sexta-feira, 30 de novembro de 2012

TENSHIN RYU AIKI BUDO, POR MORITAKA UESHIBA SENSEI

Aqui em baixo estão algumas fotografias do Kaiso Morihei Ueshiba.
Estas fotografias pertencem a um artigo de uma revista intitulada "Shin Budo." Foram publicadas em 1942, e por isso sente-se a influência da guerra no tipo de fotografias escolhidas para o artigo.
Neste ano, o fundador estava também a ensinar defesa pessoal e tácticas militares nas escolas militares de Toyama e Nakano.
É interessante notar que aqui o fundador usava o nome Moritaka Ueshiba e tinha 61 anos de idade.
Pelas fotografias, podemos ver que as mesmas foram tiradas no seu dojo em Iwama. O dojo viria a ser modificado varias vezes, tanto por O'Sensei como por Saito Sensei, até chegar à forma actual. 

Podemos também notar que, aparte da primeira fotografia que se nota Osensei com um gedangamae, coisa que ele retirou em Iwama mais tarde, a maioria das técnicas são iguais às que praticamos ainda hoje. 

O artigo diz que o fundador decidiu nomear Tenshin Ryu porque incorporou as cinco artes marciais que ele aprendeu: Daito-Ryu Jujutsu, Yagyu-Ryu Jujutsu, Aioi-ryu Heiho, Shinkage-ryu Heiho e Hozoin-ryu Sojutsu. Osensei decidiu combinar tudo numa só arte marcial "adequada aos tempos que correm."

"Num dojo no campo, em Chiba (hoje prefeitura de Ibaragi) ele carrega-se com equipamento militar, varias vezes o normal, e corre para cima e para baixo dos montes, e pule a sua técnica usando atacantes jovens e intrépidos."
"Mesmo que as artes marciais sejam, na sua análise final, para treinar o espírito e correspondem ao espírito de purificação [misogi], a habilidade de mostrar técnicas maravilhosas e divinas numa fracção de segundo no campo de batalha, é o resultado do treino diário." Continua o artigo.

O'Sensei diz neste artigo: "O Budo desenvolve-se numa maneira evolucionária, juntamente com os movimentos dos corpos celestes e não deve parar mesmo por um instante. A primeira etapa do meu Budo acabou e serviu como um degrau  para a segunda etapa. A sua forma deve ser continuamente renovada."