terça-feira, 18 de outubro de 2011

FANTASTICO ESTÁGIO EM MENDOZA, ARGENTINA, COM SAITO SHIHAN JUKUCHO


Organizado por Aikido Iwama Shin Shin Aikishurenkai - Mendoza, Argentina, o primeiro estágio internacional de Iwama Ryu en Argentina teve um enorme sucesso. Este sucesso deve-se não só à fama de Sensei que atraiu aikidokas de todas as partes, mas também à organização do dojo de Mendoza e da ajuda que todos os dojos de Iwama Shin Shin Aikishurenkai da Argentina, do Uruguay, do Chile, do Brasil, da Venezuela, da Republica Dominicana, deram a este evento. Com mais de 100 participantes o estágio teve a colaboração do mestre Tristão que serviu de tradutor. Durante este estágio houve também exames para shoudan, nidan e sandan. Sensei examinou com extremo rigor e durante este tempo tivemos mais uma vez de aprender o que é realmente exigido para cada um dos níveis.
Os 5 candidatos para shoudan não passaram e repetiram o exame duas vezes. Isto mostra a importância que Sensei sempre dá ao kihon. Estes praticantes, que fizeram todo o exame com um espírito forte e muito kiai, terão de repetir o exame o próximo ano no Uruguay. Sensei disse que durante o exame só poderá haver 3 erros. Os candidatos podem continuar a fazer o exame, mas com 3 erros já não poderão receber o seu dan.

Os candidatos para o exame de Sandan e Nidan passaram embora o exame também tenha sido rigoroso. Muitos parabéns ao Esteban Hamada de Tucuman, Sergio Bengoa de La Plata, Fernando Licciardi e Fábian Bochaca de Mendoza que passaram para Sandan. Muitos parabéns ao Mario Perillan de Santiago do Chile e ao Santiago Emiliano Eguren, por terem passado para Nidan.
Este estágio também instrutivo pois Sensei falou muito sobre a histária do Aikido, sobre as razões da sua separação do Aikikai, sobre kotodama, etc.

No inicio do estágio o dojo de Mendoza convidou Sensei e o mestre Tristão para passarem dois dias nas termas de Mendoza. Inseridas no supé dos Andes, estas termas têm muita fama local pois as suas águas têm poderes curativos para várias doenças. Além de lindo, o local era calmo e a comida óptima.
Os organizadores. Da esquerda para a direita: Emiliano, Fabian, Sensei
Fernando e Sergio