terça-feira, 2 de outubro de 2012

PRIMEIRA VIAGEM DE SAITO SHIHAN AOS ESTADOS UNIDOS - 1974

Foi hoje colocada outra mensagem no grupo "A Statue for Morihiro Saito Shihan in Iwama", visitem a página e coloquem "Gosto" ou "Like" pois quanto maior for o número de apoiantes, mais rapidamente se erguerá a estatua.

Saito Shihan demonstrando Kumitachi com Inagaki sensei,
na primeira visita aos EUA.
Tradução do artigo:


Saito Sensei tornou-se internacionalmente famoso depois de sua primeira viagem aos EUA em 1974.

É seguro dizer que foi principalmente com o apoio americano que os métodos de ensino de Morihiro Saito Shihan rapidamente se tornaram famosos em todo o mundo. Mesmo os primeiros livros de Morihiro Saito Shihan foram traduzidos com a ajuda do Estado Unidense Dennis Tatoian Shihan, hoje 7 º Dan e a ensinar ativamente nas Filipinas.

Há uma quantidade enorme de informações relacionadas com as atividades de Morihiro Saito Shihan em todos os EUA, no “Aikido Journal” e em toda a web.
Devemos verificar e estudar esta informação.

Excelentes Mestres que ensinam o Aikido hoje nos EUA estavam entre os primeiros alunos de Morihiro Saito: Bill Witt, David Alexander, Hans Goto, Stannley Pranin, Patricia Hendricks, e muitos mais.

Leia este artigo no Aikido Journal para saber mais sobre a primeira viagem de Sensei para os EUA com Inagaki san como Otomo.

"Saito Sensei visitou os EUA de novo várias vezes na década de 1970, e também expandiu sua base de alunos na Europa, especialmente na Suécia, onde ele tinha muitos seguidores. Estas viagens de instrução e a publicação de mais livros estimularam um fluxo ininterrupto de visitas a Iwama por estudantes estrangeiros que desejavam aprender diretamente de Saito Sensei. Muitos destes rijos aikidoka voltaram a seus respectivos países e começaram a ensinar o estilo Iwama de Aikido. Com o tempo, isso produziu uma rede internacional de centenas de escolas que praticam os métodos de Iwama. Hoje, muitas das escolas de Iwama seguem o talentoso filho de Saito Sensei, Hitohiro Saito, enquanto outros praticam o Aikido de Iwama, sob a égide do sistema Aikikai Hombu Dojo. "

Foi precisamente isto que internacionalizou a pequena e desconhecida vila de Iwama. Foi o trabalho de Saito Shihan e de mais ninguém que fez isto. 

Por esta razão e por todo o trabalho e as contribuições de Morihiro Saito Shihan para o Aikido, devemos fazer um esforço e erguer uma estátua a este homem extraordinário na sua cidade natal de Iwama.


Principalmente a partir de informações: