quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Atemi 1 (te waza): Yokomen uchi irimi nage

 Uke e tori encontram-se frente a frente em ai hanmi. Uke encontra-se em hidari hanmi e tori também em hidari hanmi.


- Uke dá um passo para a frente com o seu pé direito, e ataca o lado esquerdo da cabeça de tori, com o seu tegatana direito.

- Tori, mal o uke se mexa, desloca-se rapidamente para a frente e para a esquerda com tsugi ashi e bloqueia o ataque do uke com o seu braço esquerdo, enquanto ataca o lado direito da cabeça ou pescoço do uke, com a sua mão direita.

- Num instante, tori deixa passar a força de ataque do uke e continua a deslocar-se para a frente, pelo lado direito do uke (o professor deverá ensinar o cruzamento de braços e mãos utilizado neste ponto).

- Tori, ao passar pelo lado do uke, aplica o segundo atemi desta vez com a sua mão esquerda fechada, tipo uraken, às costelas direitas de uke, fazendo com que este se dobre com a dor.

- Tori desloca-se ainda mais um pouco bem para trás do uke, agarra o seu colarinho com a mão esquerda e desequilibra-o contra o seu peito, ao mesmo tempo que aplica um atemi à cara (aos olhos, ao nariz ou à face), seja com teisho, kumade ou hiraken.

- Tori completa a projeção seguindo os movimentos de irimi nage ensinados anteriormente.

- Tori mantém o zanshin depois da projeção.

Repetir para o outro lado.







Dicas
O bloqueio do ataque do uke é mais bem uma neutralização do mesmo. O ataque tem de ser neutralizado antes de ganhar poder. Por isso tori tem de agir rapidamente.

Tori nunca se deve esquecer de atacar, claramente, com atemi do seu tegatana direito.

Durante o treino, os uke muitas vezes comentem o erro de começar a proteger-se do futuro atemi do tori, mesmo antes de começar a atacar: isto é ridiculo.

Depois do tori bloquear o ataque o uke, durante o exame, o uke, que se protegeu do atemi do tori com a sua mão esquerda, deve deixar o tori colocar o seu tegatana direito no seu pescoço, de forma a que este possa mostrar ao examinador que sabe aonde é que o atemi é dirigido.

Não esquecer os princípios de Irimi nage.

Não esquecer de fazer kiai.








Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: Gil Vargas, 3º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires

Não praticar sem a presença de um professor.
Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.