segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Econtro Culinário da APASD 2009 em Dona Maria











































































Decorreu neste fim de semana o tradicional Encontro Culinário em Dona Maria.




O sábado e domingo de manhã foram dedicados a treinos fortes para abrir o apetite e um sentido de dever, para se poder mais honestamente julgar os pratos que concorreram para o concurso.

Este ano, talvez devido à crise, tivemos menos concorrentes.

Ficamos com pena de não ter tido a participação de nenhum membro dos dojos de Monsanto, Santo André, e Covilhã. A participação tanto nos estágios como nos eventos da nossa organização faz parte da aprendisagem do Aikido, além de ser também um dever dos associados e principalmente dos professores.

Mas a falta de comparência destes praticantes (?) não foi razão para não se fazer um treino forte e austero. No sábado treinamos técnicas de ukemi, kata dori e nikyo. No domingo, apesar de estarem todos com o corpo durido e cansado, treinamos sankyo com rigor, tendo começado pelo básico e depois evoluindo para henka e oyo waza.

Depois do treino, foi a vez da preparação dos concorrentes para o concurso de culinária. O tema este ano, como sabem, foi "Bacalhau". Talvez seja a última vez que abordamos este tema, pois este peixe entrou em perigo de extinção.

Os pratos apresentado foram: Torta de Bacalhau, Tarde de Bacalhau, Salada de Bacalhau, Bacalhau com Natas, Bacalhau com Broa, Bacalhau da Bisavó e Sopa Alentejana.

Ganhou este ano o Bacalhau da Bisavó, do Alberto Ramos. O segundo lugar foi para o Nelson Mota com a Sopa Alentejana e houve um terceiro lugar, disputado entre os manos Cotovio e a Mestre Mónica, que teve de ir a segunda votação. Contudo, esta também foi empatada.

Tiveram então de resolver a posição a responderem perguntas sobre o Aikido feitas pelo Mestre Tristão. Infelizmente, também não foram muito satisfatórias as suas respostas, pelo que foi atribuído um empate e o prémio foi para um principiante de 9 anos que respondeu satisfatoriamente a uma das perguntas.


No final da tarde, houve a III Demonstração Nacional de Dentou Iwama Ryu. Dos grupos/pessoas participantes, as melhores demonstrações foram as dos irmãos Cotovio, a segunda foi a da Carolina Manuel e a terceira foi a do Aikitanren dojo (da casa).

Ficou assente que no próximo ano, os detentores do primeiro e segundo prémios do concurso de culinária serão respectivamente os líderes de grupo, e que cada grupo apresentará um tema livre. Contudo, não estará a julgamento só o prato em si, como também toda a refeição, pré-refeição e pós-refeição. Desta forma, poderão apresentar as suas habilidade em servir convidados, uma habilidade essencial no Aikido Tradicional.