quarta-feira, 3 de junho de 2020

"E se...?"




"E se...?" "E se eu empurrar?" "E se eu puxar?" "E se meu parceiro agarra com muita força?" "E se ele resistir?"

"Aikido funciona sempre!" O velho mestre Saito disse que o fundador costumava dizer isto.
Ao estudar Aikido, o básico é a coisa mais importante. Com fundamentos fortes e bases sólidas, poder-se-á desenvolver facilmente técnicas mais avançadas. Isso acontecerá não porque o parceiro nos ajude ficar ‘bem visto’ quando projetamos ou controlamos alguém, mas porque se criou uma base sólida sobre a qual se pode desenvolver uma boa técnica; significa os seus ângulos, o equilíbrio e a atitude estão corretos.

No entanto, quando alguém começa a praticar, é importante que o professor ou o sempai seja paciente para ensiná-lo corretamente.

Ninguém nasce conhecendo técnicas de Aikido: todos precisamos ser ensinados.

O iniciantes devem praticar com senpai, com yudansha (cinturão negro), de preferência, se quiserem melhorar rapidamente. Se você quer que um principiante continue como principiante, então pode fazer com que essa pessoa pratique com outros principiantes, mas eles levarão anos para atingir o nível que poderiam alcançar rapidamente, se praticassem com um yudansha.

Ao praticar com um principiante, o senpai não deve restringir ou interromper a técnica do iniciante, porque ele não aprenderá dessa maneira. Mesmo que o principiante erre uma ou duas vezes, é para seu benefício se deixarmos fazer alguns erros.
Então, o senpai deve explicar: "Se continuar a fazer isto, eu posso impedi-lo facilmente aqui e aqui e aqui". Ele deve, passo a passo, apontar as aberturas aos principiantes; os lugares onde ele pode ser impedido ou onde pode ser cortado por causa de uma má técnica.

Então, o senpai deve instruir o iniciante: "Hoje vou começar a agarrá-lo com mais força e deve perseverar e tentar, mesmo assim, fazer a técnica!" Ou "Hoje vou começar a projetá-lo com mais força, por isso, tente cair apropriadamente para não se magoar!"

Obviamente, o senpai deve reservar um tempo para ensinar privadamente o principiante, antes e depois da aula: a etiqueta apropriada, como rolar, como cair e as posições básicas.

Se o senpai treinar com principiantes, o nível técnico do senpai aumentará bastante. Uma das razões para isso é que ele deve estar totalmente concentrado no ensino e execução correta da técnica, a fim de transmitir o máximo de técnica ao seu kohai e também deve-se concentrar para não magoá-lo.
Se um yudansha sempre treina com os seus companheiros yudansha, o treino provavelmente será aeróbico, mas não melhorará. Mais bem, ficará um show.
Além disso, se alguém treina com principiantes, verá que eles frequentemente respondem à técnica de uma maneira muito "estranha". Cabe ao senpai sempre usar ângulos e atitudes corretos (sim, cada técnica tem uma atitude), para que ele possa aplicar com sucesso a técnica no principiante.

É claro que de vez em quando teremos principiantes orgulhosos que querem testar seus parceiros, mesmo que não conheçam a técnica e as consequências da oposição. O senpai, ao reconhecer esse tipo de atitude orgulhosa, deve enfrentar imediatamente o iniciante dizendo, por exemplo: “Estou a tentar ensiná-lo corretamente, mas você parece querer confrontar-me. Tem certeza de que quer confrontar-me? Ou “Tem certeza de que deseja manter essa atitude? Se você quer aprender, deve ser mais humilde e aceitar os ensinamentos. ” A maioria dos principiantes irá imediatamente aprender que deve ser mais humilde, quando confrontado. Se se deixar um principiante continuar com a sua atitude orgulhosa, poderá haver muitos problemas no futuro dentro do dojo.

Com o passar dos meses, o principiante definitivamente melhorará sua técnica. Ainda assim, em todas as aulas, assim que o professor ensinar a primeira técnica, o principiante deve correr até o senpai e curvar-se, pedindo para treinar com ele.

Um relacionamento amigável e respeitoso será o resultado desse tipo de treino.

Os ensinamentos que um sempai der aos principiantes durante o treino devem ser feitos em voz baixa ou através de gestos. Durante uma aula, o professor é quem fala alto e quem dá os ensinamentos principais. Se todos falarem, irá parecer uma festa em vez de uma aula. Poucas palavras e muito kiai é como se devia treinar durante a aula. Se treinarmos desta forma, no final da aula poderemos dizer com franqueza “Muito obrigado! Foi um keiko fantástico!”

Treinar após as aulas por cerca de 30 minutos ou menos num ambiente descontraído e amigável, ajudará a resolver muitos problemas. Aqui, o principiante pode fazer perguntas como: "e se eu resistir aqui, ainda pode fazer a técnica?" “... e se eu puxar aqui, ainda é possível aplicar a técnica? ” Esta troca de informações também ajudará o principiante a melhorar.

Mas o senpai também pode perguntar ao principiante ... ” pode-me ajudar com uma técnica? Quando eu começar este movimento, tente resistir,…. Ou tente puxar ... .. ou empurrar ... "Ou" Hoje, por favor, tente agarrar o mais forte que puder, porque eu quero testar a minha técnica! " Ou "hoje, por favor, ataque com muito poder para ver se posso receber bem!"
Dessa maneira, o senpai também envolverá o principiante no seu próprio desenvolvimento, e mostrará ao iniciante que alguém se está sempre a aprender. Por outro lado, o principiante desenvolverá seus ataques e agarros fortes e tornar-se-á forte.


Acima, escrevi que o fundador costumava dizer: "o aikido sempre funciona!" Isto é o que ele disse. Mas não se deve ser idiota. Numa situação real, todo cuidado deve ser tomado para garantir que uma técnica possa ser aplicada com sucesso no inimigo. Com inimigos enormes, algumas técnicas não funcionam; termos de escolher outras.
A estratégia torna-se muito importante. Na realidade, a maioria das técnicas também ensinará maneiras estratégicas de defender ou atacar; é preciso lembrar disto e procurar a estratégia e a atitude de cada técnica.

À medida que envelhecemos, nosso poder físico diminui. Isto acontece com todos. Sim, com o fundador também aconteceu. Então, a estratégia é mais importante do que a técnica física. Aikido é um Budo, não é uma arte marcial. Dentro do Aikido, temos muitas artes marciais, mas o Aikido é um caminho onde se pode estudar todas estas artes marciais para nos defendermos e nos melhorarmos.