quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ACTIVIDADES DE JANEIRO EM IWAMA - 2013

O Novo Ano no Japão é uma época cheia de actividades, principalmente no campo.
Antes do ano acabar - e até depois - existe a alegre participação no fazer do mochi da forma tradicional, que é com um pilão. Uma ou mais pessoas batem o arroz acabado de cozer com um enorme martelo de madeira e outra pessoa vai mudando a massa de arroz que entretanto se forma dentro do pilão. Vai-se batendo até o arroz se transformar numa massa firme que possa ser depois cortada e cozinhada ou comida de várias formas. 
Em baixo vemos um dos nossos colegas russos a participar nesta actividade com o nosso Soke Hitohira Saito a ver, mais o seu grande amigo Susume Suzuki.
















KADOMATSU
Kadomatsu são ornamentos religiosos feitos com bambu e pinheiro, principalmente. Kadomatsu - portões de pinheiro - e o shimenawa que são cordas feitas de palha de arroz e servem para demarcar uma área sagrada ou que contem espíritos. Estes ornamentos, por serem considerados sagrados, não podem ser deitados no lixo, e por isso são queimados com uma cerimónia, sendo o fogo e o fumo os responsáveis por envia-los ao céu.

Outra tradições dizem que, ao fazer o fogo fora dos locais onde residem, os habitantes libertam o poder do fogo e este já não atacará as suas casas.

Cerca de Iwama os uchideshi e a família Saito juntaram-se a centenas de outros locais para participar nesta cerimonia anual, o Donto Yaki.


A pilhas de palha de arroz e de shimenawa e kadomatsu, que são ornamento religiosos usados no final do ano em frente das portas das casas o  dos jardins. 

A pilha pega fogo, o momento que todos esperavam.

Uchideshi juntam-se ao locais para participar na cerimonia.

Ao acabar o fogo, tanto adultos como crianças, munidos de grandes paus de bambú espetam mochi nos mesmos e assam-nos no fogo.
Podemos ver estas fotografias no facebook de esposa de Saito Sensei, Hisako Saito sama.