quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

KATAI KEIKO - 26 de Janeiro 2014

Katai keiko refere-se ao treino solido, duro.
Normalmente diz-se que em Iwama o treino é do tipo katai keiko. Ou que, sem a prática de katai keiko, não se consegue aprender o kihon, a base, como deve ser.

Mesmo assim, não foi este tipo de katai keiko que aprendemos antes e que foi praticado durante muitos anos em Iwama. Durante este treino, que aconteceu no dia 26 de Janeiro, no honbu dojo, tentámos praticar tal como os nossos sempai praticavam connosco quando éramos jovens e eles mais velhos e com muito mais anos de treino. Os nossos sempai tentavam impedir-nos de executar qualquer técnica neles, opondo-se a qualquer movimento, muitas vezes colocando-se em perigo. Contudo, nós não podíamos atacar esses pontos pois eram os nossos sempai. Era considerado perigoso, pois não tinham piedade, ou rude.
Havia, claro está, muitos estrangeiros que não aceitavam este tipo de subjecção aos sempai e que também eles treinavam duramente e sem escrúpulos.
O que este tipo de treino prova é que, quando existe o conhecimento da técnica da parte do uke, e quando este se recusa a participar na técnica, a aplicação da mesma, sem a aplicação de atemi forte e preciso, é praticamente impossível.

O treino com um pouco de resistência de forma a que se possa trabalhar e estudar a técnica, é um treino importante e tem de ser praticado como forma básica de aprender. O treino do atemi waza, que faz com que as técnicas se tornem eficazes, é necessário e deve ser praticado e estudado em detalhe para que a técnica pura seja lógica.

O pequeno estágio esgotante de Katai keiko, deixou claro para todos que uma forma estúpida de resistência impede a aprendizagem da técnica, mas também deixou claro que temos de estudar muito mais para poder aplicar a técnica com mais eficácia e poder. Os nosso antigos sempai, hoje velhos e com pouca força, continuam com a mesma técnica, impura e imperfeita.

Aviso colocado nos anos 80 no dojo de O'Sensei por Morihiro
Saito Sensei, dojo-chou.
"ATENÇÃO. Usar a força para impedir que o parceiro que complete
as técnicas é proibido. Dojo-chô"
Morihiro Saito Soke proibiu a utilização da força para a execução da técnica dentro do dojo de
O'Sensei, não só como forma de evitar acidentes e confrontos pessoais que resultavam deste tipo de prática, mas também como forma de melhorar e acelerar a aprendizagem das centenas e centenas de técnicas que fazem parte do currículo do Aikido de Iwama. Inclusive um aviso foi afixado no dojo num lugar bem visível sobre este assunto.

Depois do treino, todos muito cansados, procedemos à festa de despedida dos Franceses, da Gal.la e de comemoração da próxima Assembleia Geral.

Agradecemos a todos a sua participação, em especial os que vieram de longe, como o mestre Miguel Serra. Bem haja.


A Gal.la e o Bastien durante a festa.
A Gal.la levou um lindo sayonara nikyo da mestre Monica e
do Victor Detrez

Estudante ikkyo segundo a forma do katai keiko

O mestre Miguel Serra, acabando o ikkyo

Miguel Serra e Luis Gomes