segunda-feira, 4 de abril de 2011

Batalha dos Atoleiros - recriação a 3 de Abril - Fronteira


A 3 de Abril , os irmãos Cotovios, praticantes de esgrima medieval, levaram o Marko Tomatis a presenciar uma recriação da Batalha dos Atoleiros, batalha importante que ocorreu a 6 de Abril de 1384 num campo pantanoso em Fronteira, Alentejo, e foi ganha pelo Condestável N'Alvares Pereira aos Castelhanos que eram em maior número. Foi nesta batalha que o Condestável, hoje consagrado Santo pela Igreja Católica, utilizou pela primeira vez a técnica do quadrado.
Bandeira Portuguesa da altura
Nesta batalha, os Castelhanos invadiram Portugal com um exército enviado pelo rei D. João I de Castela e tinham como intenção tomar Fronteira. Nuno Álvares Pereira tinha sido nomeado pelo Mestre de Avis Fronteiro do Alentejo e foi com 1200 homens que confrontou o enorme exército Castelhano de 7000 homens. As forças da cavalaria pesada dos Castelhanos sofreram uma pesada derrota às mãos da infantaria Portuguesa. Durante 7 quilómetros, em todas as direcções, as forças Castelhanas foram perseguidas e exterminadas.

O facto mais impressionante foi que, embora tenham os Castelhanos sofrido muitas mortes, não houve uma única morte registada da parte dos Portugueses. Por esta razão dizia-se que isto aconteceu por Deus estar do lado de Portugal.
O uchideshi Marko aproveitou e visitou o templo de Diana em Évora





Nuno Cotovio. Desta vez fez o papel de espanhol



Os gémeos Cotovios vestidos para a guerra