Os treinos começaram com os vários exercícios que Morihiro Saito Shihan costumava fazer antes de praticar o tanken dori, como yokomen no tanren, etc.
Depois houve um prosseguimento contínuo de vários estudos: desde ataques com yokomen uchi, ataques com gyaku yokomen uchi, ataques com shoumen uchi, com tsuki e com ataques por detrás.
As técnicas mais comuns como gokyo, rokyo, kote gaeshi, etc. foram naturalmente varias vezes praticadas, desde os diferentes ataques; mas também se passou muito tempo a estudar as inúmeras variações - henkawaza- e aplicações - oyowaza, tais como variações e aplicações rigorosas de gokyo, rokyo, irimi nage e até de ikkyo, nada comum no tanken dori.
O treino foi de tal forma absorvente que só se fez um pequeno intervalo, quando o mestre se lembrou de que ainda não tinha parado, passadas 2h30m a treinar!
Claro que não deveríamos esquecer de falar da nossa grande festa de sábado ao almoço...comida e bebida com fartura, como um dojo abençoado que é, pelos grandes amigos que aqui se encontraram.
No domingo o estudo foi totalmente consagrado à introdução ao hojojutsu. Começámos pela parte histórica, e depois continuámos com as regras da aplicação do hojojutsu, das cores diferentes das cordas e seu significado, etc.
Quando esta parte teorica acabou começamos a parte primeira secção da parte prática: a preparação das cordas e a amarração das mesmas.
Então passámos para a parte de utilização das cordas primeiramente com o estudo de como fazer nós rápidos e de fácil aplicação tais com o nó com uma só mão, as diferentes formas de fazer algemas com a corda, etc.
Finalmente passámos à segunda secção da parte prática, a aplicação de prisões.
As primeiras prisões aplicadas foram as que a polícia modernamente usa, que servem para transportar prisioneiros para a esquadra. Depois prosseguimos com o estudo das técnicas mais usuais de hojojutsu tais como a prisão em cruz, em diamante, bem preso etc.
Foram assim preenchidas 3 horas continuas, sem intervalo.
A Silvana a servir de parceira para o Jorge. |
O Luis e o Bernardo finalizam a técnicas nos seus parceiros, o Marko e o Yann, respectivamente. |
Sempre sorridente, o Micael não se vê muito constrangido pelas cordas. |
Neste estágio tivemos a participação dos nossos hermanos da Galiza, dirigidos pelo mestre José Veiga, que como sempre trouxeram a sua agradável simpatia e desejo forte de treinar. Estamos sempre radiantes ao ver o grupo de Santiago de Compostela entre nós. Vamos ter de retribuir estes grandes esforços que fazem!
O mestre Serra servindo de parceiro para uma técnica. |
Veio também um grande grupo do Saito Aiki Dojo, de Vila Nova de Santo André, dirigido pelo mestre António Miguel Serra. Grandes e com grande energia, não sessa este grupo de causar sempre uma boa impressão.
De Torres Vedras também veio um grande grupo, visto que ainda há pouco se formou o novo dojo! Parabéns Torres Vedras e ao professor Nelson Mota!!
Friends forever. |
E vai mais uma! |
Sábado de manhã |
Esperamos já pelo próximo estágio de UKEMI!