Como é tradição, durante as festas de Lisboa celebramos as mesmas com um estágio nacional.
Desta vez, o tema do estágio foi “Do Kihon ao Ki no Nagare.” Começámos por estudar as diferenças entre o Go no geio, o Ju no Geiko e o Ki no Nagare ou Ekitai geiko.
Como sempre, o básico é que dá lugar ao avançado e por isso é que se começa por treinar o tai no henko que dá seguimento ao ki no nagare.
Muitas vezes quando o Soke Morihiro Saito ensinava ki no nagare, também ensinava uma forma depois do kihon mas antes do kin no nagare, o jutaigeiko. Então durante este estágio fizemos várias formas de Jutaigeiko, também.
Do kihon ao ki no nagare praticámos muitas técnicas, entre as quais:
- Tai no henko
- Tai no henko ki no nagare
- Morote dori kokyu ho
- Ikkyo a yonkyo
- Kaiten nage
- Kote gaeshi
- Irimi nage
- Kokyu nage
- Koshi nage
Os ataques para estudar estas várias técnicas, também foram diferentes: shomen uchi, yokomenuchi, katate dori, muna dori. As diferentes deslocações para aplicar as várias técnicas também foram estudadas: de baixo para cima, de cima para baixo, por dentro, por fora, entrando...etc.
O estudo em ki no narre é principalmente feito pelos praticantes a partir do 3º Dan. Contudo, convém já ir adquirindo algumas noções, para que seja mais fácil a sua prática quando chegarmos aos exames que exigem ki no nagare.