segunda-feira, 5 de agosto de 2013

IWAMA: UMA VIAGEM ESPIRITUAL, Por Mahendi Ali



O Mendi com as paisagens verdes dos campos de arroz
Vários opções se cruzam na vida de uma pessoa, encruzilhadas que nos obrigam a escolher (mesmo a "a não escolha" é uma escolha...)o rumo que pretendemos dar à nossa vida. Porém escolher não é suficiente, é necessário determinação, disciplina, "fé" para que não nos desviemos do caminho traçado, aconteça o que acontecer, sejam quais forem os percalços, os problemas, as vicissitudes que a vida nos traz. São estas as características que permitem o atingir do sucesso de um individuo e/ ou uma Nação. Foram estas as virtudes que permitiu que o Japão se transformasse em poucas décadas numa Grande Potência Mundial, após a derrota na 2ª Grande Guerra, e que desde os meus tempos de estudante me suscitam admiração. Assim, graças ao Aikido, pude atingir dois objetivos que estavam na minha mente: "VÊR" o Japão e o seu desenvolvimento fulgurante e "SENTIR" o Aikido, o PORQUÊ de um Individuo ter tido a capacidade de influenciar milhares, no intuito de percorrermos o" caminho que harmoniza a energia". Embora a minha estadia tenha sido curta (25 dias), o que eu vivenciei enriqueceu-me profundamente, foi verdadeiramente impactante, tendo tido a capacidade de provocar em mim, a mudança que necessitava, elevando o meu nível de consciência em relação a forma como eu vejo o Mundo em geral e o Aikido em particular. Deixem-me partilhar convosco algumas observações e episódios que ocorreram durante a minha estadia no País do Sol Nascente:
Avenida de O'Sensei que liga a estação ao Aikijinja e acessos
JAPÃO: Desde a minha chegada ao Aeroporto de Narita, senti o impacto de estar num País bastante diferente do nosso, em termos de tecnologia, planeamento, organização e claro está, pessoas. A simpatia, amabilidade e a “lendária” disponibilidade dos Japoneses em ajudar facilitaram em muito a minha estadia no Japão, mesmo com o handicap da maioria do Povo japonês não falar inglês ou então falarem um inglês muito rudimentar , o que dificultava o processo de comunicação. Um episódio curioso aconteceu-me ainda em Narita. Ao cortar o bilhete de comboio para Iwama, o Senhor da bilheteira perguntou-me, o porquê  de ir até Iwama e não Tóquio, já que se tratava de uma pequena Vila. Respondi-lhe que ia lá estar 25 dias como uchideshi a praticar Aikido. Ele no seu inglês macarrónico, respondeu-me: “Aikido, O´Sensei ? OOOhhh! I respect you!” Agradeci-lhe e evidentemente, respondi-lhe que ia Praticar Aikido Tradicional com Hitohira Sensei…
Estátua de O'Sensei em Iwama, na estação
A viagem de comboio de Narita a Iwama durou sensivelmente 2h30m (trocando três vezes de comboio), e não pude deixar de reparar na paisagem verdejante, no qual os  arrozais deram-me a sensação de terem sido desenhados a régua e esquadro, e as casas de madeira, simplesmente lindíssimas. Cheguei a Iwama  sensivelmente à hora de almoço, e de imediato fiquei maravilhado com a paisagem: espaços amplos, tranquilidade da vila, ar puro, espaços verdes, montanhas ao redor, casas  muito bonitas tudo limpíssimo, enfim uma paisagem harmónica – tal como em Portugal…-. De referir que ao sair da estação pelo lado este, deparei-me com a Estátua e uma Avenida com marcos fotográficos  ,construídos em homenagem a O´Sensei.
Ao chegar ao Shin dojo, fui muito bem  recebido  pelos meus camaradas Uchideshi de diversas nacionalidades- o idioma de entendimento era o inglês- que me convidaram logo para almoçar. Após o almoço e alguma conversa, fui finalmente descansar – a viagem tinha durado mais de 25 horas!!!, pois às 19h tinha o meu primeiro keiko. E aqui começa o meu “zanshin” permanente.
 
Um dos muitos marcos fotográficos da avenida principal
Aikido: O local da prática fica a 10m a pé do Shin dojo  e denomina-se de Tanrenkan. È um dojo muito bonito, construído em madeira e com muita luminosidade -só não achei piada ao tatami!!!-. ..
Após as cerimónias iniciais, Sensei chamou-me para me apresentar. Após a apresentação: O meu primeiro keiko em Iwama! Bem, a emoção passou-me logo, pois se pensei que iriam ter “piedade” pelo facto de estar com os efeitos de “Jet Lag”, de ser um cinto branco 5º Kyu, e  já estar a caminhar para a “velhice”, fiquei logo “elucidado” após as primeiras técnicas: Levei uma grande” tareia “! De facto, o keiko aliado ao calor e humidade extrema, deixou-me  arrasado. No final, Sensei preocupado perguntou-me: “ Mendi- San, how  is your knees?” Respondi-lhe : “It´s ok Sensei, arigato gozai mass”, mas de facto os joelhos doíam-me como o carraças, depois de uma hora a bater na madeira, perdão, no tatami…
O exterior do Shindojo, shokudo [restaurante dos uchideshi ao meio]
e casa de Saito Sensei [na esquerda].
Os treinos são bi-diários. De manhã, após a meditação íamos para a floresta praticar armas e shuriken. À tarde taijutsu. Esta era a rotina diária, com excepção de, às 5ª feiras à noite, irmos para um pavilhão gimnodesportivo –“Budokan”- onde praticávamos armas. Além dos treinos e limpeza diária do Shindojo e Tanrenkan, muitas vezes éramos chamados por Sensei para trabalharmos no campo e outras tarefas afins. Vida dura, esta a de Iwama!
O exterior do Tanrenkan, o centro do Aikido de Iwama!
Deixem-me partilhar convosco a minha visão do Aikido. Como diz o povo “muitos caminhos vão dar a Roma”. De facto após esta viagem a Iwama, cheguei à conclusão que o, Aikido é muito mais que técnica, o verdadeiro objetivo do Aikido tal como a Yoga, Chi kung e outras artes afins, é o de nos religarmos com uma energia superior, que podemos chamar de Deus, Ser Supremo, Grande Espírito, Universo, etc. Os nomes advêm da cultura onde nos inserimos. Não tem importância. Aikido é o caminho que escolhemos, é um caminho austero, doloroso física e mentalmente, um caminho verdadeiramente marcial,  que nos leva para além do tempo e do espaço: Iluminação Espiritual.
Aspecto interior do Tanrenkan
Por fim, estou especialmente grato a alguém que me tem ajudado a progredir no Aikido, a alguém que se tem preocupado com o meu bem estar,  uma pessoa excecional, cujo nome gera um profundo respeito e admiração no mundo do Aikido:  O NOSSO MESTRE! Foi uma honra o tempo que Sensei e Waka Sensei  me dedicaram em Iwama, e isso deveu-me ao facto de ser aluno do Mestre Tristão da Cunha. Como disse um uchideshi  italiano” São muito afortunados por terem Tristão Sensei em Lisboa”. Concordo plenamente. Obrigado por tudo MESTRE!
As famosas cascatas de água onde se faz "misogi" purificação: Fudotaki
(cascatas do Fudomyou)