quarta-feira, 7 de agosto de 2013

RECICLAGEM NO HONBU DOJO: mensagem do mestre Tristão

Mensagem:
Todos os praticantes do honbu dojo tem de saber o que é reciclar. Quem não souber fazer a separação do lixo tem de aprender, perguntando.

REFEIÇÕES NO DOJO:
Os alunos que ficam a tomar o pequeno almoço, a almoçar ou a tomar qualquer outra refeição, devem saber como fazer a separação dos lixos.
No caixote do lixo da cozinha e do dojo só se deita fora lixo orgânico. Tudo o resto tem de ser reciclado. Existem dois recipientes para os materiais recicláveis no dojo: um ao lado do caixote do lixo azul e branco que está à direita quando se entra no tatami e o outro é um saco de compras que está por debaixo do lavatório da cozinha.

VERIFICAÇÃO DO LIXO
Hoje foram encontrados 3 caixas de iogurtes e uma embalagem vazia de leite no lixo orgânico e o mestre ficou muito zangado. Resultado: Quem não souber fazer a separação do lixo, não pode comer no dojo, nem participar nas festas. O mestre verifica sempre o lixo e por isso, e porque devemos todos ajudar com a protecção do meio ambiente, todos os praticantes, uchideshi ou não, devem aprender a fazer a separação dos lixos.
Os alunos devem sempre, todos os dias, verificar o lixo orgânico e retirar o lixo que pode ser reciclado.

VIDROS PARTIDOS E ÓLEO VELHO
Os vidros partidos como copos partidos, pratos partidos etc. não devem ser colocado junto com o lixo orgânico pois os cacos furam os sacos de plástico e os sucos do lixo orgânico vertem para fora. Deve-se colocar num saco à parte para depois ser colocado no lixo comum, municipal.
O óleo utilizado, depois de arrefecido, deve ser vertido para os garrafões de óleo usado que se encontram por debaixo da bancada da cozinha. Depois de cheios os garrafões deverão ser entregues às instituições apropriadas.

LIMPEZA DO LIXO RECICLÁVEL
Quer estejam de acordo ou não, todos os alunos devem lavar as embalagens que se encontram sujas, antes de as colocarem no saco do lixo reciclável. A lavagem não tem de ser escrupulosa, mas não pode haver por exemplo: latas de atum a verterem azeite, embalagens do leite com leite dentro, copinhos de iogurte sujos, etc. Isto dará mau cheiro ao lixo reciclável. Uma rápida lavagem irá retirar o excesso de sujidade e o lixo não ficará a cheirar mal.

RETIRO DO LIXO RECICLÁVEL
Todos os alunos do dojo e não só os uchideshi, devem ajudar a deitar fora o lixo para reciclar.  
Esta acção faz parte da limpeza diária do dojo. -  
O papel deve ser colocado no contentor apropriado para receber papel para reciclar que se encontra próximo do dojo. O restante lixo como embalagens de diversos tipos, plástico, garrafas PET, latas, etc. deve ser colocado no contentor amarelo.
As garrafas no contentor VIDRO. Os vidros partidos não devem ser colocados neste contentor mas sim nos caixotes de lixo públicos. As pilhas usadas deve ser colocadas no contentor pequeno apropriado que se encontra próximo destes três contentores que ficam no outro lado da rua.


À PARTE:
Todos alunos que tomarem refeições no dojo, devem lavar os seus próprios pratos, talheres e copos. Não se deve comer no dojo se não tiverem tempo para lavar, secar - e guardar - o que se utiliza. Quem participa não só nas refeições no dojo mas também nas festas e tem de sair mais cedo, deve:
Agradecer aos colegas de lado, levantar, lavar, secar e guardar o que utilizou - sem esquecer de fazer a repartição do lixo apropriadamente - depois agradecer ao mestre e aos sempai, fazer a saudação de saída do dojo e sair verificando que não deixou nada atrás.

Sempai ou não, todos devem fazer o que está acima descrito.