Benkei é retratado como um homem de grande força física e de grande lealdade. Aos 17 anos Benkei já tinha mais de 2 metros de altura. Foi então que se tornou um yamabushi 山伏 (monges guerreiros da montanha). Existem inúmeras historias no folclore japonês sobre o seu nascimento, sendo uma que ele foi um filho de um sacerdote responsável por um templo que violou a sua mãe que era filha de um ferreiro.
Benkei tornou-se monge ainda muito jovem e viajou muito pelo Japão de templo em templo. Diz-nos a Wikipedia que nesta altura os templos do Japão eram também centros importantes de administração, cultura e também muitos tinham o seu próprio poder militar. Naturalmente os monges eram treinados nas artes da guerra e ganhavam mestria em varias armas. Diz-se que Benkei era perito na arte da naginata (alabarda).
Benkei a lutar contra Minamoto no Yoshitsune na ponto Gojou |
Benkei cravejado de setas, permanece de pé à entrada do castelo Koromogawa no tachienquanto o seu senhor Yoshitsune comete seppuku |
Reza a história que Benkei, cravejado de setas, morreu de pé e que os soldados inimigos tinham medo de se aproximar dele.
Benkei é hoje conhecido por personificar a lealdade e a honra.