sexta-feira, 28 de setembro de 2012

VISITA DE MOTOMI IRIE SAMA E RIE KAJIWARA SENSEI

Motomi Irie sama
Como já devem saber, a filha mais velha de Morihiro Saito Shihan irá visitar a Europa no início de Outubro. O último país onde estará será Portugal.
Motomisama foi aluna directa de O'Sensei em Iwama, de quem também recebeu o shodan. De todos os filhos de Morihiro Saito shihan e Satasama, foi a que teve mais convivência com O'Sensei. Ainda hoje vive numa casa e tem um restaurante de Sushi, o primeiro de Iwama, que ficam nos terrenos que O'Sensei deu ao seu pai.

Motomisama é uma senhora muito tradicional que, no Japão, anda sempre vestida de kimono. Também é praticante de danças tradicionais japonesas e da cerimónia do chá que, aliás, tem ensinado a muitos uchideshi ao longo dos anos.

Motomisama foi também a irmã sempre presente do nosso Soke Hitohira. Quando os pais estavam sempre a trabalhar com O'Sensei desde antes do sol nascer até depois de se por, era Motomisama que tomava conta dos irmãos. Sempre bem disposta e pronta para a festa, é, contudo, uma mulher muito trabalhadora que educou os seus filhos e agora os seus muitos netos.

Rie Kajiwara Sensei é uma mestre de Aikido tradicional de Iwama em Osaka. Juntamente com os seus pais, também professores de Aikido, dirige um grande dojo de Aikido nesta famosa cidade. Rie Sensei foi uchideshi de Morihiro Saito Shihan por um longo período de quatro anos. Nesta altura cheguei eu e substitui-a. Rie Sensei, contudo, voltou mais tarde para tomar conta de Morihiro Saito Shihan até ao dia da sua morte. A sua grande lealdade é equivalente à sua grande técnica que, infelizmente, não vamos poder presenciar devido ao horário apertado que irão ter estas duas distintas visitantes a Portugal. Para ambas, Portugal é uma estreia.
Motomi Irie Sama com Francesca Tittarelli

Motomisama ensina a cerimónia do chá a Francesca Tittarelli
na casa de Hitohira Saito Shihan, seu irmão mais novo.

A pesar da crise aguda que sofremos, vamos todos tentar dar o melhor que podemos e recebe-las como pessoas distintas e especiais que são.

Motomisama chega no dia 17 de Outubro pelas 16:15h. Seria bonito que os alunos que tivessem tempo, a fossem receber ao aeroporto e depois, no dia 21 (06:45), se fossem despedir dela.

Durante a sua estadia, as duas senhoras irão visitar Sintra, Óbidos e Lisboa.
No último dia haverá também uma festa no dojo (jantar). Todos os sócios são livres de participar, desde que tragam um prato típico Português, vinho, sumos ou sobremesas. Para saber quais os pratos que podem trazer, por favor contactem aikishurendojo@gmail.com. A festa começa às 19:30h mas convém estar tudo pronto uma hora antes, por se acaso decidirem vir antes.
Rie Kajiwara sensei no centro com o emblema de Iwama Shin
Shin aikishurenkai posando com um grupo de praticantes no
Tanrenkan

Rie Sensei demonstrando em Osaka

Rie Kajiwara Sensei trabalhando com Morihiro Saito Shihan
nas hortas de Sensei.

Vamos todos recebe Motomisama e Rie Sensei à boa maneira tradicional Portuguesa!


domingo, 16 de setembro de 2012

MORIHIRO SAITO SHIHAN ENSINA USHIRO ERI DORI EM MELBOURNE




Aqui está um excelente video onde Morihiro Saito Shihan explica técnicas de ushiro eridori, num estágio em Melbourne, Australia.
Além das técnicas podemos também ver uchideshi antigos de Sensei tais como Michael Marelli (Sydney) que serve de uke a maior parte das vezes, Barry Night Shihan (o primeiro mestre do Mestre Tristão da Cunha) e Michael Field que traduz.

Observem a forma pedagogica de Sensei ensinar que tanto impressionou milhares e milhares de praticantes pelo mundo inteiro.

No link http://www.youtube.com/playlist?list=PL8929ABCF3AB5B51F&feature=plcp, poderão ver mais videos de Morihiro Saito Shihan ensinando de forma espectacular.

Outro ponto a estudar neste filme é a utilização dos atemi por Morihiro Saito Shihan. Vejam e estudem com atenção.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CAMPEÕES DE PRESENÇAS AGOSTO 2012

Tendo sido o mês com menos assiduidade, os números das presenças desceram consideravelmente, principalmente no que respeita aos yudansha.

YUDANSHA
NOMES                       Nº DE HORAS
Monica Sousa                     10
Jorge Feio                           09
Aristides Bicho                    05
                   
Total de horas de prática de todos os yudansha: 28 (desceu)

KYU
NOMES                       Nº DE HORAS
Filipe Martins                     39
Yann Le Moan                   17
João Outeiro                      05

Total de horas de prática de todos os kyu: 62 (subiu - roam-se de invejas, yudansha...!)


JOVENS
NOMES                       Nº DE HORAS
François Le Moan              13
Gabriel Le Moan                13
Mariana Bicho                    05
Jean Le Moan                    02


Total de horas de prática dos jovens: 33 (subiu)

Muitos parabéns aos que treinaram mais. Embora em cima contem também as horas de prática dos estágios nacionais (pois sim!), quanto mais se praticar, mais se aprende.
Continuem neste caminho!
        
Prática de happo bunshin durante o gasshuku de verão

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ZATOICHI E MORIHIRO SAITO SHIHAN


Sensei teve uma vida muito difícil com O'Sensei. Todos conhecemos muitas histórias do temperamento terrível de O'Sensei e quão difícil era ser seu aluno directo. Há muitas histórias surpreendentes do próprio fundador, que poderiam arrepiar até aos ossos, os mais novos na pratica.

Os estudantes que conheceram Morihiro Saito Shihan particularmente por muitos anos, especialmente aqueles que estudaram com ele antes da década de 80 e os que usufruíram dos últimos anos da sua vida (sendo que aqueles antes da década de 80 participaram mais nas aventuras de Sensei e os dos últimos anos da sua vida ouviram todas as histórias ao beber calmamente com Sensei), certamente sabem sobre algumas das preferências privadas de Sensei, em alguns assuntos.

Sensei gostava muito de Zatoichi, por exemplo. Zatoichi é um personagem fictício de uma série de televisão japonesa filme passada durante o período Edo. Foi uma das mais longas séries que correu na altura, cujo carácter era representado por Shintaro Katsu. A versão mais recente também se tornou muito popular com o ator Takeshi Kitano, em 2003.

Por que Sensei amava tanto este personagem?
Além do trabalho fantástica como sabre, que sempre atraiu a atenção do Sensei (Sensei estudava as técnicas realizadas em diferentes filmes de artes marciais e comentava: esta é de Katori Shinto, esta é "Chambara", etc), Sensei realmente via-se na pele do ator, pois a sua vida, em muitos aspectos, lembrava a de Zatoichi.
Shintaro Katsu como Zatoichi

Zatoichi foi um anma cego (massagista), que também adorava festas, beber, etc.
Mas o aspecto que achamos atraiu Sensei mais a esse personagem, foi o fato de que este herói estar  sempre a lutar protegendo os inocentes da opressão das gangues yakuza e também a lutar contra a  injustiça onde quer que a encontrasse. Zatoichi era uma pessoa simples (como ele mesmo), com gostos simples, mas abençoado com uma percepção e astúcia daqueles que o cercavam. Ele actuava conforme a necessidade sempre corrigindo o que estava errado e colocando tudo direito.

Nós convidamos vocês a estudar os filmes de Zatoichi (existem muitos no youtube - não colocado por nós, mas para se desfrutarem na mesma) e, ao vê-los, tentem colocar a Sensei no papel de Zatoichi. É realmente muito interessante.

Nós, também, devemos ter a coragem de ser como Sensei e corrigir o que está errado. Erguer uma estátua a este mestre formidável em Iwama, um lugar que ele ajudou a desenvolver, é uma forma de corrigir as coisas. 

Apelamos não apenas os milhares de alunos diretos de Sensei, mas também os estudantes indiretos e aos admiradores. Por favor, tomem parte neste projeto e juntem-se aos centenas para fazer os milhares.

Verifique o youtube para este personagem Zatoichi interessante, com um senso de justiça: http://www.youtube.com/watch?v=hV1tOqv4wqQ

E o Zatoichi a lutar com dois sabres pode ser visto no filme: "Zatoichi and the Doomed Man"

____________________________________________________________________________




Sensei lead a very difficult life with O’Sensei.  We know lots of stories of O’Sensei’s terrible temper and how difficult it was to be his student. There are many surprising stories of the Founder himself, which would chill up the new comers to the bone.
The students who knew Morihiro Saito Shihan privately for many years. especially those before the 80’s and those in the last years of his life (being that those before the 80’s participated the most in Sensei’s adventures and those in the last years of this life heard all the stories from drinking calmly with Sensei), certainly know about some of Sensei private preferences in some matters.

Sensei loved Zatoichi, for example. Zatoichi is a fictional character of a Japanese television film series set up during the Edo period. It was one of the longest running series whose character was performed by Shintaro Katsu. A newer version became also very popular with the actor Takeshi Kitano, in 2003.

Why did Sensei loved this character so much?
Besides the fantastic sword work, which always attracted Sensei’s attention (Sensei would watch the techniques performed in different martial arts movies very closely and comment: this is Katori Shinto, this is “chambara”, etc.), Sensei actually saw himself in the skin of the actor, as his life, in many aspects, resembled that of Zatoichi.

Zatoichi was a blind anma (masseur) who also loved drinking, partying, etc.
But the aspect that we think attracted Sensei the most to this character, was the fact that this hero was always fighting, protecting the innocent from the oppression of the yakuza gangs and also he fought injustice wherever he went. Zatoichi was a simple person (like himself), with simple tastes but blessed with a cunning perception of those around him. He would act upon necessity always correcting wrong and setting up things right.

We invite you to study the movies of Zatoichi (there are many in the youtube – not placed by us, but enjoyed all the same) and when you do please try to place Sensei in Zatoichi role. It is very interesting indeed.

We, too, should have the courage to be like Sensei and set up things right. Erecting a statue to this formidable master in Iwama, a place he helped to develop, is one way of setting things right. We call upon not only the thousands of direct students of Sensei but also the indirect students and admirers. Please take part on this project and join the hundreds to make the thousands.

Check the youtube for this interesting Zatoichi character with a sense of justice: http://www.youtube.com/watch?v=hV1tOqv4wqQ


domingo, 9 de setembro de 2012

GUIA PARA DOBRAR O HAKAMA



Saber dobrar o hakama é um requisito não só para os yudansha mas também para os kyu, pois é boa educação da parte dos kohai, dobrar os hakama dos seu sempai. Também todos os alunos têm de saber dobrar o hakama para poder dobrar o hakama do seu mestre.


Temos aqui três vídeos sobre o dobrar do hakama. Estudem e comparem.





Aqui está outra forma:


e também uma forma muito simples e prática:

terça-feira, 4 de setembro de 2012

PONTOS NOUTROS BUDO QUE TAMBÉM SEGUIMOS

Kurada Tetsuzan é o 15º Soke do sistema que a sua família guarda por muitas gerações.

É interessante estudar varias artes para poder compreender melhor os ensinamentos de O'Sensei e de Morihiro Saito Sensei.

Aqui neste vídeo da BBC, podemos ver vários pontos também presentes no Aikido.
O mais óbvio é o baixar das ancas. Morihiro Saito Sensei no seu primeiro livro Takemusu Aikido, escreveu: baixar as ancas é importante para todos as técnicas do aikido. Hitohira Sensei insiste diariamente para todos baixarem as ancas em todas as técnicas. Kuroda Sensei aqui demonstra varias técnicas nas quais ele baixa bem as ancas. Isto dá estabilidade e desenvolve a rapidez, facilitando também o movimento pequeno e o movimento grande como pequeno.
Kuroda Sensei também ensina que não se deve mostrar ao adversário a nossa intenção. Pequenos movimentos com os pés podem advertir o adversário qual será o nosso próximo movimento. Por esta razão é importante eliminarmos estes movimentos desnecessários. No Aikido, os tiques, os movimentos desnecessários são sempre eliminados. Ao atacarmos com o bokken, por exemplo, nunca devemos mover o pé da frente pois o adversário irá sempre entender para onde vamos. O ataque no Aikido deve acontecer repentinamente como um relâmpago. Se não for assim, não será Aikido.
Muito regularmente, ao praticar armas nós abrimos um pouco com o bokken ou com o jo, para incitar o adversário ao ataque, provocando uma abertura. Neste vídeo, podemos ver Kuroda Sensei a fazer o mesmo.
O olhar. Kuroda Sensei não tira os olhos do seu adversário, mantendo um zanshin constante. Este ponto era também ensinado por Morihiro Saito Sensei em todas as técnicas de Aikido.
Decepção: muitos dos kumitachi, awase e kumijo, visam enganar o adversário provocando-o a atacar de uma certa forma. O mais óbvio será o 3º kumijo, embora exista este ponto em muitas outras técnicas.

O fundador retirou praticamente tudo o que era complicado no seu bujutsu ao criar o Aikido. Ainda assim, o Aikido que ficou em Iwama, contém as raízes profundas do budo verdadeiro e real. Convém que todos pesquisem o Aikido até ao coro se quiserem realmente viver esta Via.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ANIVERSARIO DE OKUSAMA 2012


Dia 4 de setembro é o 85º aniversário de Saito Sata sama.
É habitual em muitas culturas o esquecer do trabalho das mulheres e das mulheres atrás de grandes homens. Muitas vezes, o comportamento é como como se tivessem vergonha das mulheres.

Okusama – forma em como nos dirigimos a Sata Saito sama - serviu O'Sensei mais do que ninguém. Ela também serviu a sua esposa Hatsu Ueshiba, o seu marido Saito, cuidou de toda a sua família e serviu todos os milhares de uchideshi e convidados que passaram por Iwama desde o tempo de O'Sensei até ao de Morihiro Saito Sensei.

Sobre seu relacionamento com O'Sensei:
"Nos velhos tempos, o noivo chegava à casa da noiva e levava-a de volta para sua casa, onde o casamento teria lugar. O nosso casamento foi realizado diante do altar Shinto (Shinzen) da antiga casa de O-Sensei e por isso, a partir daquele dia, eu entrei diretamente para a família Ueshiba. Pessoas como Koichi Tohei, Kisshomaru Ueshiba, e outros membros proeminentes da Aikikai participaram na cerimônia. "(A casa velha de O'Sensei situava-se à direita do Aikijinja).
Fotografia do seu casamento nos jardins da casa de O'Sensei

SOBRE VIVER COM O'Sensei:
"Como nos casamos logo após a guerra, o racionamento de comida ainda estava em vigor. Como O’Sensei tinha sua própria terra, a família não recebia quaisquer rações de arroz e por isso tivemos cultivar o suficiente para nos alimentar. Se não trabalhássemos os campos não teríamos nada para comer. "

SOBRE O'Sensei A falar com OKUSAMA:
"Sata, eu disse a todos deshi para respeitarem o Saito. Eu disse-lhes que ele é tão respeitável que eles beneficiariam até de beber o chá feito a partir da sujidade sob as suas unhas. "
Com o marido Saito e filho Hitohira

Sobre como sua vida era tão difícil:
"Porque meu marido estava a aprender algo que ele realmente gostava de O’Sensei, eu senti que deveria dar-lhe todo o apoio e cooperação que podia, caso contrário, eu sentia que realmente não tinha um lugar ali. É por isso que eu me dediquei a servir o O’Sensei e sua esposa, com o melhor da minha capacidade. Por outro lado, também tinha quatro filhos meus para criar e não havia ninguém por perto para cuidar deles por mim. Às vezes, eu levava-os comigo quando estava a ajudar a O’Sensei e a sua esposa. Eu estava sempre a correr de um lado para o outro, tentando assistir a tudo e fazer todas as coisas. Eu estava tão ocupada! O’Sensei podia ser muito extravagante e assim apareciam muitas coisas para fazer sempre, surgindo inesperadamente.
....


Hoje em dia para o Taisai nós só encomendamos lancheiras de um lugar em Tóquio, mas que é uma coisa relativamente nova. Antes tínhamos de fazer tudo à mão. Tínhamos de fazer 300 lancheiras de sekihan (arroz cozido com feijão vermelho) pelas 10:00, então eu pedia aos ajudantes para chegarem por volta das  4:00 da manhã, e eu passava a noite inteira em preparativos.
....
Passei a maior parte do meu tempo de trabalho nos campos, a arrancar ervas daninhas ao redor da casa, e a servir O’Sensei e a sua esposa. Desde que casei dificilmente um dia se passou quando não havia pessoas a entrar e a sair. A única vez que eu tinha tempo era depois das 11:00 da noite. Eu não acho que me tenha sentado um único dia para as três refeições com a minha família. Eu não posso imaginar o quão difícil tudo isto foi para os meus filhos.
....

Com o Kancho Inoue Sensei e filha Motomi
na inauguração de Iwama Shin Shin Aikishurenkai

Para ajudar com  as despesas, depois do meu filho mais velho nascer, eu passei algum tempo a vender castanhas, o que fazia quando chegava a casa à noite. Às vezes eu conseguia vender até 20 quilos por mim mesma. Meu marido só chegava em casa do trabalho em dias alternados. Ao contrário dele, eu não podia relaxar com bebendo. Ocasionalmente, eu não me continha e reclamava com ele e isto deixava-o zangado. Na minha posição eu tinha muito poucas opções para relaxar ou tomar um descanso de tudo."

Costuma-se dizer que estas qualidades em abaixo são algumas das qualidades do samurai:

Gi - Retidão
Yu - Coragem
Jin - Benevolência
Rei - Respeito
Shin-Honestidade
Meiyo - Honra
Chu - Lealdade
Ko - A piedade filial
Chi - Sabedoria
Tei - Cuidados para os idosos

Bem, Okusama tem tudo isso! Com toda a segurança! Apesar de seu sofrimento e trabalho ao longo da vida, Okusama sempre manteve um coração puro. Em 2001, na despedida do uchideshi Ian Brand, da Holanda, Okusama escreveu várias caligrafias para ele e para os uchideshi. Uma destas dizia: "Profundamente grata pelo Aikido". Depois de uma vida de dificuldades, é realmente fantástico que uma pessoa possa ainda escrever isto.
Em roupa de trabalho ajudando o marido a tratar dos terrenos de O'Sensei

Está em curso o projeto de construção de uma estátua para o grande Morihiro Saito Shihan. Na realidade, deveria haver duas estátuas, uma de Morihiro Saito Shihan e uma de Sata Saito Sama. Foi seu trabalho em conjunto que preservou Aikido do Fundador! Foi seu trabalho em conjunto, que atraiu milhares de pessoas para Iwama.
Com o marido em frente ao dojo de O'Sensei (1973)

Sata Saito, esposa de Morihiro Saito Shihan, é de fato um TESOURO VIVO DO AIKIDO!  

Okusama em 2012, durante o Shinobukai de Morihiro Saito Sensei

Leia mais sobre Sata Saito sama em:


Fotografias da internet de varios locais tais como: http://takemusu.org/patsensei/ss/index.html

sábado, 1 de setembro de 2012

TANKEN DORI SHOUMENUCHI GOKYO


Gokyo, também chamado de ude nobashi (estender o braço) é uma técnica para ser aplicada contra ataques com o punhal.







Shoumenuchi gokyo começa, como todas as técnicas, com a etiqueta apropriada.
Fazer uma vénia ao parceiro antes de começar.

Tori confronta o aité agarrando o tanken com a sua mão direita (depois, treinar também com o outro lado).



Aité dá um passo para a frente com o pé direito e ataca com um golpe de cima para baixo (o professor ensinará a como agarrar o tanken correctamente).
Tori desliza repentinamente para a frente com o pé esquerdo e, baixando as ancas, neutraliza o ataque do aité agarrando o seu cotovelo por debaixo, com a mão esquerda. Ao mesmo tempo aplica um atemi com a sua mão direita à cara do aité ou ao plexo solar. 

Nota: é importante não atrasar a entrada. Se se atrasar a entrar, é melhor deixar passar o ataque e executar outra técnica


Com a mão diereita, tori agarra o pulso do aité, com "o polegar no interior do pulso" (kuden).
Nota: como gokyo é uma técnica quase sempre aplicada da forma ura, deslizar o pé esquerdo e colocá-lo em frente ao pé direito do aité (tsumasaki no mae)


Tori "corta" o braço do aité exercendo pressão igual com ambas as mãos, no cotovelo e no pulso, num movimento espiral para baixo e para fora.


Tori pressiona o ombro do aité contra o tatami e, com a parte interior do joelho, aplica uma pressão contra o braço do aité. 
Nota: ao mesmo tempo que tori imobiliza o braço do aité, também movimenta as suas ancas para a frente de forma a exercer mais pressão contra o pescoço do aité. Aqui o pé direito do tori foi colocado de lado para que se tenha uma boa visão de como agarrar o braço e de como colocar o pulso do aité cerca do joelho. (Pedir instrução detalhada ao professor sobre este ponto)


Seguidamente, tori pressiona a mão do aité de cima para baixo aplicando a técnica do nikyo, que obrigará o aité a largar o tanken por causa da dor.
Nota: aqui o joelho está com um angulo para se poder ver bem a aplicação da técnica. Contudo, a coxa e a perna devem ser colocadas verticalmente ou - conforme a elasticidade do adversário - inclinadas contra a sua cabeça.


Tori tira o tanken para baixo com um movimento rápido e decidido.
Tori continua a pressionar o cotovelo do aité, bloqueando o seu braço e impedido o aité de fazer qualquer movimento.
Nota: durante o treino é conveniente ter o cuidado de perguntar ao aité se tem problemas de cotovelos, pulsos ou ombros. Conforme o estado físico do aité, poderemos decidir aplicar mais ou menos pressão. Numa situação real, a pressão deve ser mais firme pois o adversário utilizará qualquer abertura para fugir à dor e à técnica.


Tori coloca o tanken no seu lado direito, longe do agarro do aité, e volta a controlar o pulso do aité com a mão direita. A partir deste ponto tori pode também aplicar técnicas de aprisionamento.


Tori levanta-se ainda controlando o braço de aité e coloca-se à sua frente.
Nota: neste ponto, tori pode ajudar a controlar o braço do aité exercendo pressão com o seu joelho esquerdo.



Tori afasta-se do aité pela linha da sua cabeça, mantendo com zanshin.

Os demonstradores desta técnica não são responsáveis por qualquer acidente que os leitores deste blogue possam ter ao copiar as técnicas aqui demonstradas. Nunca praticar esta técnica sem supervisão de um professor licenciado de Iwama Ryu. Pedir sempre ao seu médico se pode praticar técnicas de aikido antes de se iniciar nesta prática.