quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

40º ANIVERSARIO DE PRÁTICA DE AIKIDO DE ALESSANDRO TITTARELLI SHIHAN!!

Com o seu sorriso sincero e característico
durante a festa de sorpresa...
Tittarelli Sensei, hoje um mestre conhecido mundialmente por causa do seu incansável trabalho em prol do Aikido nacional (Italia) e internacional, fez este ano 40 anos de prática de Aikido.

Começou a prática de Aikido em 1973, na cidade de Jesi, com apenas 16 anos. Participa ao longo de vários anos em centenas de estágios internacionais - sim, centenas! (já devem ter passado há muito dos 1000)- e, em 1981 começa a ensinar Aikido.
Em 1984 começa a praticar o Aikido de Iwama e esta prática torna-se ainda mais constante e séria depois do encontro fatídico com Morihiro Saito Soke em 1985. Fatídico porque, desde então, não para de estudar com este grande mestre, tornando-se num dos seus alunos favoritos. Quando vivi em Iwama Sensei sempre me perguntava pelo Alessandro: "Como é que ele está de saúde?", "Quando o verei outra vez?"

Tittarelli Sensei é um homem honesto, muito humano, mas que transmite, através da prática e ensino do Aikido, o verdadeiro sentido da pesquisa do Budo.

Desde a criação de Iwama Shin Shin Aikishurenkai, organização à qual se dedica de corpo e alma desde o seu nascimento em 2004 até ao presente, não cessa de transmitir os ensinamentos dos seus dois grandes mestres: Morihiro Saito e o sucessor Hitohira Saito.
Com Saito Sensei em Sevilla, 2013. Foto: Eric Savalli

Onde existe conflito ele tudo faz para trazer a concordia. Onde existe confusão ele tudo faz para trazer a ordem. Com um alto sentido organizativo, adquirido por um dom natural e desenvolvido através das dezenas de anos de trabalho incansável na programação de estágios nacionais e internacionais, de abertura de dojos por toda a Italia e por todo o mundo, de ajuda a organizações de Aikido fora de Italia, ele é uma peça essencial para a nossa fundação internacional, Iwama Shin Shin Aikishurenkai.

Com uma grande memória técnica e uma grande capacidade de ensino, agarra as mentes de todos os praticantes guiando-as através de métodos precisos e eficazes de aprendizagem.

Este mestre é realmente um mestre em todo o sentido, também dotado de uma grande bondade e dedicação aos amigos.

Tittarelli Sensei actuando na demonstração internacional
de Iwama Shin Shin Aikishurenkai em Tomobe, Japão
Há muitos anos atrás fui a um estágio na Italia. Era talvez shodan ou nidan, não me lembro [ele lembrar-se-ia]. Como em todos os estágios que frequentei na Italia, andava com Tittarelli sensei de um lado para o outro enquanto ele organizava tudo, desde os tatami, a publicidade, o shomen, os hoteis, os convidados, o relogio de Morihiro Saito Sensei, tudo. Pude então ver o quanto trabalho caia em cima dele e como é que este mestre tudo fazia com a maior alegria e boa disposição. Como em todos os estágios, depois do ultimo treino, vesti-me e fui para a estação de comboio para apanhar os vários comboios que, ao longo de dois dias, iriam trazer-me de volta a Portugal. Estava já na estação, a pensar como iria comer durante os próximos dois dias, pois tinha gasto tudo no estágio, quando vejo Tittarelli Sensei chegar com um ar sério e com um envelope. Coloca o envelope na minha mão e diz: "Eu disse-te que eras meu convidado! Não tens de pagar nada!" Abraçou-me e foi-se embora.  Fiquei sem palavras, algo chocado pois os estágios eram caros e algo aliviado, pois já tinha dinheiro para comer! Depois de tantos anos de passar fome nas viagens de comboio - de volta dos estágios internacionais - nunca vou esquecer esta viagem na qual comi e dormi tão relaxado, apesar de cansado pelo treino intenso.

Com os seus alunos durante um dos seus famosos gasshuku
de verão.
Ao longo dos anos tenho descoberto sempre mais e mais atitudes que Tittarelli Sensei teve em vários países do mundo, do mesmo tipo. Como eu, todos os que foram alvos da sua bondade, ficaram sem palavras e muitas vezes pedem-me conselho de como agir em relação a este tipo de gestos nada habituais.

Tittarelli Sensei, estamos todos aqui, com muita gratidão por tudo que fizestes por todos nós e continuas a fazer!

Alessandro Tittarelli Shihan, muitos parabéns pelo 40º Aniversário de prática de Aikido e em breve estaremos todos numa grande festa para celebrar o 50º Aniversário!

A tua família e os teus alunos devem sentir-se enormemente orgulhosos de ti e de todo o esforço que fizestes e fazes em prol do Aikido e, principalmente, em prol de cada um dos teus amigos.
Nós também, os teus amigos em Portugal, estamos muito gratos por toda a ajuda e amizade que nos destes ao longo de tantos anos.

Actuando durante o honno enbukai do kagami biraki
no Tanrenkan, em Iwama.

Sempre alegre, quando celebrou o 40º Aniversário com o seu amigo de longa data
Alberto Boglio Shihan, de Mondovi.

Durante a festa em Mondovi, com o seu amigo Petar Golaboski
no lado direito e (não se vê) Alberto Boglio shihan.

SORPRESA!!!!
Pela linguagem corporal, não estava mesmo nada à espera!
Durante um recente festa de sorpresa recebe os tradicionais
nikyos duplos das suas duas filhas gêmeas e da sua mulher Gabriela
Com os amigos e familiares que lhe prepararam a festa sorpresa.




Cortando o bolo de celebração



Domo Arigatou gozaimashita.
Tristão da Cunha


Podem ver estas e outras fotografias de Tittarelli sensei em:
Alessandro Tittarelli
Alberto Boglio
Aiki Shuren Dojo Ancona
Danilo Di Teodoro