sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Estágio de Inverno 2025


Realizou-se nos dias 7, 8 e 9 de Fevereiro o estágio anual de inverno. Desta vez o estágio foi na Serra da Estrela, metade em Penhas da Saúde e metade na Torre. 

O treino rigoroso a meio do inverno é típico das artes marciais tradicionais japonesas e nós temos seguido este bom costume. 

Treinar sempre no dojo não faz parte do treino sério das artes marciais. Temos de aprender a combater em vários ambientes como no campo, na praia, na montanha e em várias condições como no pingo do verão ou no inverno profundo.

Participaram neste estágio os dojos de Lisboa, de Vila Nova de Santo André, de Torres Vedras, de Estremoz, da Serra da Estrela e, como sempre, dos nossos amigos de Santiago de Compostela.

O treino foi de armas, Aiki-Ken e Aioki-Jo e treinámos num campo de futebol próximo das acomodações e também na Torre. Tinha nevado havia uns dias, mas depois choveu e muita da neve próximo das instalações desapareceu. Contudo, estava muito frio.

Para a prática da neve fomos até à Torre onde fizemos excelentes treinos e experimentámos as dificuldades em treinar em neve dura e escorregadia. 

Bem hajam a todos os que participaram e também aos apoiantes que vieram de Torres Vedras e Estremoz.

Ficámos todos instalados na Pousada da Juventude, em camaratas com beliches, e as refeições foram confeccionadas seguindo o sistema de "toban", de faxina. Embora houvesse muitos outros grupos a cozinhar nas mesmas instalações, tudo correu muito bem e com muita camaradagem.

O próximo estágio de inverno está marcado para Castro Laboreiro.





















Kagami Biraki 2025

 Este ano o Kagami Biraki realizou-se a 25 de Janeiro, no Pavilhão Desportivo Municipal em Estremoz.

Participaram praticantes de Vila Nova de Santo André, Torres Vedras, Lisboa e de Estremoz.

O evento começou com o cerimonial usual, depois segui-se a entrega de certificados de agradecimento a várias pessoas, e também de certificados dos campeões de presenças tendo o António Nunes da Silva sido quem mais praticou em Portugal. 

Vários familiares e amigos vieram assistir e, entre os convidados estava o mais antigo praticante de Aikido em Portugal, o mestre José Araújo, que veio acompanhado do seu aluno, e já conhecido nosso, o Fernando Costa. Ao mestre Araújo foi também oferecido um certificado de agradecimento pela ajuda no desenvolvimento do Aikido em Portugal, através dos anos.

O Sr. Sargento-Chefe José António Nunes da Silva, também recebeu um certificado de agradecimento, por todo o apoio que tem dado à APASD, através dos anos.


As demonstrações começaram, como já é habitual, com os mais novos de Estremoz e de Santo André.

Depois foi a vez dos yudansha. Desta vez houve a participação de o shodan, o mais novo shodan de sempre em Portugal, de 3 yondan, 3 sandan, um rokudan e um hacidan.

Muito obrigado pela participação de todos neste evento que marca o início oficial do ano de prática.