on, for reasons known to many, ignored by others, Iwama Shin Shin Aikishurenkai was created to safe guard O’Sensei’s and Morihiro Sensei’s teachings. This was foreseen by the grand master Saito. Iwama Ryu was not created to oppose Aikikai but to preserve what the Way of Aiki is in Iwama and to give a future to his son. Iwama Shin Shin Aikishurenkai is the end result of Morihiro Saito Sensei’s work toward giving his son a secure future and towards preserving all that he had learned under the Founder.
Yes. Saito Sensei left a successor and this successor is Hitohira Saito Sensei, his only son.