quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ESTÁGIO DE RENNES 2014

Na sexta-feira 7 de novembro, Sensei deu uma palestra tremenda sobre alguns temas muito importantes para os praticantes de Aikido.
A palestra foi sobre frases de O'Sensei. Felizmente, tivemos Nicolas Joliot da Inglaterra para traduzir para nós estes conceitos difíceis.
Abaixo, publicamos o resumo da sua palestra, que nos foi gentilmente enviado por Nicolas Joliot Sensei de Londres.


Tirado de uma fotografia
de Eric Savalli
虚 内 実 気 吹: GAI KYO NAI JITSU KI BUKI


外: GAI,  fora, externo
虚: KYO, oco, vazio
内: NAI,  dentro
実: JITSU, verdade, realidade
気 吹: KIBUKI, o fluxo do KI / Kokyu

Não tepreocupes com o mundo externo, o que realmente importa é o teu mundo interior,e o fluxo de KI é focado primeiro no interior do corpo, pressurizando áreasessenciais, como o teu HARA e teu centro. Isto é o que tu efetivamente fazes noCHINKON / meditação e no San no suburi.

上 虚 下 実 螺旋: JOU KYO KA JITSU RASEN

上: JOU,  acima, para cima
虚: KYO, oco, vazio
下: KA,   abaixo, sob
実: JITSU, verdade, realidade
螺旋: RASEN, espiral

A partesuperior do corpo está relaxada; a força e o poder vêm da parte inferior docorpo, que inclui o estômago (hara),  os quadrise as pernas. A partir desse entendimento, o poder é expressado nas técnicas doAikido usando a espiral. As espirais são geradas a partir de teu centro emmúltiplas direções. Para aplicar uma força para cima como no ikkyo, precisas deafundar utilizando uma espiral descendente.

No sábado e no domingo, 8 e 9 de Novembro, o treino foi constante e muito activo. Com uma grande maioria de praticantes de Iwama Ryu Aikido, não houve treinos que não fossem katai
House dois treinos especiais para os yudansha, logo cedo pela manhã de sábado e de domingo, o que quiz dizer que não houve pequeno almoço para ninguém, somente o almoço, horas depois.
Ambos os treinos deram-nos realmente muita nova informação sobre a execução correcta de cada técnica e do ensino também. 
Os treinos especiais foram de kentaijo e futari dori e sannin dori, respectivamente. 
O treino de ken suburi foi muito bom pois foi feito com explicações detalhadas e claras, assim como o treino dos kumitachi. A aplicação da técnica de karame waza pelo uchitachi no ni no tachi ficou estabelecida o que facilita o entendimento por parte dos praticantes. 

Neste estágio podemos encontrar varios grandes nomes do Iwama ryu: Volker Holchwald Sensei, Thomas Jessen (excelente praticante e forte como um touro), Nicolas Joliot (o tradutor) e o seu grande grupo de praticantes multinacionais, grupos de vários pontos da Europa (França, Espanha, Italia, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Russia, e dos Estados Unidos). O Dr. Jordan Kramer já é um frequentador assíduo dos estágios de Hitohira Sensei desde há muitos, muitos anos e desta vez também aqui esteve. 
Claro está esteve o grupo do Tenchi Dojo de Paris, dirigido pelo mestre Julien Dubergey onde se encontrava o nosso grande amigo, o energético Victor Detrez

Podem ver mais fotografias no facebook do mestre Eric Savalli, nosso amigo de longa data, famoso praticante e mestre de Iwama Ryu e também excelente fotógrafo.

Houve outra vez um grande grupo de praticantes que foram examinados para o nível de Sandan. Alguns pela 2ª vez. De acordo com Sensei, ainda têm de estudar um pouco mais de buki waza, embora o taijutsu estivesse bastante bom. Quem passou foi o Anders Jensen, para shodan, com uma excelente técnica. No final do estágio, o mestre Tristão ofereceu-lhe o seu cinto negro, de parabéns pelo exame. Bem merecido.

Sensei foi bem recebido em casa do mestre Olivier Eberhardt, que foi quem organizou o estágio. O cozinheiro, um dos alunos do Olivier, cozinhou comida deliciosa e sempre pontual. 

Um dos grandes ensinamentos de Sensei deste estágio foi "ageru dake no kimochi" ou seja ter um sentimento puro e constante de dar, e também "kansha" ou seja um sentimento constante de estar agradecido por tudo.

Estamos todos realmente agradecidos pelos ensinamentos profundos e claros que Sensei nos deu e pela forma fabulosa em como fomos recebidos. Estamos também profundamente agradecidos a todos com quem treinamos. Foi realmente um estágio duro mas fisicamente e tecnicamente muito gratificante.
Bem haja Rennes.

O grupo Português. Fotografia de Eric Savalli