O Shin Dojo e, no lado direito o antigo restaurante Yamabiko e a casa de Sensei. |
Quando, nos anos 90, a organização Aikikai quis vender o dojo e o templo do aikido, Saito Sensei resolveu fazer um dojo, de forma a que pudesse continuar a ensinar o aikido do Fundador, seu mestre.
Felizmente o plano de venda dos terrenos dos Ueshiba nunca se concretizou, mas o dojo de Saito sensei ficou construído. Quando Morihiro Sensei nos deixou, ainda faltava fazer o piso do rez-do-chão do Shin Dojo e acabar as paredes, trabalhos que foram depois concluídos por Hitohira Sensei.
A cozinha dos uchideshi |
Digo o 'dojo propriamente dito', pois o resto do edifício está divido entre Chuu-nikai, um pequeno andar intermédio, onde os uchideshi normalmente dormem, e o Shin dojo no Shitá, onde os uchideshi se reúnem para comer, pois ali existe uma mesa comprida, mandada construir por Hitohira Sensei, onde também existe a salamandra para aquecer o duro inverno, os chuveiros, o Ki Musubi no heya que é pequeno espaço que Saito sensei usava para pequenas festas. Neste espaço, há uns dois anos Hitohira Sensei construiu um ofuro, para os uchideshi tomarem banhos quentes, estilo japonês.
Bom, de qualquer forma, as paredes do Shin dojo eram um pouco tristes e agora, completamente cobertas de madeira, o dojo ficou muito mais bonito e com um sentir fantástico. Morihiro Saito sensei estaria de certeza muito contente com esta renovação!
Este trabalho foi feito pelos carpinteiros que há décadas fazem trabalhos para Morihiro Saito Sensei e para Hitohira Saito sensei, ajudados pelos uchideshi, claro está.
Parabéns, Sensei, por mais este melhoramento, e muito obrigado, pois os uchideshi, também ficam melhor acomodados!
Sensei a fazer udon, no Shin Dojo no Shita (fotografia dum grupo Russo). |
Melhoria de imagem do Shin Dojo |
O Shin Dojo melhorado...fantástico! |
Shin Dojo no Shitá: festa (fotografia dum grupo Russo). |