terça-feira, 7 de junho de 2016

ESTÁGIO NACIONAL DE LISBOA - 2016


ESTÁGIO NACIONAL DE LISBOA

Porque em Junho Lisboa está de festa, celebrando Santo António de Lisboa e o grande poeta Camões, todos os anos fazemos um estágio nacional neste mês. Algumas vezes acontece que, em vez de ser nacional, realiza-se um estágio internacional nesta altura. Lembram-sede grande estágio com o nosso Soke no antigo honbu dojo?

Na realidade, a presença dum grande número de estrangeiros neste estágio poderia sempre fazer dele um estágio internacional. Ficamos sempre muito contentes quando recebemos praticantes de todo o mundo. Em especial temos de agradecer ao mestre José Veiga por trazer sempre tantos alunos aos nossos estágios.

Este ano o estágio terá um só dia, pois tenho de voltar para a Aiki En no mesmo dia. Os animais e as hortas têm de ser cuidados bem cedo pela manhã.

Dia 10 de Junho, dia de Portugal, poderão relaxar durante o dia e depois, dia 11, estudaremos os ensinamentos do Fundador.

Vamos então tentar estudar o máximo possível dos ensinamento do fundador do aikido, num só dia.
Iremos utilizar o livro do Fundador Budo, para estes estudos. Este livro era constantemente utilizado pelo grande mestre Morihiro Saito Sensei para demonstrar como o nosso aikido realmente vem do aikido do Fundador...e como é diferente das variações que se fizeram em nome dele.

O horário:

09:30h ~10:30h

10:45 ~11:45h

12:00 ~ 12:30 (leitura dos ensinamentos do fundador, discussão)

16:00 ~17:00

17:10~18:00

Pode-se dormir gratuitamente no dojo de sexta para sábado (e sábado para domingo para quem viaja cedo no domingo de volta a casa).

O almoço de sábado far-se-á, como sempre, no dojo. Cada qual trás algo para comer e compartimos todos.