aqui
《Botafogo:
O Galeão Português que foi o mais poderoso navio do mundo na sua época
Tempos houve em que Portugal dominava os mares com os seus navios. Um dos mais famosos ficou conhecido pelo nome de “Botafogo”.
Um galeão é um navio que se distingue dos restantes navios do mesmo tipo pelo facto de possuir quatro mastros, de alto bordo, armado em guerra, frequentemente utilizado no transporte de cargas que possuíam alto valor na navegação oceânica entre os séculos XVI e XVIII.
O famoso galeão chamava-se "São João Baptista" , mas era mais conhecido pela sua alcunha de “Botafogo” foi na sua época o mais poderoso navio de guerra de todo o mundo.
Construído em 1534, tinha um deslocamento de cerca de 1000 toneladas e estava armado com 366 canhões com bocas de fogo de bronze, tendo por isso um tremendo poder de fogo.
Por esta razão tornou-se conhecido por “Botafogo” uma vez que quando os seus canhões disparavam a destruição total entre o inimigo era garantida.
Este navio foi usado em inúmeras batalhas, tendo ficado famoso durante a conquista de Tunes. Quando Carlos V se lançou na conquista de Tunes, solicitou apoio naval a Portugal, e pediu especificamente o navio “Botafogo”.
Nessa batalha, o “Botafogo” era comandado pelo Infante D. Luís, irmão do Rei D. João III de Portugal e cunhado do Imperador Carlos V.
O navio “Botafogo” liderou o ataque a Tunes e foi com o seu forte esporão que se conseguiu quebrar as correntes do porto de La Goleta, que defendiam a entrada, permitindo assim que à armada cristã finalmente conseguisse conquistar a cidade de Tunes.
Um dos membros da tripulação deste galeão, chamava-se João Pereira de Sousa, e era um nobre da cidade de Elvas, tornou-se muito famoso porque era o principal responsável pela artilharia deste navio, e por causa disso ele ganhou a alcunha de o “Botafogo”, mais tarde esta alcunha foi incluída no seu apelido, passando assim o novo nome também aos seus descendentes.
Mais tarde, quando João Pereira de Sousa se estabeleceu no Brasil, recebeu da Coroa Portuguesa terras junto da baía de Guanabara, e estas terras passaram por causa disso a serem conhecidas como terras do “Botafogo”.
Nesse local nasceu um bairro com o apoio de João Pereira de Sousa "O Botafogo"
A chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, mudou totalmente a cidade e a vida de “Botafogo”.
De um pequeno bairro rural, transformou-se no local preferido dos nobres que procuravam este bairro para nele construirem as suas residências.
É por esta razão que existe até hoje um famoso bairro nobre na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro com o nome de “Botafogo” e também é inspirado daqui o nome do clube de futebol brasileiro "o Botafogo".》