terça-feira, 18 de outubro de 2011

PRIMEIRO ESTÁGIO INTERNACIONAL DE IWAMA RYU NA VENEZUELA

Decorreu em Caracas, na Republica Bolivariana de Venezuela, o primeiro estágio internacional de Iwama Ryu neste país (14 a 16 de Outubro 2011).
O estágio foi organizado pelo professor Rafael Silva fundador do primeiro grupo de Dento Iwama Ryu na Venezuela, ajudado pelos seus amigos e alunos de longa data, de varios pontos do país. Este estágio também foi organizado com o apoio de Nelson Requena Shihan, 6º Dan de Aikikai que desde sempre tem incentivado os seus alunos a pesquisar o Aikido a irem a estágios internacionais com Saito Sensei.

O estágio teve a comparência de muitos praticantes tanto de Caracas como de outras cidades e regiões e mais de metade eram cinturões brancos.

Foi uma alegria ver a qualidade do Iwama Ryu neste país que só recentemente aderiu a Iwama Shin Shin Aikishurenkai internacional.  Tanto os praticantes dos grupos de Dento Iwama Ryu como do Aikikai estavam todos a fazer suburi correctos, assim como os movimentos básicos de tai no henko, ki no nagare, morote dori kokyu ho, etc. Foi realmente uma grande surpresa, muito agradável ensinar neste país amigo dos portugueses desde há muitos anos e que celebra agora os seus 200 anos de independência.


O professor Rafael Silva com alguns dos seus alunos que participaram
no recente estágio com Sensei em Mendoza na Argentina.

O professor Rafael Silva tem sido incansável na sua pesquisa de uma melhor técnica, de informação histórica sobre o Aikido e também é igualmente incansável na sua vontade transmitir tudo o que aprende a todos os seus compatriotas, não só do seu grupo mas também do Aikikai.
Felicitações ao professor Rafael e a todos os praticantes de Aikido da Venezuela pelo bom estágio e pela sua técnica.
Fotografia de parte do grupo que participou neste estágio
O final do estágio. O professor Rafael Silva está no lado direito.

Mestre Tristão da Cunha, dirigiu o primeiro estágio
internacional de Dento Iwama Ryu na Venezuela.
Quem viajar à Venezuela e quiser praticar bem, contactem o professor Rafael Silva para saber mais informações. O professor Rafael vive em Puerto Ordaz mas tem escolas espalhadas pelo país.