terça-feira, 24 de junho de 2014

10 ANIVERSARIO DE IWAMA SHIN SHIN AIKISHURENKAI - TEMPLO MEIJI

Alguns dos participantes do 10º Aniversario de Iwama Shin Shin Aikishurenkai, no Templo Meiji, em Tóquio
Entre muita alegria, movimento, deslocações de centenas de pessoas, realizou-se no passado dia 14 de Junho o 10º Aniversario da Fundação Iwama Shin Shin Aikishurenkai.
Esta fundação foi erguida com o propósito de salvaguardar os conhecimentos técnicos, filosóficos e espirituais do Fundador do Aikido - Morihei Ueshiba - e do seu aluno, Morihiro Saito.

Passados 10 anos vemos que a organização cresceu como nunca se pensou sendo mensal o aumento do número de adesões. A qualidade técnica dos alunos melhorou muito e hoje em dia existe uma maior equiparidade técnica entre todos os dojos internacionais membros desta fundação, do que antigamente.

De praticamente todo o mundo viajaram a Iwama e a Tóquio, numerosos dojo cho e praticantes.
Poderemos nomear por exemplo: A Italia, a França, a Macedónia, a Dinamarca, a Alemanha, a Roménia, a Suíça, Portugal, a Russia, a Iugoslavia, a Turquia, e das Américas, os EU, o Panamá, o Brasil, o Chile, a Argentina, o Uruguay, e também, a Australia, as Filipinas, e a Indonesia.

Nem todos participaram na demonstração comemorativa deste importante aniversario, mas muitos foram os que ficaram como uchideshi em Iwama neste período e também os que ficaram em Tóquio e foram directamente para o local do evento que foi o famosíssimo templo Meiji.

Ao chegar ao Sanshuden, um dos edifícios do complexo do templo Meiji, os convidados e participantes eram acolhidos pelas lindas meninas de Iwama que lhes presenteavam com o programa do evento e outros pequenos presentes usuais nestes eventos.

Mais tarde, houve uma pequena cerimonia dentro do Templo Meiji, e depois houve discursos dos políticos locais de Kasama e Ibaragi, de Sensei e de outros importantes personagens.

Mas era da demonstração que todos estavam à espera. Por quase 2 horas assistimos a inúmeras demonstrações tantos nacionais como internacionais que percorreram uma grande parte do currículo técnico do Aikido.

É de notarar a infalível demonstração de Waka Sensei com o seu irmão Mitsuyoshi Saito. Com movimentos fortes, precisos e dinâmicos, Waka Sensei demonstrou inúmeras técnicas de Aikijo com variações.

A última foi a de Sensei que deu uma demonstração explicativa sobre o que é o Aikido. Sensei teve como parceiros os seus dois filhos, Yasuhiro e Mitsuyoshi e também o mestre Otaka de Tóquio. Com uma surpreendente sincroniza e suavidade de movimentos, demonstrou as técnicas de shiho nage, kotegaeshi usando o ken, contra os ataques dos seus dois filhos. Demonstrou ainda sannin dori, tachi dori e várias outras técnicas.


Sensei demonstrando tachi dori com o seu filho Yasuhiro
o presente Waka Sensei.
No final da demonstração houve a cerimonia do quebrar do barril de sake, conhecida como Kagami Biraki, que deu início à festa. Além de Sensei e esposa Hisako, participaram neste kagami biraki Murata shihan que foi homenageado com o 8 Dan, um membro da Assembleia de Ibaragi, os seus dois filhos Yasuhiro e Mitsuyoshi e Alessandro Tittarelli e Tristão da Cunha.

Ao voltar para Iwama, houve mais uma festa nos autocarros que transportaram as mais de 100 pessoas de Iwama (os outros vieram de várias partes do Japão e de Tóquio) e depois mais uma no Shin dojo, como é já da praxe.

Muitos parabéns a Sensei por este importante aniversario e muitos parabéns também a toda a sua família e apoiantes mais próximos. Não nos podemos esquecer de felicitar também todos aqueles que realmente contribuíram para que Iwama Shin Shin Aikishurenkai crescesse, pois estes foram os reais trabalhadores no campo. Aqueles que transmitiram os seus conhecimentos a todos os praticantes dos países longínquos, que os apoiaram em vários campos. Entre estes destacamos o trabalho dos mestres Tittarelli e Tristão da Cunha.

A demonstração dos participantes estrangeiros começou com Tristão da Cunha que teve como uke o professor Pedro Cardoso e acabou com Alessandro Tittarelli |(e o seu uke Wolker), precisamente os sempai de todos os outros.


Tittarelli Shihan executando um atemi ao mestre Wolker,
durante uma brilhante demonstração de irimi nage.
Kagami Biraki, fotografado por Johan Brooks


O mestre Tristão a demonstrar ichi no tacho no henka, com o professor Pedro Cardoso
residente no Japão.




Oshi, Tristão e o grande fotógrafo Johan Brooks.


Sensei discursando no inicio do evento.
Durante este evento houve ainda a entrega de certificados de altos graus. Murata sensei foi homenageado com o 8 Dan, Alberto Boglio, Otaka Makto, Mehmet Dogu, Kazuo Takayasu e Akimasa Watanabe receberam o 6 Dan.  Muitos parabéns a todos e agradecimentos pelos seus esforços.

Estamos todos agradecidos pelo trabalho não só de toda a família Saito como de todos os membros da comitiva que organizou este importante evento de Aikido e a todos os apoiantes escondidos como os alunos de vários dojos, as senhoras de Iwama e aos fotógrafos Lee Atteu, Johan Brooks, e também a Charles Durand, Kenny Sembokoya, etc.

Podem ver mais fotografias do evento no facebook: Iwamashinshin e também em The Tenth Year, de Johan Brooks.
Se partilharem ou usarem as fotografias, por favor tenham a delicadeza de nomear os autores ou a fonte.

Poderão também ver vários vídeos deste evento em iwamavids


Video by Lee Attey