quarta-feira, 8 de maio de 2013

SEMPAI DE PORTUGAL AIKISHURENDOJO FALECEU HOJE PELAS 00:50H

A Aité em Évora
A Aité, não propriamente a mascote, mas a amiga de centenas de praticantes de Portugal Aikishurendojo e de centenas de praticantes de todo o mundo, faleceu hoje durante o sono, pelas 00:50 da manhã.
A Aité veio da casa de um antigo praticante, o Luís B.Pires e desde que chegou, começou logo a seguir os treinos de aikido por Portugal inteiro. No ano 2000 viajou com para Iwama acompanhando o mestre Tristão, onde fica por mais de um ano como uchideshi no dojo de O'Sensei. No início a Aité dormia no apartamento de Hitohira Sensei (onde hoje é a garagem), pois Morihiro Sensei não queria mais cães no dojo (já havia a famosa Chili). Contudo, podia ficar o dia inteiro no dojo de O'Sensei, mas tinha de voltar para cerca cerca do Tanrenkan ao cair da noite. Foi por isso, também uchideshi de Hitohiro Sensei. Um dia Sensei descobriu que a Aité corria com os gatos para fora das suas hortas...e a Aité passou a ter a "obrigação" de dormir no dojo de O'Sensei. Tinha a sua casa aquecida durante o inverno (chega a nevar e a temperatura desce abaixo de zero com regularidade) e uma cama de verão que Morihiro Sensei lhe fez para ficar de vigia aos gatos.
Aité e Tristão em Iwama, no dojo de O'Sensei

Aité com alguns amigos uchideshi, em Iwama: Italia, Australia,
França, Japão, Inglaterra

Aité brincando com uma pinha no dojo de O'Sensei, perto do shokudou.

Em Iwama todos conheciam a Aité que acompanhava sempre o mestre a fazer compras, ir ao correio, etc. e surpreendia todos por ficar parada em frente à loja sem se mexer! Corria ao lado das bicicletas e por isso estava com uma musculatura linda. Quando o mestre se ausentava do dojo em trabalho ou para acompanhar Morihiro Soke ou Hitohira Sensei como otomo, os uchideshi ficavam com grado com a Aité que alinhava em todos os jogos, desde baseball, futebol, etc., nos jardins da quinta de O'Sensei.
Acompanhou trabalhos no dojo de O'Sensei, no templo Aikijinja, no Tanrenkan...acompanhou festas, almoços e jantares com Morihiro Sensei, sem conta.
A Aité em Porto Côvo
Em Portugal viajou por todo o lado sempre acompanhando o mestre.
Como educada que era, ficava o treino inteiro muito quieta, só saindo da sua cama depois da aula e da limpeza acabarem.
A Aité ainda deixou descendência que foi espalhada por Portugal: Lisboa, Torres Vedras, Almada, Açores, etc.
Ficou triste mas com boa saúde, a sua filhota, a louca Biri, que nos dará mais uns anos de alegria.

A Aité foi muito bem cuidada por grandes amigos quando o mestre esteve fora: a preferida família Chaves, onde aliás vivia uma lindísssima filhota, a Amai (já falecida), a dedicada família Cardoso (onde ainda vive o seu filho Ashi), a família que acompanhou até ao fim, os Bicho, o Nelson Trindade, o Shivam Ricardo Silva, etc.

Aité em Troia

No final da vida da Aité muitos alunos ajudaram a cuida-la: Jorge Feio, Monica Sousa, família Bicho, Luís Filipe, irmãos Cotovio, Nuno Rufino, entre outros. Era preciso vira-la na cama varias vezes por dia, dar-lhe soro, água, comida, etc. tudo à mão pois a Aité havia cegado completamente, e eles fizeram tudo isto. O Jorge, inclusive, até ficou a dormir no dojo para poder acompanha-la.

Se pudesse, a Aité iría agradecer e muito, como só um cão pode fazer!

A Aité e a Biri no antigo honbu dojo,,,