quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DEZEMBRO - PRINCIPAIS ACTIVIDADES

Dezembro é sempre um mês muito movimentado pois é o mês do Natal e o último mês do ano.
Existem sempre varias actividades não usuais durante este mês. Contudo este Dezembro temos mais duas actividades não comuns para o mês.

1 DEZEMBRO - SÁBADO
SAYONARA PAATEI   DO PEDRO CARDOSO SENSEI
ペドル.カルドソ先生の左様ならパーティ
Talvez um dos eventos mais importantes do ano, devido à importância da pessoa a quem é dedicada esta festa. O Pedro começou a treinar no antigo honbu dojo com apenas 15 anos. Continuou a praticar assiduamente tornando-se num dos principais professores e membros do Kambukai, da APASD, tendo assumido vários cargos directivos dentro da nossa Associação. Também foi varias vezes uchideshi na quinta do Aikido, na Serra da Estrela e em Iwama, com Hitohira Saito Soke. Grande participante em estágios nacionais e internacionais em Portugal e divertido participante nas inúmeras festas do nosso dojo, no próximo mês, o Pedro, sem dúvida, deixou uma clara marca nos corações de todos nós. O Pedro deixa Portugal e vai viver para o Japão, para junto da sua mulher, a Srª Naoko, que já lá se encontra. Ganbatte!
Vamos todos participar na festa de despedida do Pedro! Tragam, como sempre, comida e bebida, pois a festa é grátis. Contudo, também ao mesmo tempo, e para animar mais ainda a sua festa, este ano faremos o atrasado,

CONCURSO DE CULINÁRIA 
Há mais de 20 anos que a APASD tem este importante evento. Todos os anos é escolhido um tema interessante que os concorrentes têm de seguir e apresentar os pratos e/ou bebidas. Todos os convidados para a festa - sócios da APASD -  irão fazer de juízes e irão julgar os mesmos de acordo com:

  1. sabor
  2. originalidade 
  3. apresentação

Este ano o tema é PÃO. Podem os concorrentes e estudar e confeccionar os seus pratos que podem ser entradas, sopas, pratos principais, sobremesas e bebidas.
Quem pode concorrer?
         Sócios da APASD
Os pratos podem vir prontos de casa?
         Sim, podem vir prontos de casa mas, se assim for, terão os concorrentes de dizer exactamente como foram confeccionados. Mesmos as crianças podem participar (já tem havido vários campeões crianças), mas têm de ser eles mesmos a confeccionar os pratos.
Quanta comida têm de fazer?
        Os participantes têm de fazer comida suficiente para 7 pessoas, pois haverá muita gente a julgar os pratos.
Que ganhe o melhor!!
        Prémio? Um pequeno diploma. Mas o prémio não é importante. O importante é ter tido a honra de participar neste concurso de cozinha lendário.
Haverá o 1º, o 2º e o 3º prémio. Além disso o mestre terá o privilégio de escolher também um lugar de honra entre os pratos apresentados, que pode ser - ou não - um dos 3 prémios.
Dia 1 de Dezembro é um sábado, haverá treino nesse dia?
        Sim, haverá o treino das crianças, que pedimos aos adultos para participar também. Depois do treino das crianças, começamos a montar as mesas e os candidatos a preparar os seu pratos.
A que horas começas o Concurso?
        O concurso começa às 13:00h. Sejam pontuais para não serem desqualificados.

8 E 9 DE DEZEMBRO
Kangeiko (寒稽古 )
Este estágio nacional de inverno é um dos mais concorridos pelos sócios da APASD. Todos os praticantes, sócios ou não, podem inscrever-se através do nosso Facebook.
Podem dormir no dojo. Verificar a entrada neste blog sobre este estágio nacional. Quem não tiver boleia para Vila Nova de Santo André, pode também viajar de autocarro Expresso (clique). Uma viagem de ida custa €14. Se viajarem com os amigos, poderá ser mais barato (repartir o custo do combustível e das portagens).

15 DEZEMBRO - SÁBADO
Susuharai (煤払い)  
No final do ano é costume no Japão, e também era em Portugal, limpar as casas para se poder começar um novo ano com a casa limpa.
Susuharai no honbu dojo, no ano passado

Limpa de pó e limpa de tudo o que era acumulado durante o ano, mas que na realidade não teria nenhuma utilidade, a casa e os seus habitantes estavam purificados para enfrentar o novo ano. Sejam tachos e panelas velhas, seja roupa velha ou muito usada, seja utensílios de qualquer tipo, se não tiver mais utilidade, deitava-se fora ou oferecia-se a instituições de caridade.
Neste dojo sempre se fez o susuharai, que é uma das importantes actividades da APASD.


Os praticantes neste dia devem trazer trapos velhos e luvas. Quem for alérgico traga também uma máscara. O tenugui é aqui chamado a trabalhar pois server de protecção para a cabeça, de máscara, para limpar o suor,...etc. A propósito, sabem que a APASD tem tenugui para venda?

Os praticantes, sejam eles do honbu dojo ou não, deverão limpar tudo:

  • Retirar tudo do kamidana, limpar e voltar a colocar no local
  • Limpar bem os tatami com lexivia, retirar tudo da cozinha, limpar e voltar a colocar de volta
  • Limpar a alcatifa e por debaixo dela
  • Arrumar e limpar a arrecadação
  • Limpar os balneários e vestiários
  • Limpar o portão de entrada por dentro e por fora
  • Limpar os tectos das teias sujas, 
  • Limpar o WC, janelas, portas, etc.

Não faltará trabalho.
No final da limpeza, que deverá durar umas 4 horas, teremos uma mini festa no dojo.

31 DE DEZEMBRO - SEGUNDA-FEIRA
O último treino do ano. Neste dia os treinos estão abertos a todos os praticantes de aikido de Portugal. Haverá o treino de manhã e o treino da noite, que acabará mais cedo para que se possa fazer uma pequena festa. Tragam algumas bebidas e uns acepipes para festejar este último dia do ano.