sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

KANGEIKO - VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ 2011, por Mónica Sousa

Nos dias 8, 9 e 10 de Dezembro podemos usufruir de mais um excelente estágio com o nosso Mestre Tristão da Cunha, Iwama Shin Shin Aikishurenkai 7ºDAN.

O Saito Aikidojo, em Vila Nova de Santo André, através do professor António Miguel Serra e dos seus dedicados e bem-dispostos alunos, foi mais uma vez anfitrião deste magnífico Estágio Nacional de Inverno 2011, o último deste ano organizado pela APASD.

Participaram cerca de 22 pessoas, entre eles alguns professores da APASD que aproveitaram para estudar técnica avançada de bukijutsu e taijutsu. Alguns destes yudansha serão brevemente examinados para as graduações de 3º e 4º Dan, e puderam aproveitar este seminário para relembrar todos os pormenores necessários para as respectivas avaliações.

Após o final dos treinos, a Tatiana Pereira e o Joaquim Nascimento foram examinados, sob o olhar atento do Mestre e de um kambukai composto por mais seis professores, para 1º e 2º Dan respectivamente. A técnica precisa e o espírito forte permitiram realizar um rápido e muito bom exame, muito elogiado e festejado por todos os presentes.
Ivo Ricardo, 2º Dan (esquerda) e Luis Gomes, 3º Dan exemplificam
o 31 kata kumijo

Como não podia deixar de ser, a estadia sempre hospitaleira nesta terra Alentejana permitiu banquetearmo-nos com algumas iguarias da região: sopas de tomate com peixe e fraca com grão. Apesar da variedade gastronómica da região foi possível realizar algumas refeições mais simples e pernoitar no dojo, permitindo alguma poupança. Bem hajam!


Senpai Jorge Feio com o professor Serra demonstrando kumijo

Mestre Mónica e professor António
demonstram o 31 kata awase
Treino de bukijutsu



Parte de armas durante o exame
Exame do Joaquim Nascimento para 2º Dan
e da Tatiana Pereira, para shoudan.



Durante o exame de nidan e shodan 
Alguns do participantes do estágio