Nos dias 19 e 20 de Julho, Tittarelli sensei dirigiu um estágio em Lisboa, na escola Josefa de Óbidos.
Titttarelli sensei chegou no dia 17 à noite sorridente e feliz por estar de novo entre nós.
|
Tittarelli Sensei com parte do grupo, na visita ao Cabo da Roca |
Durante a estadia em Lisboa, ficou hospedado no
Hotel da Estrela, edifício que antigamente fora o Palácio do Condes de Parati e depois fez parte da escola Machado de Castro. Este hotel, decorado com temas escolares, recebeu Tittarelli sensei muito bem, preparando sempre o seu pequeno almoço macrobiótico.
|
Depois da visita, Tittarelli Sensei recebeu um certificado da visita a este internacionalmente famoso local. |
No dia seguinte levamos este famoso mestre Italiano a passear até ao Cabo da Roca e depois ao romântico Palácio da Pena em Sintra. Foi com grande alegria e interesse que todos acompanhamos Tittarelli Sensei na visita a este palácio sui generis. O interior, a fachada e as vistas do palácio preencheram agradavelmente horas ao pequeno grupo que acompanhava o mestre italiano.
Acompanharam Tittarelli sensei, o mestre Tristão, grande amigo seu de longa data, o mestre Hugo, o Alberto Silveira Ramos, a Rita Razzoli e o Walter Ipoliti, dois italianos que estavam na altura como uchideshi em Portugal.
|
Dentro do fantástico palácio |
|
Apreciando a explendida vista para o Castelo do Mouros. |
Todas as refeições foram feitas no honbu dojo da APASD, na comunhão com muitos praticantes portugueses e espanhóis. Entretanto, a escola Josefa de Óbidos já estava pronta para receber o estágio, graças à amável cooperação do seu diretor, o Professor Jorge Nascimento e da Junta de Freguesia da Estrela. Como sempre houve uma grande colaboração de muitos praticantes, de notar o empenho do Daniel Ribeiro, secretário da APASD, e do nosso querido presidente o Jorge Feio, assim como dos uchideshi Marko Tomatis, Walter Ippolliti e Rita Razzoli e outros praticantes como o Luis Gomes, o Aristides Bicho, o Nuno Inácio e filhos, etc. O Chef de serviço, o Filipe Carvalho, não só trabalhou como Chef mas também ajudou muito com a organização geral do estágio. Graças ao Miguel Plantier Martins, também tivemos um lindo shoumen para o estágio.
Tittarelli sensei ensinou-nos com muita seriedade e detalhe tanto taijutsu como bukiwaza. A parte de taijutsu foi sempre praticada da parte da manhã e a parte de bukiwaza, na parte da tarde. As series de técnicas de yokomen uchideshi e os kumijo com múltiplas variações foram muito interessantes e desalmadamente explicada, e o calor não diminuiu a vontade de praticar de todos os presentes.
|
Tittarelli Sensei à saída da escola, no último dia. |
Como presentes a Tittarelli Sensei a APASD ofereceu umas excelentes luvas de guiar feitas à mão, adquiridas na famosíssima Luvaria Ulisses do Chiado, um chapéu de aba larga em cortiça, uma tshirt do Cabo da Roca, o certificado do Cabo da Roca e, no final, um leque em ferro assinado por todos os participantes no estágio.
|
Tittarelli Sensei, no momento em que recebeu um leque em ferro com agradecimentos de todos. |
Estamos todos muito agradecido a Tittarelli sensei ter feito tempo do seu muito preenchido calendário, para poder vir ensinar em Portugal. Foi realmente um estágio muito interessante e de altíssima qualidade técnica.
Agradecemos ainda a necessária e usual programação da mestre Mónica Sousa sem a qual a organização dos menus para as dezenas de pessoas e da festa não teria sido possível. O Marko Tomatis, também não parou de trabalhar não só para o estágio como também para a festa e distribuição dos tatami. Não há forma de agradecer oferta da casa da Srª Dª Maria Antonia Ruela e Silva para a realização da festa/sardinhada. A sua família e a família do mestre Tristão estive presente nesta alegre festa também.
|
Tittarelli Sensei com o Walter |
|
O grupo de alegres Galegos durante a festa, no momento da quemada. |
O Aristides e o Nelson fazem sempre um par fantástico e estiveram de plantão a assar as sardinhas, carapaus e bifadas durante horas a fio. Que pena que o Pedro Cardoso não estivesse aqui para lhes poder fazer companhia, como era hábito. Enfim todos os praticantes, nacionais e estrangeiros ajudaram como sempre durante todo o estágio e na festa. O grupo da Galiza também trouxeram os materiais e fizeram uma quedada especial, além de terem cantado com muita alegria e animação.
Também a Rita Razzoli, às vezes acompanhada pelo Walter Ippoliti cantou esplendidamente.
Temos de agradecer em especial pelo empréstimo dos tatami a: Aristides Bicho, Alberto Silveira Ramos, mestres Cotovio, Nuno Inácio, escolas Josefa de Óbidos e Bartolomeu de Gusmão.