segunda-feira, 4 de abril de 2011

NOVOS TATAMI PARA SHURIKENJUTSU NO HONBU DOJO

Marko atira desde a 4ª distância


Tatami com o desenho de um corpo 



Marko Tomatis na terceira distância

O professor António Miguel Serra e sua esposa Cármen, gentilmente ofereceram ao dojo central, 3 tatami tradicionais japoneses grandes para o treino de shuriken. Esta semana já começámos os treinos usando estes tatami. Um dos tatami tem um corpo desenhado para os praticantes poderem treinar a atirar shuriken para diversos pontos do corpo humano. Embora a maior parte dos praticantes se concentre a atirar para o coração, na verdade muitas vezes o tiro a outras partes do corpo tais como braços, mãos e pernas era mais usado.
Noutro tatami desenhámos 3 linhas verticais pois quem pratica sabe bem a sua utilidade no aperfeiçoamento do tiro. O terceiro tatami ficou limpo para os praticantes poderem treinar tiro livre.
Yann a praticar shurikenjustsu, desde a segunda distância
A chegada destes tatami foi uma "lufada de ar fresco" para os praticantes mais assíduos de shurikenjutsu, pois os antigos, oferecidos pelo Gaspar, já estavam tão gastos que os shuriken perdiam-se no meio da palha.
Agradecemos os que ofereceram os antigos e agradecemos pelos novos.
Bem haja.
Miguel Simas no primeiro dia de retoma da sua prática de Aikido
treinou pela primeira vez shuriken. Com uma mão estável, conseguiu atirar
com muita precisão
O treino de shurikenjutsu foi-nos ensinado pelo grande mestre Morihiro Saito, um dos maiores peritos de shurikenjutsu do Japão. Depois da criação da fundação Iwama Shin Shin Aikishurenkai pelo seu sucessor, Hitohira Saito Kaichou, o shurikenjutsu passou a fazer parte do currículo de Dento Iwama Ryu. No tempo de Morihiro Sensei, o shurikenjutsu era ensinado secretamente só aos que pagavam e assinavam um livro de compromisso de secretísmo. O Saito Ryu shurikenjutsu vem do Negishi Ryu, um dos mais famosos estilos de shurikenjutsu do Japão.