segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SUSUHARAI - NAORAI - SAYONARA DO MARKO TOMATIS

  No dia 15 de Dezembro realizou-se a limpeza/purificação anual do nosso honbu dojo. A prática de limpar as casas antes do final do ano, não é uma prática japonesa mas sim universal.
O susuharai [煤払い] é a limpeza da fuligem no final do ano, quando se faz o Ousoji [奥掃除] ou a grande limpeza. Participaram nesta grande limpeza: O mestre Tristão mestre Mónica, o professor Marko Tomatis, o António Dente, o Aristides Bicho [membro Kambukai], a sua filha Mariana, o Nuno Rufino, o Filipe Carvalho, o Miguel Roquette, O Daniel Ribeiro, o Yann Le Moan e familia [Gabriel, François], a Aurienne, e o irmão Gregoire e o Filipe Martins.
Por uma questão prática foram alotadas áreas a cada grupo e assim a mestre Mónica e o António Dente ficaram encarregados da limpeza do kamidana, o Nuno Rufino, o Miguel Roquette da cozinha, o Marko Tomatis da biblioteca com o Filipe Carvalho, o Aristides e filha da enfermaria e o Yann e familia e amigos da rampa, wc e outros.
A limpeza começou às 08:35h e acabou às 13:45h.
Um grande muito obrigado, sim realmente, sentímo-nos obrigados a agradecer, pois foi um trabalho brutal.


Sempre bem nas fotos, o grande comandante


sem comentários


O Artista António

O antigo aluno Nuno Rufino

A mestre Monica trabalhando no kamidana

No final da limpeza houve o tradicional naorai ou festa de agradecimento, que se juntou com a festa de despedida do uchideshi Marko Tomatis. Para a festa também apareceu o professor Luis Gomes, e o professor Jorge Feio. A Madalena, como sempre, esteve presente com os seus cozinhados tradicionais e super deliciosos. Um grande bem haja à Madalena Bicho e família cuja ajuda é sempre um tesouro.
A dobrada estava divinal.

Sempre a brincar, o inteligente Dr. Jorge




Marko Tomatis sopra a vela da despedida.

O grande casal Bicho, a Madalena e o Aristides. Amigos sem igual.



Vista da festa






A festa correu muito alegre com muitos falares, sobre muitos acontecimentos. A meio da festa apareceram os Cotovios, Nuno e António e mãe que vinham todos aperaltados para ir para a festa de casamento do Osiris Roost, antigo praticante da APASD que se casou recentemente na Suíça, onde vive actualmente. Muitos parabéns ao Osiris e esposa, também.

Vejam mais fotografias no face book de Dento Iwama Ryu Portugal