quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sabem o significado?

Como praticantes de Aikido tradicional, é o nosso dever saber os nomes das técnicas em Japonês. A língua japonesa é a língua universal para se poder entender o aikido. Se soubermos os termos das técnicas em japonês, poderemos comunicar "em Aikido" com qualquer praticante do mundo.
O "Irimi nage" terá o mesmo nome em todos os países, tal com o "tai no henko", o "shihô nage", etc.
As técnicas poderão ser executadas diferentemente conforme o estilo de Aikido, mas o nome será o mesmo. Sem saber Japonês um praticante que saiba alguns termos básicos poderá desfrutar de um bom treino e comunicar-se com um amigo no Japão.

Estudando com interesse o aluno pode estar sempre a aprender mais termos o que aumentará o seu conhecimento deste Budo Japonês.

Com forma de ajudar o aluno a aprender mais rapidamente tanto os nomes das técnicas como a história do aikido, já há mais de 10 anos foram desenvolvidos exames escritos que devem ser apresentados juntamente com alguns dos exames de Kyu e de Dan.

Um dos exames, o do 5º kyu, exige que o aluno apresente 30 palavras associadas à prática do aikido tradicional. Estas palavras não são somente nomes das técnicas mas também de expressões e de ensinamentos do nosso aikido tradicional. Quantos termos em baixo conhece?

Dandan:
Mochikaeru
Happo bunshin
Happo giri
Happo tsuki
Joudan uke
Mamoru
Hiza o mamorimasu
Tsumasaki o mae
Kata haba
Minai
Aiki
Kenkagoshi
Sankaku
Omote sankaku
Maai
Shikaku
Kuzushi
Kuden
Douka
Yame!
Suihei
Suichoku
Naname
Sageru
Otoshi
Oshidasu
Hirakimasu
Ukeru
Shugyou
Tanren
Shizentai
Ai uchi
Shimé
Kime
Chiburi
Chiisai
Kaiso
Tsugi
Furikaburu
Suki
Gasshuku
Funakogi undo
Kanrenwaza
Mawate
Zarei