sábado, 17 de dezembro de 2011

ESTÁGIO CONJUNTO EM MODENA NA ITALIA: Alessandro Tittarelli e Tristão da Cunha

Foi em Modena, terra dos Ferrari e do vinagre Balsâmico que se deu o primeiro estágio conjunto dirigido por Alessandro Tittarelli Shihan e Tristão da Cunha Shihan. O anfitrião foi o Aikido Dojo Modena do mestre Fabio Luppi.

O estágio deve a presença de mais de 100 praticantes de toda a Itália e alguns estrangeiros. Foi muito agradável de notar o fantástico clima de amizade e camaradagem que se fez sentir durante este estágio.

O estágio começou com um keiko especial de uma hora dirigido por Alessandro Sensei , seguido de outro dirigido por Tristão Sensei. Foi grande o entusiasmo de todos os praticantes quando ao praticarem os kentaijo ensinados com precisão e detalhe por Alessandro Sensei.

Logo depois Tristão sensei ensinou técnicas do livro Budo de O’Sensei e fez a sua comparação com as técnicas presentes. Esta prática impressionou muito a todos os presentes e no final vieram agradecer pois a maior parte nunca tinha aprendido este tipo de técnicas. Morihiro Sensei várias vezes ensinou técnicas do livro Budo de O’Sensei e os alunos mais antigos ainda se podem lembrar delas.

Continuou o estágio pelo sábado e domingo com muitas horas de prática e, o que mais se notou, a grande alegria de estarem todos a praticar em conjunto sobre os mestres amigos Alessandro e Tristão.

As técnicas que se praticaram foram Jo nage, Jo dori, Atemi waza e kumijo e kumitachi.

Os praticantes Italianos têm um nível muito alto técnico e por isso tornou-se relativamente fácil ensinar a este grande grupo, segundo o mestre Tristão.

Durante o exame também o praticante Massimo Mex Fazio Baffo fez o exame para shodan. Foi um bom exame, preciso, com muito espírito e kiai. Tanto em bukiwaza como para taijutsu apresentou técnicas precisas e básicas. Deu gosto ver. Na mesa dos examinadores estavam, Alessandro Tittarelli, Tristão da Cunha, Alberto Boglio e Fabio Luppi, o seu professor.

Será de repetir? Sim, todos concordam que se deveria repetir de novo este tipo de estágio que fortalece os lassos de amizade entre todos os praticantes de Itália e entre Itália e Portugal.

O recebimento que o mestre Tristão recebeu da parte dos italianos foi caloroso e alegre e aberto. Estamos muito contentes por ter participado e treinado neste estágio fantástico.



Massimo a ser examinado para shodan

Da esquerda para a direita, Alessandro Tittarelli Shihan,
Tristão da Cunha Shihan, e Fabio Luppi (anfitrião) junshihan.