quarta-feira, 22 de maio de 2013

OS BURROS DAI E OS DE MIRANDA - O MELHOR DE PORTUGAL

Neste caso falamos mesmo de burros, burros, não dos burros...enfim....
Aqui está informação para os aikidokas que geralmente estão envolvidos em programas de apoio a várias iniciativas para o bem da natureza e para o bem nacional.

Burro de Mirandela



BURRICIDADE


Apresentação do evento
A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2001, que tem vindo a trabalhar para a preservação do Burro de Miranda, sua promoção e dignificação, não só enquanto património genético, mas também enquanto património cultural. Nesse sentido, além da proximidade que mantém com os criadores de forma a garantir o bem-estar de burros e mulas, tem vindo a organizar actividades que divulguem a riqueza cultural do solar deste animal – o Planalto Mirandês.
È precisamente esse o objectivo do evento que aqui propomos: levar o Burro de Miranda a Lisboa e, com ele, um pedaço do Planalto. Com as actividades programadas, pretendemos alertar para a necessidade da sua conservação e, sobretudo, reflectir sobre o seu futuro; futuro esse que está inevitavelmente ligado ao da esfera rural, em transformação e ao qual pertence. Assim, propomos que os lisboetas - miúdos e graúdos – contactem com os burros e partam à descoberta do seu mundo, através de fotografia, vídeo, música e muito boa conversa.


Programa

Sábado, 25 de Maio de 2013
Local: Galeria da Livraria “Ler Devagar” e Pavilhão XL - Lx Factory, Alcântara, Lisboa

11h00-22h00
"Fé Nos Burros” – Exposição de FotografiaJoão Pedro Marnoto em colaboração com AEPGA
Local: Pavilhão XL

15h00-16h30
Ruralidades: O Mundo Rural em Transformação
Conversa informal com convidados

17h00-18h30
Sobre o burro e o seu lugar na cultura
Conversa informal com convidados
18h30-20h00
A Música e o Planalto MirandêsConversa informal com convidados

22h00
BOÇ QUE DIÇ
Concerto de música tradicional mirandesa
Lérias Associação Cultural

***************************************

Domingo, 26 de Maio de 2013
Local: Lx Factory, Alcântara, Lisboa
  
11h00-20h00
"Fé Nos Burros” – Exposição de FotografiaJoão Pedro Marnoto em colaboração com AEPGA
Local: Pavilhão XL
11h00 – 13h00 e das 15h00-17h00
Burros à rua - Aula do BurroAEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino
16h00
“FÉ NOS BURROS” –Projecção de documentário
De forma a comemorar a Mostra Fotográfica sobre o projecto "FÉ NOS BURROS" patente no Pavilhão XL, desde o dia 10 de Maio, será projectado o documentário que acompanha o trabalho fotográfico, que será seguido da mesa redonda com os responsáveis do projecto, João Pedro Marnoto (fotógrafo e realizador - MediaUtopia), Miguel Nóvoa (médico veterinário, AEPGA) e Ana Duque (Câmara Municipal de Alfândega de Fé) Local: Pavilhão XL na Lx Factory

Nota: O programa está sujeito a alterações.


Informações

Todas as actividades deste evento são de ENTRADA LIVRE!

“FÉ NOS BURROS” - Exposição de Fotografia
João Pedro Marnoto em colaboração com AEPGA
De 10 a 31 de Maio de 2013
 2º a 5º & Domingo - 11:00 – 20:00
6º & Sábado – 11:00 – 22:00
Local: Pavilhão XL na Lx Factory
A mostra fotográfica sobre o projecto «Fé nos Burros», conta com 20 fotografias de grande formatoque retratam a ligação entre o homem e o animal, e estará patente no Pavilhão XL na LX Factory, em Alcântara, até 31 de Maio. 


BOÇ QUE DIÇ
CONCERTO DE MÚSICA TRADICIONAL MIRANDESA

Lérias Associação Cultural
BOÇ QUE DIÇ é um grupo de música de raiz tradicional das Terras de Miranda constituído por elementos da Lérias – Associação Cultural. Este recente projecto utiliza instrumentos musicais mirandeses tais como a gaita de fole, a fraita, a sanfona e as percussões para recriar temas da tradição musical do planalto Mirandês. Através da música serão apresentados alguns dos costumes e tradições que acontecem ao longo do ano em Terras de Miranda; alvorada, romances, modas de trabalho, cantos de natal e reis, sem nunca esquecer o baile, para o qual estão todos convidados a participar!

Músicos:  António André, António Ferreira, Pedro Almeida, Ricardo Santos e Suzana Ruano.

AULA DO BURRO
AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino

A Aula do Burro pretende proporcionar a aproximação e o conhecimento da raça asinina de Miranda (atualmente, ameaçada de extinção), através da realização de atividades didáticas e lúdicas. O principal objetivo destas atividades não é mais do que facultar o conhecimento da raça asinina de Miranda – Burro de Miranda, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos e promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.
Cada sessão terá a duração de cerca de 15 minutos e será destinada a 8 participantes. Serão entregues senhas de participação por ordem de chegada, e de meia em meia hora, será feita uma pausa, para que os animais descansem.

Website: www.aepga.pt


PROJECTO “FÉ NOS BURROS”

Um projecto de fotografia e vídeo de João Pedro Marnoto em colaboração com a A.E.P.G.A. e com o apoio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

A iniciativa “Fé nos Burros” pretende enaltecer a importância da relação Homem-Animal, com especial relevância para as burras, burros, mulas e machos no concelho de Alfândega da Fé.  Através da presença destes animais, iremos descobrir facetas do quotidiano dos seus donos, desde a sua cultura material, saberes e fazeres de tradição oral, modos de pensar, até aos seus sentimentos e emoções. Deste modo, enquanto se perpetuar esta cumplicidade entre o Homem e o Burro haverá sempre esperança na sobrevivência da espécie que desde sempre fez parte da nossa história e memória colectiva.

E que queremos continuar a celebrar e preservar.

 

Organização
 AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino www.aepga.pt

 

Apoio/Parceria
Câmara Municipal de Alfândega da Fé http://www.cm-alfandegadafe.pt/
Livraria “Ler Devagar” www.lerdevagar.com
Lx Factory www.lxfactory.com
Lérias Associação Cultural https://www.facebook.com/associacao.lerias?fref=ts
Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, FCSH-UNL www.ielt.org

- A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria: http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/

DESIGN:
****************************************************************************

APANHA DE FARDOS

Voluntariado para o Centro de Valorização do Burro de Miranda, Atenor
Dias 1 e 2 de Junho de 2013
  

Enquanto associação sem fins lucrativos, a AEPGA depende em grande parte do apoio de sócios, padrinhos e amigos para o seu funcionamento. A actualização de quotas e a oferta de donativos são ajudas preciosas, mas não há como o VOLUNTARIADO para que quem colabora connosco sinta a importância do seu contributo. Metendo as mãos ao trabalho, os voluntários têm a oportunidade de conhecer por dentro o funcionamento deste projecto, de participar activamente na sua construção e de contactar directamente com os nossos burros – e receber o agradecimento deles compensa, só por si, todo o trabalho árduo!
Com a aproximação do Verão, os campos que pintaram a paisagem de verde durante grande parte do ano amarelecem, indicando que o cereal está pronto a colher. Antigamente, os dias de ceifa e da trilha eram os mais duros do calendário agrícola, mas com a ajuda das máquinas, muito mudou. Há uma tarefa, no entanto, que se mantém difícil e necessária: a apanha dos fardos de palha – dos campos para o tractor – e o seu armazenamento nos palheiros.
Vem ajudar-nos, nos dias 1 e 2 de Junho, a recolher a palha que vai alimentar a burricada do Centro de Valorização do Burro de Miranda durante o resto do ano e aproveita a oportunidade para experienciar um trabalho intenso mas divertido que é geralmente reservado aos bastidores da actividade agrícola. Vamos madrugar, suar, merendar e descansar ao mesmo ritmo, quais ceifeiros a trabalhar de sol a sol!


PROGRAMA

Sábado e Domingo, respectivamente dias 1 e 2 de Junho
Local: Aldeia de Atenor, concelho de Miranda do Douro
5h00 – Encontro dos participantes na sede da AEPGA, aldeia de Atenor
5h15 – Saída de Atenor e início da apanha de fardos 
8h30 – Pausa para merendar
9h00 – Retoma da apanha de fardos

11h00-16h00 – Pausa para almoço e sesta

16h00 – Retoma da apanha de fardos
18h00 – Pausa para merendar
18h30 – Retoma da apanha de fardos
20h00 – Fim dos trabalhos do dia




*************************************************************************************

ECOBIKETOUR

De 15 a 16 de Junho de 2013: “Ecobiketour: Pelas Terras do Burro de Miranda”, 
aldeia de Caçarelhos e Atenor




Pedale por entre montes e vales, descobrindo trilhos inexplorados e acolhedoras aldeias que lhe conduzirão ao encontro do Burro de Miranda. Esta é uma atividade que a BIOPEDAL em conjunto com AEPGA lhe propõe de modo a usufruir mais de perto da natureza de uma forma ecológica. Nesta atividade levaremos os participantes ao início do percurso, onde estes depois poderão apreciar belas paisagens de uma forma diferente e estimulante durante um percurso com duração média de 4 horas.

Equipe-se com barras energéticas, luvas, óculos escuros e, possivelmente, um impermeável ou protetor solar. Os ingredientes certos para um passeio de BTT inesquecível sem nunca faltar uma dose considerável de energia e boa disposição.

Observações: Guia incluído, Seguro de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil.
Para mais informação, por favor, contacte-nos: 96 6151131


PROGRAMA
Sábado, dia 15 de Junho de 2013
Da aldeia de Caçarelhos à aldeia de Atenor
11h00 - Abertura do secretariado. Receção aos participantes na aldeia de Caçarelhos
12h00 - Almoço Volante: Frango no pote com esparguete
13h00 - Saída dos participantes:

            Opção 1
            Rota 1 (30Km)
            Rota 2 (70km)
            * Possibilidade de aluguer de bicicleta. Necessária prévia marcação.

            Opção 2
            Realização de um passeio de burro para as famílias e acompanhantes que não queiram participar no passeio de BTT
            14h30-16h30: No Centro de Valorização do Burro de Miranda, na Aldeia de Atenor (Preço: 5€/pessoa)

16h00/17h00 - Chegada dos participantes à aldeia de Atenor . Visita ao Centro de Valorização do Burro de Miranda.
17h00 - Merenda Campestre (Pão, presunto, alheira, azeitonas…).Transporte dos participantes e bicicletas da rota 1 até à aldeia de Caçarelhos
20h00 - Chegada dos participantes da rota 2 à aldeia de Caçarelhos. Organização dos banhos
21h00 - Jantar: Posta à Mirandesa com batata assada
21h30: Projecção de Filme. Animação com música tradicional


********************************************************************************
Domingo, 16 de Junho de 2013
Aldeia de Caçarelhos

10h00 - Encontro dos participantes na aldeia de Caçarelhos
10h30 - Passeio de Burro até aos Moinhos de Água da aldeia de Caçarelhos
12h00 - Piquenique no lameiro com produtos regionais (Pão, Queijo, Fumeiro Regional, entre outros)
15h00 - Regresso do Passeio de Burro. Fotografia de Grupo.
16h00 - Visita a Miranda do Douro
17h30 - Regresso a casa dos participantes

Nota: Poderá optar por: às 9h30, participar no Passeio em BTT livre com carta militar e GPS 

_____________________________________________________________________


PRÓXIMAS ACTIVIDADES



JUNHO

De 1 a 2 de Junho: Voluntariado “APANHA DOS FARDOS” paraCentro de Valorização do Burro de Miranda, concelho de Miranda do Douro
De 7 a 9 de Junho: Participação na “RONDA DAS ADEGAS”, aldeia de Atenor, concelho de Miranda do Douro
De 15 a 16 de Junho: Pelas Terras do Burro de Miranda “ECOBIKE TOUR”, da aldeia de Caçarelhos à aldeia de Atenor, concelhos de Vimioso e Miranda do Douro


JULHO

De 5 a 7 de Julho: Colaboração no ENCONTRO DE ARQUICTECTURA TRADICIONAL E SUSTENTABILIDADE, organizado pela associação PALOMBAR(
http://www.palombar.pt/, aldeia de Uva, concelho de Vimioso.

De 24 a 28 de Julho: FESTIVAL ITINERANTE DA CULTURA TRADICIONAL “L BURRO I L GUEITEIRO”, aldeias do concelho de Vimioso e Miranda do Douro

AGOSTO
De 8 a 9 de Agosto: Voluntariado “APANHA DOS FARDOS” paraCentro de Valorização do Burro de Miranda, concelho de Miranda do Douro


SETEMBRO
Dia 6 de Setembro: FEIRA E MOSTRA DE ASININOS DE MIRANDA “FEIRA DO NASO”, aldeia da Póvoa, concelho de Miranda do Douro
De 7 a 8 de Setembro: FEIRA DE BURROS “FEIRA DO AZINHOSO”, organizada pela  Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) e Associação para a Investigação e Valorização Etnográfica e Cultural de Azinhoso (AIVECA), aldeia de Azinhoso, concelho de Mogadouro

De 20 a 22 de Setembro: FESTIVAL DE ECOLOGIA, ARTES E TRADIÇÕES POPULARES ”SONS & RURALIDADES”, aldeias de São Joanico e Serapicos, concelho de Vimioso 


OUTUBRO
De 19 a 20 de Outubro: Workshop “INTRODUÇÃO À MEDICINA VETERINÁRIA DE ASININOS”, Centro de Valorização do Burro de Miranda, aldeia de Atenor, concelho de Miranda do Douro


NOVEMBRO

De 9 a 10 de Novembro: Magusto Musical “L BRANO DE SAN MARTINO”, aldeia de Angueira (concelho de Vimioso) e aldeia de Paradela (Miranda do Douro)
De 16 a 17 de Novembro: V Edição do Curso “EDUCAÇÃO E MANEIO DE ASININOS PARA AS PRÁTICAS DE ASINOTERAPIA E ASINOMEDIAÇÃO E OUTRAS ACTIVIDADES LÚDICAS E PEDAGÓGICAS”,Parque Biológico de Gaia
De 23 a 24 de Novembro: CURSO PRÁTICO DE CASTRAÇÃO DE EQUÍDEOS, aldeia de Atenor, Concelho de Miranda do Douro

_____________________________________________________________________________


SE PRETENDER SER SÓCIO DA AEPGA, consulte: http://www.aepga.pt/portal/PT/113/default.aspx
PARA ACTUALIZAÇÃO DE QUOTA DE SÓCIO OU PEDIDO DE INFORMAÇÕES, CONTACTAR: burranco@gmail.com

SE PRETENDER 
APADRINHAR UM BURRO DE MIRANDA OU OFERECER UM PRESENTE DIFERENTE, consulte: http://aepga.pt/apadrinhamentos/
VISITE A LOJA AEPGAhttp://loja.aepga.pt/








AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino
Deixar de receber esta newsletter