Podemos aplicar atemi com os joelhos em muitas técnicas do aikido. A partir de agora iremos debruçar-nos sobre algumas destas técnicas escolhidas para estudos para os exames.
Tal como para empi uchi waza, o atemi com o joelho tem de ser executado com a perna bem dobrada. Caso a perna não esteja bem dobrada, poderemos magoar seriamente o joelho e também não haverá penetração do golpe. Então, para aplicar hizageri waza, dobrar a perna completamente, para que o joelho esteja bem saliente. Se o movimento for feito, como neste caso, com a perna de trás, o poder das ancas será adicionado à pancada, tornando-a mais poderosa.
Tori e uke encontram-se em ai hanmi. Ambos estão com migi hanmi.
- Tal como Nikyo ura, antes estudado, tori ataca com shomen uchi e executa nikyo ura waza.
- Depois de aplicar a pressão dolorosa ao pulso, "puxar" o uke, através da dor e de pressão exercida no seu pulso e antebraço, para o nosso centro.
- Encontrando-se o uke perto de nós com este movimento, aplicar rapidamente um atemi com o joelho direito à sua cara.
A mestre Mónica Sousa a aplicar hizageri waza |
- Terminar imediatamente com o controle do nikyo ura básico.
- Executar a mesma técnica no outro lado.
No livro, "Sistema Técnico de Kyu da Associação Portuguesa Aikishurendojo", podemos encontrar mais detalhes destas técnicas, executadas pela mestre Mónica Sousa, a partir da página 96.
Definições:
Hiza: joelho
Hizageri: joelhada
Keri: pontapé
Dicas:
Enquanto executamos o atemi, é muito importante não relaxar a pressão que estamos a exercer contra o seu pulso.
Quando o aité receber a joelhada na cara, irá levantar a cabeça; aproveitar este movimento para dobrar o seu cotovelo com o tegatana esquerdo e rapidamente trazê-lo para baixo numa espiral, sem nunca largar a pressão do nikyo.
Todos os praticantes devem exercitar os seus pulsos antes de praticar este tipo de técnicas, de forma a diminuir o risco de lesões.