segunda-feira, 26 de maio de 2014

Exame do Daniel Ribeiro para shodan

No sábado dia 24 de Maio, o Daniel Ribeiro apresentou o seu exame para shodan. O exame decorreu com muita fluidez e muita segurança. Por causa desta mesma segurança, o exame durou apenas 35 minutos. Houve poucas correcções a fazer e tanto a técnica como o espírito e a etiqueta estavam bons e adequados ao nível prestado. O Daniel está de parabéns pelo seu exame!

No final do exame o mestre entregou ao Daniel o cinto negro, que poderá usa-lo com hakama a partir de agora.
Os parceiros do Daniel foram: o professor Marko Tomatis (para a maior parte do exame) e o Pedro Pereira (nidan), o Yann Le Moan (shodan) e o Filipe Carvalho (4º kyu).
Assistiram ao exame os pais do Daniel Ribeiro e outros aikidoka jovens e adultos.

Esperamos que todos os colegas que começaram na altura do Daniel possam continuar a estudar para também poderem alcançar brevemente o cinto negro em Aikido.

Omedetou gozaimasu!










O Daniel a receber o seu cinto negro do mestre Tristão da Cunha

O Daniel com o mestre, os parceiros e alguns dos seus colegas, no dia do
exame para shodan


terça-feira, 20 de maio de 2014

ESTÁGIO DE INTRODUÇÃO AO AIKIDO EM CASTELO BRANCO

Ni nindori foi uma das muitas técnicas praticadas durante este estágio de um
dia inteiro.
No dia 18 de Maio houve um estágio de introdução ao Aikido na lindíssima cidade de Castelo Branco. O estágio decorreu no Centro Artístico Albicastrense. Este antigo centro muito amavelmente acolheu os diferentes grupos de praticantes de Aikido que participaram neste estágio, além dos próprios residentes de Castelo Branco.
O programa do estágio foi seguido à risca e assim todos os participantes que nunca tinham experimentado aikido, puderam ficar com uma ideia clara do que é o Aikido e, neste caso, o Aikido Tradicional de Iwama.

Agradecemos ao Jorge Folgado por ter organizado o que se chamaria hoje em dia de "workshop" de Aikido.

Agradecemos também a todos os professores que se dispuseram a participar neste estágio para poder compartir os seus conhecimentos com aqueles que ainda nada sabem. Bem hajam aos professores dos 5 dojos participantes: honbu dojo, Kami Aikidojo, Covilhã Aikishurendojo shibu dojo, Torres Vedras Takemusu Aiki-dojo e Castelo Branco Shugyu Aikidojo.

Depois do treino da manhã o grupo almoçou no próprio centro e depois foi passear - guiado pelo Jorge Folgado - pela cidade até ao fabuloso Jardim do Paço Episcopal. Este jardim, além de belíssimos canteiros floridos tem várias piscinas, lagos e fontes, estatuetas com múltiplos temas religiosos e também dos nossos reis Portugueses. Vale bem a pena visitar.
No seguimento desta visita o grupo foi ainda visitar o Museu Francisco Tavares Proença, situado no antigo Paço Episcopal, um interessante museu de arqueologia e que tem também uma oficina de bordados tradicionais. Infelizmente não chegamos a fazer a visita guiada pois o tempo do ultimo treino aproximava-se. Iremos voltar.

O Centro Artístico Albicastrense fica situado na cidade velha, cheia de lindas ruas com portados quinhentistas, geralmente muito bem conservados; uma parte de Castelo Branco muito interessante de visitar e estudar.




Ushiro waza foi também praticado com muito interesse.


Praticantes a treinarem aikiken.








Tachi dori







O Luis Martins, o praticante mais antigo de Castelo Branco,
depois do Jorge Folgado.




Alguns do participantes no estágio de introdução ao Aikido






Portados quinhentistas


segunda-feira, 19 de maio de 2014

DEMONSTRAÇÃO DE AIKIDO EM TOMOBE

O Sr. Lee Attey publicou um vídeo de uma demonstração filmada em Tomobe, uma pequena cidade cerca de Iwama. Desfrutem do vídeo.


terça-feira, 13 de maio de 2014

13 de Maio, lembrando Morihiro Saito Shihan

Sensei e Sata sama no dia do casamento.
"Um dia Ueshiba Sensei disse, "Saito, arranja uma mulher."Felizmente, acabei casando com a Sata. Digo felizmente porque eu não era exatamente um bom partido como marido, e também eu não posso pensar por que alguém iria querer casar-se com ela. Depois de nos termos aceite um outro, Sensei disse: "O casamento será em minha casa", e foi o que nós fizemos. Logo depois, no entanto, ele disse, "Ficas encarregado do lugar", e prontamente saiu em viagem para a região de Kansai. Bom, eu não sabia o que fazer, então no dia seguinte eu perseguiu-o, seguindo-o por todo Kansai pedindo-lhe para voltar. Por causa disto nós nunca conseguimos ir em lua de mel. "Morihiro Saito, 04 de Maio de 1996

De:Aikido Journal, "An intimate glimpse of the Ueshiba and Saito Families inIwama when Aikido was bornhttp://blog.aikidojournal.com/2012/05/29/an-intimate-glimpse-of-the-ueshiba-and-saito-families-in-iwama-when-aikido-was-born/

O casal Saito em 1996, Aikido Journal

A primeira vez que encontrei Morihiro Saito Sensei eu estava em Melbourne, na Austrália. Eu já praticava "Iwama Style", mas naquela época não havia separação entre Iwama e Aikikai. Em vez disso, dentro do Aikikai havia algo a que chamávamos de "Iwama Style. " Na altura eu era um principiante, de cinto branco, com montes e montes de cabelo. Livre como um estudante universitário sabe ser, eu também estava totalmente empenhado em estudar esta Via maravilhosa, viajando todos os dias 1,30 h para ir para o Keiko... e voltar.

Lembro-me de um dia quando Saito Sensei começou um estágio em Caulfield, Melbourne. No comboio eu juntei-me a alguns dos praticantes que euconhecia e fiquei a ouvir a conversa. " ... o estilo dele é muito duro, muito direto ... ", " ... é um exagero fazer tanto alarido sobre Saito...", " ... o seu estilo não tem harmonia, é muito agressivo ... !"

Bem, o estágio começou e Sensei não era nenhuma dessas coisas. Ele teve o cuidado de explicar todos os detalhes da execução de cada técnica e tomou tempo para ir de grupo em grupo corrigindo a forma de cada pessoa. Nessa altura Sensei também me escolheu para demonstrar Shiho nage e eu não fui esmagado contra o tatami. Pelo que eu ouvi no comboio, eu temia o pior, mas o oposto foi a realidade.

Anos mais tarde, decidi ir para Iwama como uchideshi. Depois de todas as cartas de apresentação serem aceites por Sensei, eu finalmente cheguei ao dojo. Ao andar pelo caminho que liga a rua ao dojo, eu vi um homem à direita trabalhando no jardim, vestindo um grande chapéu de palha. Eu não conseguia ver o rosto dele por causa da sombra do chapéu lançada sobre a sua face. Ele olhou por um momento e mergulhou-se de novo na sua tarefa . Pensei que ele fosse o jardineiro.
Mais tarde, fui para cumprimentar Sensei com o “head uchideshi” e então percebi que ele era o jardineiro, o famoso Saito Sensei, o maior mestre de Aikido na terra.
Sensei trabalhando numa das hortas do dojo.

O'Sensei disse-lhe: "Ficas encarregado do lugar" e  isto que era o que Saito Sensei estava a fazer. Estava a trabalhar no “lugar” do seu mestre. Até ao último momento, Sensei esteve sempre consciente do seu dever para com o seu professor e para com os seus alunos.
Da mesma forma que ele cuidadosamente trabalhava no jardim e na horta e colhia os bens da terra produzidos como resultado de seu trabalho intenso, ele também trabalhou em quem veio para estudar com ele.

Milhares de estudantes passaram por Iwama como uchideshi e ainda mais como soto deshi. Eu fui apenas uma delas. Mas, tanto para mim como para cada pessoa que estudou com Morihiro Saito Sensei, o impacto dos seus ensinamentos nas nossas vidas foi surpreendente e deixou uma marca permanente.

Hoje, dia 13 de maio, é um dia importante, pois é o dia em que o nosso professor e mentor faleceu. Um mentor não é alguém de quem aprendemos por um determinado período de tempo. Um mentor é alguém com quem nós temos uma conexão por toda a vida. Ele se torna-se na nossa família e nós tornamo-nos na sua família. Ele cuida-nos. Ele ensina-nos, ele corrige-nos, ele ajuda-nos,e ele faz-nos andar por um caminho correto. Saito Sensei foi tudo isso para mim. E ele foi tudo isso para milhares de pessoas também. Cada pessoa foi importante para ele, porque cada pessoa foi até ele para aprender, para ser exposto ao fantástico aikido do seu mestre.

Que todos os aikidoka do mundo – pois todos de uma forma ou de outra, lucraram com o conhecimento deste fantástico habitante de Iwama – se lembrem sempre deste dia tão importante. Todos nos lembramos do dia 26 de Abril pois foi a data em que o fundador faleceu; não nos esqueçamos de que a pessoa a quem ele deixou "...encarregado do lugar " faleceu no  dia 13 de Maio de 2002. Estas são duas datas muito importantes na história do Aikido.

A nota final é para relembrar a cada um que todo o trabalho que Sensei fez e o fato de que ele se tornou no maior mestre de Aikido do mundo, foi porque tinha a sua mulher - a fantástica Sra. Sata, quem O'Sensei arranjou para casar com ele - para trabalhar com ele, para trabalhar com O'sensei, com a mulher de O'Sensei, e com os milhares de pessoas que afluíram a Iwama.
Devemos curvar-nos profundamente perante ela e lembrar-nos que esta pessoa ainda vive entre nós. Agradecemos a Okusama , pois foi porcausa de seu trabalho e sacrifício que temos este maravilhoso Aikido.
Morihiro Saito sensei e Okusama em Iwama, no dia da celebração do memorial da partida de O'Sensei.

Tristão da Cunha

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O KANAL MEO DO AIKIDO

Quem tiver o serviço MEO, pode agora, com calma em casa, ligar para o nosso canal.
Pressionar o botão verde do comando e depois escolher o nosso canal, cujo número é:
704325
Também pode aceder na net à página: http://kanal.pt/704325






O canal é fácil de ver por causa do inconfundível símbolo de Iwama Shin Shin Aikishurenkai (ao lado).

CONHEÇA OS NOSSOS MEMBROS - ENTREVISTAS PELA MARIANA: O António Dente

Mariana Couceiro Bicho
Continuamos hoje com a série de entrevistas feitas pela menina Mariana Bicho.

Apresentamos agora uma pequena entrevista feita ao António Dente. O António, relembramos, foi um dos dois voluntários que foi a Cuba ensinar Aikido por meio mês no ano passado, elevando o nível do aikido neste país fechado.







O António a treinar com a mestre Monica, no honbu dojo

O dia em que o António recebeu o seu diploma de shoudan

Antonio Maria
Como é que te chamas?
‟António Maria ”

Que idade tens?
‟24 anos ”

Como soubeste do dojo?
‟Através do jornal, quis fazer uma arte marcial e apareceu me uma oportunidade.”

Que técnicas gostas mais e que técnicas gostas menos?
‟Gosto do sankyo e do ken mas não gosto kataguruma porque acho que é muito ‟show off”.”

Aconselharias o AIKIDO a toda a gente ?
‟Sim, mas não a toda a gente aconselharia o AIKIDO.”

O que é que o AIKIDO contribui para a tua vida quotidiana ?
 ‟O valor da disciplina e o estado de alerta.”

Fala me do ambiente do dojo...
‟Sinto me bem, acho que tem bom ambiente é bonito espaço , as pessoas são muito amigas e acolhedoras.”

Obrigada António!


quinta-feira, 8 de maio de 2014

O último treino de Svetlana Dmitrieva Sensei

A professora Svetlana esteve outra vez entre nós como uchideshi no honbu dojo. Vem cá tantas vezes que já aqui tem os seus buki. Embora desta vez tenha ficado muito pouco tempo, recebeu treinos bem intensos e foram discutidos muitos detalhes técnicos.

A Svetlana ainda teve a oportunidade de ir visitar a lindíssima Sintra e passear pela nossa fabulosa Lisboa.

Volta sempre, Svetlana! E boa viagem!

Atrás: Pedro da Cunha, Vasco Loureiro, Daniel Ribeiro, João Outeiro, António Dente, Aristides Bicho, Leonel Gomes,
Bernardo Ferreira e Miguel Plantier Martins.
Em seiza, também da esquerda para a direita, Luis Gomes, Svetlana Dmitrieva, Tristão da Cunha, Jorge Feio e Carolina Manuel.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

MAIS UM SAITO!

Nasceu hoje, dia 5 de Maio, pelas 11:45 h, a pequena Ami Saito, filha de Yasuhiro Saito e de Ai Saito.
Nasceu com 49,5 cm e com 3400 gramas. Obviamente, o pai, o nosso Waka Sensei, cheio de contentamento, publicou logo no seu facebook a boa nova.

Muitas felicitações ao jovem casal e desejamos uma boa estadia neste mundo maravilhoso à menina Ami que está agora entre nós!

A mãe Ai com a filhote Ami, hoje.


Dormindo como um anjo que são todos os recém nascidos

Detalhes do nascimento.