Aqui está um vídeo do YouTube em homenagem a Morihiro Saito Shihan.
Este trabalho foi apresentado pelo mestre Daniel Toutain. Verificar a excelente forma de ensinar de Sensei. Neste vídeo não se ouve a tradução, mas também não é necessária, pois a metodologia de Sensei é fantástica.
Quando se sabe fazer bem o dai ikkyo ura waza, o dai sankyo ura waza fica mais fácil.
- Uke e Tori encontram-se de pé, frente a frente, em ai hanmi. Ambos estão em hidari hanmi.
- Tori golpeia a cara do uke com o seu tegatana esquerdo, dá um passo para a frente, colocando o seu pé direito diante do pé esquerdo do uke e agarra o cotovelo esquerdo do uke por debaixo, com a sua mão direita.
- Tori desequilibra o uke para baixo e para fora, em espiral.
- Tori coloca o seu braço direito a controlar o ombro e braço esquerdo do uke, ao mesmo tempo que agarra a mão esquerda do uke, com a sua mão direita.
- Tori, mantendo ainda o desequilíbrio do uke com o seu braço, e depois de agarrar a mão do uke, agarra os seu dedos com a mão de fora (neste caso a esquerda).
- Tori baixa as ancas para ganhar poder e mais equilíbrio e torce, com ambas as mãos, a mão e pulso do uke contra o seu centro.
- O uke, com a dor, reage e salta para cima com dor.
- Tori aproveita a reação do uke e dá um passo para trás primeiro com o seu pé direito e depois com o esquerdo, trazendo o uke para baixo usando um movimento em espiral. A cadência é rápida: ichi/ni (um/dois).
- Tori senta o seu joelho esquerdo em frente à cabeça do uke impedindo-o de se movimentar para a frente.
- Tori comprime o braço do uke com a parte interior da sua perna direita, enquanto desliza a mão esquerda do agarro do cotovelo para cima.
- Tori substitui o agarro com a mão direita, pelo agarro com a mão esquerda, podendo assim aplicar a pressão sankyo, na imobilização final.
- Quando o braço estiver controlado contra o peito, tori pode baixar o seu joelho direito e colocá-lo contra a axila do uke.
- Tori comprime ambos os joelhos, fechando-os, e assim ajuda a controlar ainda mais o uke.
- Ao mesmo tempo, tori `afunda-se´ , gira o seu corpo, e comprime-o na direção da cabeça do uke.
- Tori levanta-se ao contrário, mantendo o zanshin.
Repetir do outro lado.
Dicas:
- Quando o tori colocar o seu braço direito para controlar o braço esquerdo do uke, é importante fazer uma rotação do tronco e pressionar o braço do uke para fora, para desequilibrar o uke e assim conseguir tempo para agarrar a mão dele. Neste ponto, é importante não tentar agarrar demasiada mão do uke; um agarro simples, do seu tegatana, é o suficiente.
- Quando tori torcer a mão do uke, é importante não dar um passo para a frente.
- Quando tori der os passos para trás, deve controlar o cotovelo esquerdo do uke, com a sua mão esquerda.
- O dai sankyo omote waza é normalmente feito com um atemi. O dai sankyo ura waza, e porque é um movimento que vai para trás do uke, não precisa de atemi.
- Porque o este sankyo é aplicado com ambas as mãos, não há necessidade de juntar a mão do uke ao nosso peito; aliás, aplicando dor através da torção com ambas as mãos, dá mais jeito afastar do nosso tronco.
- Se o uke tiver problemas de pulsos ou de dedos, convém avisar o seu parceiro.
Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: António Serra, 5º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires
Não praticar sem a presença de um professor.
Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.
Para se executar sankyo omote, é necessário saber o ikkyo omote bem.
- Tori e uke encontram-se de pé, frente a frente, em hidari hanmi.
- Tori baixa as ancas ganhando impulso para avançar, ataca a cara do uke com o seu tegatana esquerdo, ao mesmo tempo que avança na diagonal para a esquerda, com o seu pé esquerdo, rapidamente seguido pelo direito atrás.
- Uke defende-se do ataque do tori, com a sua mão esquerda.
- Tori, além de atacar e de se deslocar para a frente, agarra de imediato o cotovelo do uke, por debaixo, empurrando-o para a esquerda.
- Tori agarra o pulso do uke e corta o seu braço para baixo, numa espiral para a esquerda. Se necessário, tori ajusta o seu pé direito, para dar mais mobilidade às ancas, que roda de forma a que estejam paralelas ao braço do uke.
- Tori dá um passo por debaixo do corpo do uke, com a sua perna direita, e empurra também o uke para a frente e para baixo.
- Tori coloca a parte de baixo do seu ombro direito um pouco acima do ombro do uke.
- Tori roda o seu tronco para a esquerda de forma a desequilibrar um pouco o uke com a pressão exercida pelo ombro, para dar tempo para, com a sua mão direita, agarrar no cutelo e nos dedos da mão esquerda do uke.
- Tori coloca a mão do uke contra o seu peito.
- Tori dá um passo para a frente do uke com a perna esquerda e ao mesmo tempo aplica um atemi à cara dele com a sua mão esquerda. Ao fazer este movimento, tori torce a mão do uke contra o seu centro, provocando-lhe uma dor aguda.
- Se o uke se mover muito com a dor do sankyo, tori dá mais um pequeno passo com o pé esquerdo, para o seu centro (não se mostra aqui por causa da filmagem).
- Tori dá um passo para trás o pé direito e logo de seguida com o esquerdo.
- Tori, ao finalizar o passo para trás com o pé esquerdo, deve imediatamente baixar o seu joelho esquerdo e forçar o uke para baixo de forma a que o seu pescoço fique encaixado no joelho do tori.
- No final tori muda a mão que agarra o cotovelo para agarrar a mão do uke.
- Para mudar a mão, é bom que tori mantenha o joelho direito em cima fazendo pressão contra o braço do uke. Depois de mudar a mão, pode baixar o joelho e comprimi-lo contra a axila do uke.
- Tori, pressiona a mão do uke com a pressão sankyo, na direção da cabeça do uke e para baixo. A mão direita pressiona o cotovelo do uke contra o nosso corpo e também para baixo.
- Tori torce todo o tronco na direção da cabeça do uke.
Definição:
Sankyo: o terceiro princípio. Outro nome usado é kote hineri: torcer o pulso.
Dicas:
Saito sensei disse que quando o braço do uke é muito longo, devemos colocar a sua mão no nosso flanco de fora, impedindo assim que o uke baixe o seu cotovelo por cima do nosso ombro.
É importante manter sempre a pressão do sankyo durante toda a técnica, mesmo até depois de nos levantarmos.
Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: António Serra, 5º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires
Não praticar sem a presença de um professor.
Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.
O estudo do atemi com os joelhos para sankyo omote requerer lembrar algo que Morihiro Saito Sensei sempre dizia: baixar bem as ancas. Aliás, no livro "Takemusu Aikido", volume I, sensei escreveu na página 58 (82 na versão portuguesa/espanhola): "Manter as ancas numa posição baixa, é importante em todas as técnicas do aikido."
Tori e uke encontram-se de pé, frente a frente, na posição de ai hanmi. Ambos encontram-se em hidari hanmi.
- Tori inicia o movimento atacando a cara do uke com o seu tegatana esquerdo.
- Uke defende com a sua mão esquerda.
- Tori executa todos os movimentos da técnica shomen uchi dai sankyo omote.
- Logo depois de tori aplicar o atemi à cara do uke com a sua mão esquerda, dá um pequeno passo para a frente do uke com o seu pé esquerdo e imediatamente dá um passo para trás com o pé direito, "cortando" o braço do uke para baixo, ao mesmo tempo de torce a sua mão esquerda com sankyo. Nesta altura, dobrar bem os joelhos de forma a que o uke, que se desequilibra para a frente e para baixo, bata com a cara no joelho esquerdo de tori.
A mestre Mónica Sousa a aplicar o atemi com o joelho com a técnica de sankyo omote.
- Tori completa a técnica de Sankyo omote, dando um passo para trás e imobilizando o uke.
- Repetir para o outro lado.
Dicas:
Ao aplicar sankyo omote, nunca esquecer de agarrar firmemente a mão do parceiro e mantê-la junto ao peito. As senhoras podem colocar a mão no costado, evitando assim contacto com o peito, assim como também é aconselhável fazer isto com pessoas com os braços muito compridos.
Ao "cortar" o braço para baixo, agarrar imediatamente o cotovelo do parceiro e torcê-lo de dentro para fora e para baixo. Só assim é que o parceiro será desequilibrado para a frente e para baixo.
Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: Gil Vargas, 3º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires
Não praticar sem a presença de um professor.
Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.
Podemos aplicar atemi com os joelhos em muitas técnicas do aikido. A partir de agora iremos debruçar-nos sobre algumas destas técnicas escolhidas para estudos para os exames.
Tal como para empi uchi waza, o atemi com o joelho tem de ser executado com a perna bem dobrada. Caso a perna não esteja bem dobrada, poderemos magoar seriamente o joelho e também não haverá penetração do golpe. Então, para aplicar hizageri waza, dobrar a perna completamente, para que o joelho esteja bem saliente. Se o movimento for feito, como neste caso, com a perna de trás, o poder das ancas será adicionado à pancada, tornando-a mais poderosa.
Tori e uke encontram-se em ai hanmi. Ambos estão com migi hanmi.
- Tal como Nikyo ura, antes estudado, tori ataca com shomen uchi e executa nikyo ura waza.
- Depois de aplicar a pressão dolorosa ao pulso, "puxar" o uke, através da dor e de pressão exercida no seu pulso e antebraço, para o nosso centro.
- Encontrando-se o uke perto de nós com este movimento, aplicar rapidamente um atemi com o joelho direito à sua cara.
A mestre Mónica Sousa a aplicar hizageri waza
- Terminar imediatamente com o controle do nikyo ura básico.
- Executar a mesma técnica no outro lado.
No livro, "Sistema Técnico de Kyu da Associação Portuguesa Aikishurendojo", podemos encontrar mais detalhes destas técnicas, executadas pela mestre Mónica Sousa, a partir da página 96.
Definições:
Hiza: joelho
Hizageri: joelhada
Keri: pontapé
Dicas:
Enquanto executamos o atemi, é muito importante não relaxar a pressão que estamos a exercer contra o seu pulso.
Quando o aité receber a joelhada na cara, irá levantar a cabeça; aproveitar este movimento para dobrar o seu cotovelo com o tegatana esquerdo e rapidamente trazê-lo para baixo numa espiral, sem nunca largar a pressão do nikyo.
Todos os praticantes devem exercitar os seus pulsos antes de praticar este tipo de técnicas, de forma a diminuir o risco de lesões.
Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: Gil Vargas, 3º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires
Não praticar sem a presença de um professor.
Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens