segunda-feira, 3 de março de 2014

Shoumen uchi kote gaeshi

Tachi waza shoumenuchi kotegaeshi


Suwari waza shoumenuchi kotegaeshi

Shomen uchi kote gaeshi é uma técnica muito praticada e conhecida no mundo do Aikido. 

Kote significa pulso e gaeshi significa torcer, virar ao contrário. Esta técnica, então, requer que haja uma pressão contra a mão de forma a causar dor no atacante, revirando o pulso. Contudo, isto não é tudo o que acontece na técnica de lote gaeshi. 
O principal de qualquer técnica é o desequilíbrio. Também, ao executar cada técnica, no Aikido tradicional temos de estar conscientes de outros possíveis atacantes. Por esta razão, quando desequilibramos o atacante, fazem-lo olhando para fora, procurando ao mesmo tempo os outros inimigos. Assim, aplicamos esta técnica rodando, mal a mão do parceiro seja agarrada. 
Antes que o parceiro se desequilibre demasiado, podemos aplicar um atemi e projecta-lo imediatamente para trás. É essencial que o parceiro esteja sempre ao nosso lado pois e ele passa para a nossa frente, nós ficaremos em perigo. 
A projecção é feita dando um grande passo para trás do parceiro, de forma a obriga-lo a cair de costas. [Neste vídeo o parceiro faz tobu ukemi e por isso não se pode ver os detalhes da técnica. Terão de pedir aos vossos sempai que vos ajudem no estudo detalhado da técnica. ]
Mal o parceiro caia, é imperativo domina-lo de seguida de barriga para o chão. Existem varias formas de imobilizar o parceiro; a forma apresentada é a mais básica e utilizada para os exames.

Quando praticamos qualquer técnica de Aikido, devemos estudar muito bem todos os pontos inerentes a essa técnica. Ao desleixar este estudo, não poderemos aplicar a técnica da forma mais eficaz e então a técnica será uma ilusão. 
Estudem bem o kote gaeshi.

Video filmado por Rui Pires.
Tori: Tristão da Cunha
Uke: Gil Smith Vargas
Propriedade: Associação Portuguesa Aikishurendojo

Todos as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros autorizaram por escrito a utilização da sua imagem.