terça-feira, 7 de maio de 2013

ESTÁGIO DA PÁSCOA EM LISBOA - 2013

O estágio da Páscoa, que antigamente costumava ser no dojo do Ludance em Carcavelos (hoje fechado definitivamente), realizou-se no honbu dojo em Lisboa, uma semana antes do costume pois o nosso Soke realizou um estágio em Tucuman, Argentina, com a presença obrigatória do nosso mestre Tristão.

Este estágio teve inicio no dia 23 de Março e terminou no dia 24. A primeira aula foi uma aula de etiqueta dentro e fora do dojo, onde foram abordados temas como: Entrada no dojo, Saudação correcta, O significado da limpeza, Na rua, Durante as festas, À mesa, Preparação do dojo para ocasiões especiais, Receber convidados e curiosos, etc.
Kumitachi

Em termos de prática concreta, praticamos kumitachi 1~5, com as respectivas variações - henka - de ken (tachidori) e de taijustu. Também praticamos os kumijo, o 13 no jo e por último houve um excelente treino de sannindori.

Os alunos que participaram ainda tiveram a oportunidade de praticar um pouco de shodo.

O estágio teve a participação de 4 dojos: Honbu dojo, Saito Aikidojo (Santo André - do mestre Miguel Serra), Torres Vedras e Kami Aikidojo (Lisboa, dos mestres Cotovio).
Os treinos foram em geral programados para um nível avançado, mas todos conseguiram participar e treinar bem nestes treinos.
Bem haja a todos os que participaram!!
Mestre Monica aplicando técnicas com sannindori,
com Carolina, Inês e Nuno

Jorge Feio, presidente da APASD, aplica sannindori kokyu nage

Experiência de shodo

Atrás do lado esquerdo, o professor Nuno Cotovio treina com o Tesoureiro da APASD,
Nuno Rufino. Em primeiro plano o Dr. Jorge Feio, presidente da APASD