quarta-feira, 22 de outubro de 2014

XX Concurso culinaria APASD - 2014

Foi bom ter tanta gente a participar neste concurso de culinária que, devido ao seu tema tão especial - comida ou pratos alcalinos - previa-se difícil.
De facto, todos os participantes tiveram de pesquisar muito para poder produzir os pratos que deveriam ser considerados alcalinos e ao mesmo tempo preencher os requisitos do concurso: Apresentação, saber e originalidade.

Estava tudo pronto na hora programada. Quer dizer, estava a mesa pronta e alguns pratos cozinhados. Mas houve muita gente que chegou um pouco atrasada.

De qualquer forma, como havia tanta coisa para provar e experimentar, fomos começando pela "Saúde" e depois pelo provar de cada iguaria.

Foi deveras muito interessante ver o que todos os concorrentes apresentaram. Até houve um porco (carne ácida) "Alcalino". E o cozinheiro o António Dente - lá tentou provar que o prato dele preenchia todos os requisitos para uma dieta alcalina.

Contudo, quem ganhou foi a Carolina Manuel pois não só apresentou vários pratos alcalinos como também tinha uma tabela descrevendo a alcalinidade dos ingredientes escolhidos. O Empadão de Pato, contudo foi o preferido de todos. Muitos parabéns Carolina.

O segundo lugar foi o prato do Luis Marques, com muitos ingredientes alcalinos.

Em terceiro ficaram vários pratos:   Pudim de manga com côco da Monica Nunes, Porco Alcalino do António Dente, Blini de Maçã do Miguel de Pina, a Legumada de Vegetais com Cuscuz da Laura e a Albi Salada do Jorge Folgado de Castelo Branco.
Os legumes à Ti'Maria estavam também muito deliciosos. O Francisco foi o cozinheiro deste prato.

Estamos agradecidos à Laura pelo trabalho que teve em ajudar a preparação do concurso. Foi uma ajuda preciosa.

Houve 18 pratos apresentados!! e todos saborosos e devidamente alcalinos. Uma pena que a apresentação não tenha sido das melhores.

O Miguel apresentou, contudo, um prato chamado Blini de Maçã, duma forma interessante e engraçada.

Parabéns a todos os participantes.

  • Primeiro prémio: Carolina Manuel
  • Segundo prémio: Luis Marques
  • Terceiros prémios: Monica Nunes, Antonio Dente, Miguel Pina e Jorge Folgado 
  • Premio de honra: Laura Peniche


Proximo tema [2015]: Comida do Polo Norte (ou terra do Pai Natal).


Ora vejam alguns dos pratos com os vossos próprios olhos:
A apresentação do Blini do Miguel.














Primeiro premio foi o da Carolina Manuel, de Torres Vedras

A Laura a ajudar com o concurso.




Segundo premio: Luis Marques.

Os terceiros premios e prémio de honra. 

No final da festa que também foi uma festa para honrar várias pessoas: o aniversario da Carolina Manuel, a despedida do Pedro Josias da Cunha que volta para a Republica Dominicana, do Marko Tomatis que finalmente transformou-se em soto-deshi, e a festa para acolhimento da Carolina Cabrera que está entre nós, vinda da Venezuela. Bien venida, Carolina!
Carolina Cabrera, da Venezuela

Houve também sayonara nikyos para os devidos e dois assistentes foram devidamente convencidos a experimentar este petisco do nosso estilo de Iwama. 



 
O nikyo experimental da Filipa.

O nikyo sayonara do Pedro Josias......é abstémio por isso só bebeu sumo.....
O Martim, sobrinho do Plantier, experimentou o nikyo pela primeira vez.
Vê-se, pela cara....!

O nikyo da Carolina...Muitos parabéns.