segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Guerreiros

 

Dahteste

Dahteste era uma famosa guerreira apache, e era amplamente conhecido o facto de ela conseguir cavalgar, disparar, caçar, correr e lutar mais do que os seus pares, tanto homens como mulheres. 

Dahteste nasceu em 1865 na tribo Apache de Choconen. Como menina Apache, se Dahteste se empenhasse e fosse bem sucedida nas dificuldades de um dikohe, ou guerreiro em formação, e o Conselho a aceitasse, ela poderia tornar-se uma guerreira. Foi o que fizeram Dahteste e a sua amiga Lozen.

Lozen

Apesar de Dahteste ser casada e ter filhos, participava em grupos de ataque com o seu primeiro marido, Ahnandia. Ela e Lozen fizeram muitas incursões com os Apaches, o seu marido e grande amigo da sua família, Jerónimo.

Jerónimo 

Participou em batalhas e grupos de assalto ao lado do seu marido e melhor amigo Lozen, outra mulher guerreira apache. Ela e Lozen eram boas amigas de Jerónimo, que a escolheu para ser a sua tradutora oficial nas conversações com a cavalaria americana.

 Depois de negociar tratados com o governo dos EUA, foi presa no Alabama e na Florida e, mais tarde, em Fort Sill, sobrevivendo à tuberculose e à pneumonia. Dezanove (19) anos mais tarde, foi libertada e viveu o resto da sua vida na reserva Mescalero Apache.


Informação copiada de:

Ver

Ver

Sobre o grande guerreiro Jerónimo: